TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ultilização Das Novas Tecnologias Com O Uso Do Computador No Ensino Da Lingua Inglesa

Por:   •  23/8/2023  •  Artigo  •  4.173 Palavras (17 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 17

A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA LINGUA INGLESA

Kenny Rogers de Carvalho Cerqueira

Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu, com exceção à Engenharia de Segurança do Trabalho. Em cursos de Complementação Pedagógica e Segunda Licenciatura a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória).

RESUMO: As tecnologias atualmente configuram-se como as principais ferramentas para o processo de aprendizagem e, apesar dos desafios a prática docente é preciso ressignificar para transformar e melhorar a qualidade da educação no país. Este estudo tem com problema de pesquisa: De que forma as TICs podem contribuir como ferramenta metodológica para o processo de aprendizagem em língua inglesa? O objetivo geral deste estudo é analisar os benefícios da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no processo de aprendizagem em língua inglesa e como objetivos específicos traçar o percurso histórico de surgimento das TICs, refletir sobre a importância das TICs no ensino de língua inglesa e compreender os pressupostos teóricos do ensino de língua inglesa. A metodologia utilizada para este estudo tem por base a pesquisa bibliográfica fundamentada nas teorias de autores como: Santos (2010), Fonseca (2001), Brewler, Ellis e Girard (2004), Demo (2009). Conclui-se, a partir desse contexto, que a inserção das novas TICs no processo de aprendizagem em língua inglesa faz-nos perceber que tecnologias e educação devem andar juntas na construção de um ensino condizente com a realidade que, atualmente, é diretamente relacionada à utilização destas ferramentas no processo educacional, contribuindo para a formação de sujeito críticos, reflexivos e participativos.

 

Palavras-Chave: Aprendizagem. Língua Inglesa. Tecnologias.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

ABSTRACT: Technologies are currently configured as the main tools for the learning process and, despite the challenges, teaching practice needs to be re-signified to transform and improve the quality of education in the country. This study has a research problem: How can ICTs contribute as a methodological tool for the learning process in English? The general objective of this study is to analyze the benefits of using Information and Communication Technologies-ICTs in the learning process in English and as specific objectives to trace the historical path of the emergence of ICTs, reflect on the importance of ICTs in English language teaching and understand the theoretical assumptions of English language teaching. The methodology used for this study is based on bibliographic research based on the theories of authors such as: Santos (2010), Fonseca (2001), Brewler, Ellis and Girard (2004), Demo (2009). It is concluded, from this context, that the insertion of new ICTs in the learning process in English makes us realize that technologies and education must walk together in the construction of a teaching consistent with the reality that, currently, is directly related to the use of these tools in the educational process, contributing to the formation of critical, reflective and participative subjects.

Keywords: Learning. English language. Technologies.


1 INTRODUÇAO

 A rapidez com que a tecnologia vem se desenvolvendo leva-nos a pensar em questões, muitas vezes, ligadas à área profissional daqueles que procuram, nessas tecnologias, as soluções dos seus problemas, antigos e recentes.

Nessa linha de raciocínio, o educador reflete sobre melhores condições e situações que favoreçam, cada vez mais, o ensino e a aprendizagem em todas as suas áreas. O ensino de línguas estrangeiras, de inglês especificadamente, oferece muitos métodos de ensino importantes, que têm sido usados com sucesso ao longo deste século; mas muito desses métodos sofreram altos e baixos na sua popularidade, assim como aconteceu em várias outras áreas de ensino (BROWN, 1994).

Nessa perspectiva, J. Siqueira (2013) enfatiza que a terminologia Tecnologias da Informação e Comunicação (doravante, TIC) tem por referência a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas, constituindo-se assim, num conjunto de recursos tecnológicos de suma importância na vida cotidiana.

Entretanto, ainda existem inúmeras dificuldades no contexto educacional, voltadas a integração das tecnologias às práticas pedagógicas. É preciso que haja uma mudança em tais paradigmas, além disso, mudanças no currículo, no projeto político pedagógico e investimentos na formação docente. Considerando esse contexto, surge a seguinte questão problema: De que forma as TICs podem contribuir como ferramenta metodológica para o processo de aprendizagem em lingua inglesa?

No entendimento de Chagas (2013), o uso das tecnologias no ensino de línguas está presente em vários setores educacionais, e a busca por meios de conciliar tecnologia ao ensino vem sendo alvo de pesquisadores a fim de que a tecnologia se torne parte dos recursos pedagógicos usados em sala de aula.

A hipótese levantada para este estudo é: As tecnologias são necessárias ao processo de ensino aprendizagem em língua inglesa; o professor de língua inglesa pode utilizar as TICs para trabalhar os conteúdos de maneira coerente e eficaz.

Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar os benefícios da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no processo de aprendizagem em língua inglesa e como objetivos específicos traçar o percurso histórico de surgimento das TICs, refletir sobre a importância das TICs no ensino de língua inglesa e compreender os pressupostos teóricos do ensino de língua inglesa.

A metodologia utilizada para este estudo tem por base a pesquisa bibliográfica fundamentada nas teorias de autores como: Santos (2010), Fonseca (2001), Brewler, Ellis e Girard (2004), Demo (2009), dentre outros que abordam sobre a temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com