TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO CONTINUADA: O USO DE PROCESSOS METODOLÓGICOS INOVADORES NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

FORMAÇÃO CONTINUADA: O USO DE PROCESSOS METODOLÓGICOS INOVADORES NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

ÍNDICE

A aprendizagem e o conhecimento na prática do trabalho docente.......................................03

Competência Emocional, Digital, Intercultural e Cidadã.........................................................03

Práxis dos Professores da Universidade................................................................................03

Ênfase no aprendizado de novas ações pedagógicas...........................................................04

A educação é permanente (Paulo Freire 1993)..................................................................... 04

A formação permanente e continuada....................................................................................05

Referências bibliográficas.......................................................................................................06


FORMAÇÃO CONTINUADA: O USO DE PROCESSOS METODOLÓGICOS INOVADORES NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

A aprendizagem e o conhecimento na prática do trabalho docente são de fundamental importância para a formação do professorado.

Portanto, a aprendizagem e o conhecimento, absorvidos durante o processo de formação docente não podem ficar engessados, nesta realidade contemporânea centrada por constantes modificações.

Dentro deste cenário, as instituições educacionais formadoras são afetadas pelo processo de globalização e obrigadas a formar professores com conhecimento e sabedoria consistente, com postura crítica, atitudes em relação com os problemas que as instituições educacionais apresentam e a própria sociedade.

Os objetivos da ação formativa para os professores é levá-los a desenvolver as competências docentes para o século XXI: Emocional, Digital, Intercultural, Cidadã.

A competência emocional: O professor deve ser capaz de estar no controle de suas emoções, estresse, regulando suas expectativas e sabendo lidar com a constante exigência da sociedade sobre o seu trabalho.

A competência digital: O professorado deve ter a capacidade de utilizar as tecnologias da informação e da comunicação a seu favor desenvolvendo estratégias de ensino para que seus alunos possam alcançar seus direitos de aprendizagens.

A competência intercultural: O professor irá utilizar a diversidade a favor da aprendizagem, promovendo a interação e a valorização das diferentes culturas (Olivencia,2016).

A competência cidadã: O professor será capaz de integrar diferentes grupos e sensibilizá-los para atuarem em favor do bem comum.

O professorado está em constante evolução buscando cada vez mais a sua identidade enquanto professor e o seu desenvolvimento profissional, neste sentido estes objetivos da ação formativa proposta a Universidade X, procuraremos levá-los a fomentar a necessidade de inovar, desenvolver, integrar essas competências ao seu trabalho.

Nossa proposta de ação formativa ao professorado da Universidade X é a de Projeto de Inovação, pois reúnem experiência, reflexões e pesquisas sobre as práticas educativas realizadas pelos próprios professores. Este trabalho nasce de uma reflexão conjunta sobre o currículo, a didática, os materiais, as políticas educativas e provoca indagação sistemática sobre estas questões.

Portanto, acreditamos que esta realidade de formação contínua do professorado é de fundamental importância para que os saberes e práticas sejam ressignificados, propiciando a evolução de novos conhecimentos, reformulando e refazendo a ação docente.

Os professores da Universidade X serão levados a repensarem suas práxis, pois a modalidade escolhida Projeto de Inovação potencializa o protagonismo do professorado na sua formação permanente e a melhora educativa através dos novos processos que emergem dos projetos e ainda os professores formadores serão mediadores do processo de construção das propostas de inovação e darão suporte para que os projetos estejam contextualizados com as demandas da universidade e que possam ser transferidos à realidade educativa.

Os professores formadores da Universidade X serão levados a refletirem que a formação permanente deve ser contínua e este é o primeiro passo para o desenvolvimento profissional.

Os conteúdos para a ação formadora da Universidade X foram traçados de acordo com a necessidade imediata da universidade, cito-os:

  • Reconhecimento do papel das tecnologias digitais;
  • Respeito à autonomia na organização curricular;
  • Compreensão do papel do professor formador ao utilizar as tecnologias digitais;

O processo de formação terá sua ênfase no aprendizado de novas ações pedagógicas como apoio da tecnologia, reconhecendo o papel das tecnologias digitais em todos segmentos da sociedade, suas implicações como no modo de pensar, se relacionar e agir e consequentemente a importância de sua inserção na comunidade universitária, sendo que este é um espaço formal de aprendizagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (225.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com