TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de materiais lúdicos como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem

Por:   •  30/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.487 Palavras (18 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADES PROMINAS

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA - ISEIB

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

O uso de materiais lúdicos como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem

BRENDON LÁZARO LIMA ALMEIDA

WENDERSON EMANUEL PEREIRA

DIULY JESSIE MATIAS RUAS

MONTES CLAROS – MG

2018

FACULDADES PROMINAS

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA - ISEIB

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

O uso de materiais lúdicos como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem

Proposta de Pesquisa apresentado ao curso de Pedagogia das Faculdades Prominas, como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia Científica.

            Professora. Msc: Cleomilda Ribeiro

MONTES CLAROS – MG

2018

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO........................................................................................................

04

2.0 – As metodologias utilizadas no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais....................... ....................................................................

06

2.1 –O uso do lúdico no processo de ensino aprendizagem.....................................

07

2.2 – Motivação e Aprendizagem um desafio do professor........................................

10

3.0 – CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO.......................................................................

12

4.0 – RESULTADOS E DISCURSSÃO...........................................................................

13

5.0 CONCLUSÃO.........................................................................................................

15

6.0.  REFERÊNCIAS.................................................................................................

16


RESUMO

O uso de materiais pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas é uma maneira encontrada pelos professores para que o ensino se torne didático no cotidiano dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo estudar a importância dos materiais didáticos e da pesquisa na formação docente aliado a pesquisa que vem a ser uma condição fundamental na evolução do homem não sendo diferente a educação. E também como objetivo apresentar as contribuições do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a relevância da ludicidade como uma ferramenta de ensino, visando à construção de uma prática pedagógica que inclua a dinâmica como uma alternativa de aprendizagem. Abordando a visão de alguns teóricos destacados em estudos concedentes ao lúdico, retrataremos que a dinâmica é relevante para todo o desenvolvimento global das crianças. Despertaremos neste trabalho para o fato de que o lúdico também envolve aprendizagens, demonstrando o uso da dinâmica como um instrumento estimulador da mesma. Através da brincadeira, a criança utiliza sua imaginação em ação onde se estabelece um mundo imaginário, utilizando várias fantasias, sendo relevante para compreender e favorecer o desempenho e interesses dos mesmos, contribuindo na sua aprendizagem. A escolha destes recursos é uma etapa de grande relevância no processo ensino-aprendizagem, uma vez que recursos adequados podem representar instrumentos facilitadores capazes de estimular e enriquecer a vivência diária não só dos educadores, mas também dos educandos. Sendo assim, conclui-se em que a utilização de materiais pedagógicos é um instrumento eficaz em todo o ensino que facilita a aprendizagem por despertar o interesse do educando e motivá-lo a aprender de forma mais prazerosa. Os resultados obtidos sugerem que os jogos educacionais atuam como ferramentas eficientes nos processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Materiais pedagógicos, Professores, Brincadeiras, Formação docente.

1.0 INTRODUÇÃO

Os jogos e brincadeiras podem servir de recursos pedagógicos que poderão contribuir para o processo de aprendizagem das crianças na escola, pois estes recursos neste contexto retém o interesse da criança possibilitando assim, o seu desenvolvimento global de habilidades necessárias para o processo educativo.

É através da brincadeira que a criança coloca sua imaginação em ação, e estabelece um contato com o imaginário, com a fantasia e o mundo externo ao entrar em contato com outros indivíduos, além de ser algo muito estimulante, pois através da brincadeira a criança é capaz mesmo de modo simbólico expressar seus sentimentos, fantasias, medos e sua agressividade.

Hoje o Brasil se encontra com uma série de problemas na educação brasileira, segundo dados da ultima prova Brasil realizada pelo índice de desenvolvimento da educação básica (INEP), Mais de 65% dos alunos brasileiros no 5º ano da escola pública não sabem reconhecer um quadrado, um triângulo ou um círculo. Cerca de 60% não conseguem localizar informações explícitas numa história de conto de fadas ou em reportagens. Entre os maiores, no 9º ano, cerca de 90% não aprenderam a converter uma medida dada em metros para centímetros, e 88% não conseguem apontar a ideia principal de uma crônica ou de um poema.

Dessa forma, é notável tantos problemas no nosso sistema educacional, com métodos de ensino que mostram que não estamos tendo os resultados esperados, e que quase não geram interesse e motivação no aluno. Dessa forma, torna-se necessário compreender como uso de materiais lúdicos pode contribuir como recurso pedagógicos que favoreça o processo de ensino aprendizagem.

Toda criança gosta de brincar e mesmo que a abordagem aqui não seja o brincar por brincar é de enorme ganho a utilização da brincadeira como um meio de atrair a atenção e o interesse do aluno a fim de tornar o ato de aprender estimulante e incentivador dentro do processo de ensino aprendizagem e assim criando o interesse do aluno em aprender, tirando de muitas crianças o conceito de que ir para escola é algo chato e mostrando a muitos professores que sim, é possível aprender brincando e se divertindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com