TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  6/2/2017  •  Artigo  •  5.381 Palavras (22 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 22

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Josenildo Andrade dos Santos*

RESUMO

Este trabalho objetivou-se a investigar sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino superior, no atual contexto educacional, e verificar se a formação do professor do terceiro grau o qualifica para atuar com essas novas tecnologias que são parte inseparável da sociedade contemporânea e que igualmente estão disponíveis nas universidades e faculdades. Também se buscou identificar se esse profissional do ensino superior conhece e sabe utilizá-las com eficiência para potencializar as suas atividades docentes. E Identificar ainda os motivos que levam esses educadores a deixarem de utilizar essas tecnologias na sua praxi diária. O trabalho constitui-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica apoiada por um estudo de caso que utiliza metodologia qualitativa na coleta e leitura dos dados. Aplicou-se questionários com cinco pós-graduando voluntários e como resultado aponta-se tornou-se indispensável o uso das tecnologias da informação e comunicação nas instituições de ensino superior. Quando a capacitação do professor para a utilização das mesmas ficou demonstrado que essa está longe de ser a ideal.

Palavras-chave: Tecnologias. Informação. Comunicação. Educacional. Professor. Formação

  1. INTRODUÇÃO

Desde sua origem social, o homem vive uma busca incessante por uma forma de viver mais confortável e também de se comunicar de maneira mais rápida e eficiente, utilizando-se para isso inicialmente, de recursos disponíveis na natureza de forma que esses viessem a lhe servir de instrumentos para auxiliá-lo nesse processo. Em um segundo momento diante dessas e de outras limitações apresentadas por essas ferramentas manipuladas a partir de elementos naturais, ele passa a criar métodos e mecanismos para superar essas limitações proporcionando assim o desenvolvimento de tecnologias que proporcionem uma aceleração na transmissão e recepção de informações, o que acaba por gerar uma necessidade cada vez maior da aquisição de conhecimento, vindo essas a serem denominadas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), as quais conduzem à significativas mudanças na sociedade, e como não poderia deixar de ser, provocando também alterações no processo educacional o que nos leva a uma análise sobre o uso dessas TICs como ferramentas potencializadoras e de dinamização na pratica de ensino/aprendizagem de professores do ensino superior, já que esse é o espaço de preparação dos indivíduos para essa sociedade mutante. Sendo este trabalho discutido em dois capítulos, onde o primeiro trata a respeito das tecnologias e os professores do ensino superior, fazendo uma análise acerca da sua evolução no contexto educacional o uso destas pelos docentes do ensino superior, além de apresentar algumas dificuldades, enquanto o segundo capítulo traz uma abordagem acerca das TICs e o processo ensino-aprendizagem na educação superior, apresentando a contribuição das tecnologias no desenvolvimento da atividade docente no processo de ensino – aprendizagem, bem como um olhar tecnológico na perspectiva deste processo como um novo paradigma que se impõe.

Discussões essas que não poderiam deixar de apresentar algumas inquietações que se revelaram enquanto cursávamos nesta pós-graduação, o componente curricular: o uso das tecnologias na educação e toda a turma tentava entender como um professor de tal disciplina se “embaraçava” tanto ao tentar manusear um notebook juntamente com uma caixa de som amplificada. Essa inquietação da turma motivou a realização deste trabalho e suscitou a busca de resposta aos seguintes questionamentos: 1. Os professores do ensino superior sabem de fato o que são as Tecnologias de Comunicação e informação? 2. Os Educadores das universidades/ faculdades que deixam de usar as TICs disponíveis nessas instituições não o faz por que não sabem utilizá-las ou por entenderem que essas ferramentas não contribuem na dinamicidade do seu trabalho e na melhoria do processo de ensino/aprendizagem? 3. Como os professores podem utilizar as TICs em sala de aula? E levantar uma hipótese de que as graduações e especializações não estão capacitando os professores para atuar explorando as possibilidades que apresentam as atuais tecnologias.[pic 1]

Como norte para esse trabalho fora realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, bem como uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, que deveria ter sido realizada com os graduandos do curso de Didática e Metodologia do Ensino Superior da Faculdade São Luis de França, núcleo Alagoinhas, professores e graduandos de faculdades diversas da cidade de Alagoinhas, o que não foi possível em virtude deste trabalho coincidir com o período de recesso dessas instituições, contudo foi possível obter as respostas ao questionário de pesquisa de cinco dos quinze pós-graduandos da Faculdade São Luis, para os quais este fora encaminhado via e-mail.

Busca-se com este trabalho desenvolver nos atuais e futuros professores de IES uma reflexão acerca das possibilidades e da importância da utilização das TICs, na prática docente no atual contexto sócio-educacional, por entendermos que a educação, deve estar alinhada às nossas vivências para que o processo evolutivo da sociedade seja contínuo. É perceptível que as novas tecnologias já estão inseridas no ambiente educacional, e acreditamos que todo esse processo é de extrema importância porque possibilita as inovações da prática pedagógica e da cultura escolar. Mesmo porque esse avanço tecnológico já se faz presente nas mais diversas áreas do saber, possibilitando assim, maior agilidade nas informações e otimização do tempo. Em virtude desses e de outros fatores, o educador não pode se furtar as novas tecnologias, principalmente as que estão disponíveis nas instituições de ensino, porque a educação deve acompanhar as mudanças e as demandas sociais.[pic 2]

2. O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

  1.  AS TECNOLOGIAS E OS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
  1.  AS TICs E SUA EVOLUÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Para que o processo de comunicação entre os seres humanos fosse facilitado, o homem sempre buscou formas de ampliá-lo entre si e principalmente com o mundo. Desde o período mais remoto nos utilizamos das ferramentas e/ou recursos “tecnológicos”. Já na pré-história surge a necessidade de se comunicar, por meio de sons, imagens, símbolos e sinais, seja sobre sentimentos, vivência ou qualquer outra coisa, como uma forma de expandir o leque de informações, desenvolvendo para isso algumas técnicas e/ ou métodos, que foram perceptíveis nas pinturas rupestres (desenhos feitos em cavernas ou pedras), as quais podem ser consideradas como os primeiros registros dessa necessidade, até uso da robótica nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com