TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uidar E O Educar

Artigo: O Uidar E O Educar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

A sociedade ao reconhecer a criança como um ser ativo e pensante possibilita a essa o seu desenvolvimento: social, emocional e cognitivo.

Sabe-se que do zero aos seis anos, a criança estará em um processo constante de formação e até os seis anos terá formado seu caráter, justamente nessa fase é que muitos ingressam na Educação Infantil. Sendo assim a escola e todos que a integra fara parte desse processo, mas uma vez que a postura da sociedade perante as crianças se reestrutura a função da escola de Educação Infantil também se altera, deixando de exerce uma função de simples assistencialismos para promover o “educar e cuidar”. Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, descreve o ato de educar como orientação as brincadeiras e aprendizagens, contribuindo assim para o desenvolvimento das relações interpessoais, respeito, aceitação e confiança e formando um conhecimento mais amplo a realidade social e cultural. E o ato de cuidar define-se como compreensão de como auxiliar no desenvolvimento como ser humano, valorizando e ajudando a desenvolver suas capacidades.

Uma postura diferenciada do simples assistencialismo faz-se necessária ao educador e aos envolvidos nessa esfera, considerar que o processo educativo da criança tem inicio em sua família, e quando inicia sua vida escolar, já tem internalizado conhecimentos e valores, cabendo à escola dar continuidade a esse processo de forma cidadãos preparados, para isso o educador terá que está dispostos a promover uma Educação Infantil de qualidade, fazendo se necessário romper diversos paradigmas que alguns educadores fazem questão de manter “vivo”.

É comum nos depararmos com educadores que preferem a educação infantil, por acharem que não precisam preparar aulas; ou ainda os que atuam em berçário como uma ultima opção, “afinal ele não estudou tanto para poder troca fraldas” e ainda tem aquele que cumpri rotinas baseadas em projetos políticos pedagógicos repetitivos onde oferecem o momento da escovação e fica a duvida: será que esses alunos tiveram uma aula sobre como escovar os dentes e que é preciso escovar no mínimo quatro vezes ao dia... ou atividades com massa de modelar, brinquedos de encaixe e etc..., sem o mínimo de preocupação em promover pedagogicamente um sentido e importância ao educando.

A postura do educador quanto o ensino da Educação infantil precisa ter uma nova visão, apenas basear-se em uma teoria e aplicar atividades baseadas na mesma sem ao menos entender o real conceito dessa, não lhe fará um educador comprometido com os objetivos da Educação Infantil.

Como educador pode estimular a criatividade? Se o mesmo não é criativo. Como poderá incentivar o respeito se ele não o tem pelos seus alunos.

O cuidar e o educar terão que caminhar juntos para prover a criança uma base bem alicerçada como individuo integrante de uma sociedade, a interação família e escola garantirá o sucesso desse alicerce, o educador tem que ter consciência que no momento que o educando passa nos portões da escola a responsabilidade de transmissão de conhecimentos, orientações é dele, uma vez que se acredita que o mesmo esteja preparado para saber como ele fará isso, e como poderá conduzir as situações, pode-se considerar um ato de ignorância do educador quando fala: - Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com