TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia Aplicada no ensino superior

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 8

Docência no Ensino Superior e EJA

Resumo: As tecnologias aplicadas no ensino superior.

                                                                                                 Aluna: Tatiane da Silva Souza Bentivegna

As novas tecnologias e a rejeição dos profissionais da educação.

A tecnologia sempre existiu, desde os primórdios, avançando de maneira rápida, sempre na busca de eficiência e solução de problemas de nosso dia a dia. Hoje, com as novas tecnologias nos mais diversos segmentos da sociedade, em especial, na área educacional, facilitando a lida do professor e também do aluno, entretanto, nos deparamos com a rejeição de alguns docentes que não aderem a tecnologia como ferramenta da prática pedagógica.

Essa negativa de não trazer a tecnologia para a sala de aula, deve-se ao fato de que muitos professores ainda não tem conhecimento sobre como utilizá-la, gerando insegurança e rejeição. O importante é ter ciência de como emprega-la e não tão somente usá-las.

Descrevendo sobre o termo tecnologia

Tecnologia é um conjunto que envolve técnica, processos, métodos, meio e instrumentos que visam a solução de problemas, de modo prático, seguro e rápido. Segundo Daniel, “Tecnologia é a aplicação do conhecimento cientifico, e de outras formas de conhecimento

organizado, a tarefa prática por organizações compostas de pessoal e maquinas”(DANIEL 2003:26 APUD ZANELA, 2007:1).

O termo “tecnologia” tem ligação com a Revolução Industrial, ocorria em meados do século VXIII, pois, foi com ela que houve o progresso das máquinas sobre a manufatura, acrescendo a produção, somando  o lucro de pessoal e consequentemente, a diminuição de preço de produtos.

As novas tecnologias são provenientes de outras já existentes, fazendo com que as outras sejam ultrapassadas, trazendo mais inovação e agilidade, com funções que as anteriores não tinham, reduzindo tempo, custo e aumento de ganhos.

A evolução da humanidade, desde a descoberta do fogo, da roda, etc., nos mostra de maneira clara a história das tecnologias. “A invenção da imprensa por Gutemberg em 1442 foi a primeira grande revolução tecnológica na história da cultura humana [...]”. (PAIVA, 2008. p.2).

Hoje, a presença da tecnologia em nossas vidas é de suma importância, pois, é através dela que nos socializamos, nos divertimos, cuidamos de nossa saúde, trabalhamos, etc., tornando nossa maneira de viver mais prática.

Tecnologia e educação

Quando se fala em tecnologia, logo pensamos nos eletrônicos que estão em nossa volta, mas ao falarmos em educação toda e qualquer forma de comunicação torna-se uma ferramenta que auxilia o docente no processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo o quadro negro e o giz, sendo um dos instrumentos mais antigos, utilizados dentro de sala de aula.

A internet é uma tecnologia a qual possibilita a vinculação do ser humano com o mundo, permitindo a interação global, trazendo informação, conhecimento e comunicação. O computador é uma das ferramentas utilizadas para tal conexão.

A tecnologia da informática evoluiu rapidamente e o computador e seus periféricos, além do correio e do telégrafo, passaram a integrar todas as tecnologias da escrita, de áudio e vídeo já inseridos na sociedade: máquina de escrever, imprensa, gravador de áudio e vídeo, projetor de slides, projetor de vídeo, rádio, televisão, telefone e fax. (PAIVA, 2008. p.9).

Com o avanço tecnológico, a internet veio para facilitar a comunicação do homem moderno de maneira instantânea, sem precisar estar num mesmo lugar.

Com o avanço tecnológico, também se avança a comunicação, pois, o homem moderno recebe muitas informações num pequeno prazo de tempo, sendo assim, tem se abrandado os códigos linguísticos, para que assim, possam acelerar ainda mais a comunicação. Devido a essa nova metodologia de comunicação, tem se dificultado o armazenamento de tanta informação, pois, nosso cérebro não suporta tanta rapidez.

Com o domínio da informática, o homem passou a dominar inúmeras novas tecnologias, sem desprezar as já existentes, reportando-nos, por exemplo, a tecnologia educacional, denominadas por Zanela de TIC. “Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), é o conjunto de tecnologias microeletrônicas, informáticas e de telecomunicações, que produzem, processam, armazenam e transmite dados em forma de imagens, vídeos textos ou áudios.” (ZANELA, 2007. p.25).

É necessário que haja um planejamento para que seu uso não se torne um grande problema, pois, poderá fornecer subsídios para que docentes sejam resistentes as novas tecnologias como facilitadoras no processo de ensino e aprendizagem. De acordo com Paiva, existem três estágios no referido processo, sendo eles: rejeição, adesão e normalização.

A rejeição faz parte do novo, quando aparece uma nova tecnologia, a primeira atitude que aparece em algumas pessoas é a desconfiança, em seguida, temos o processo de incorporar a ”nova tecnologia” nas práticas pedagógicas, em seguida, temos o estágio de normalização, que de acordo com Chambers e Bax (2006, p.465) como um estado em que tecnologia se integra de tal forma ás práticas pedagógicas que deixa de ser vista como cura milagrosa ou como algo a ser temido.(PAIVA, 2008. p.1).

Educar é um processo que ajuda o aluno na construção de sua identidade, buscando seu caminho profissional e social, sempre objetivando torna-los cidadãos de bem e profissionais realizados e produtivos.

Esse processo é constante, pois estamos aprendendo e reaprendendo, integrando os seres humanos com o tecnológico, trabalhando o ser em sua totalidade, na integração do individual, social e grupal.

A mudança qualitativa acontece quando agregamos todas as tecnologias: telemáticas, audiovisuais, textuais, orais, musicais, lúdicas e corporais.

Utilizamos as mais diversas tecnologias, sem explorarmos todas as possibilidades.

As novas mídias

Diante das mais diversas metodologias de comunicação, trabalhos e avaliações, o professor poderá buscar uma maneira mais adequada de juntar as mais diversas tecnologias e procedimentos metodológicos, não deixando de lado as formas de comunicação interpessoal/

grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.

Não há uma metodologia única, por isso, cabe ao docente buscar inovação, para que assim o processo de ensino aprendizagem obtenha êxito, fazendo com que o professor se sinta bem, comunique-se bem e que o aluno possa absorver tudo aquilo que foi trabalhado. Há diversos cursos online e presenciais, onde o docente poderá aperfeiçoar e aprender novas metodologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com