TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Viajando Através do Sistema de Localização Global

Por:   •  19/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

VIAJANDO ATRAVÉS DO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL

ORIENTADORA: KATIUSCIA MEIRA CONSUL

Campo Bom

2022


AUTORES: ANTÔNIA LEÃO GUIMARÃES

AYLLA DIEHL PACHECO

BENTO MACHADO DA SILVA

DAVI LUIS NIED

GUSTAVO AMARAL DE FREITAS

ISRAEL KLEIN DAL PIAZ

LAURA HUFF DA SILVA HALBERSTADT

LÍVIA VICTÓRIA FROHLICH DOS SANTOS

LUÍS MIGUEL DO AMARAL HOFFMANN

MANUELA DE MIRANDA CORREIA

MANUELA MÜLLER ARTEIRO

MARIANA REICHERT DA SILVA

OTÁVIO OLIVEIRA DALPIAZ

SOPHIA SANTOS

TOBIAS ELTZ PAES

RESUMO

O assunto do projeto surgiu durante uma roda de conversa sobre a localização da África e dos meios de transporte possíveis para se chegar até lá. Com o surgimento destes questionamentos, verificamos no globo terrestre, presente na sala referência da turma, a localização da África em relação ao Brasil. Então, uma das crianças pediu para visualizarmos no computador.  Desta forma, estabeleceu-se um diálogo sobre a possibilidade de visualizarmos outros locais do interesse das crianças, utilizando o computador, com manifestação dos seguintes questionamentos: “O computador é GPS?”, “Meu pai usa o celular como GPS.”, “O GPS precisa de internet.”, “Não, precisa de Wi-Fi”, “Como meu pai foi pra Santa Catarina sem GPS?”. O desenvolvimento do presente projeto, propõem que as crianças conheçam e aprendam sobre uso e funcionamento deste recurso, desenvolvendo noções de orientação espacial, ampliando assim seu conhecimento sobre o mundo.

Palavras-chave: GPS. Localização. Orientação. Computador.

1.INTRODUÇÃO 

1.1 Título: Viajando através do sistema de posicionamento global

1.2 Tema: sistema de localização e orientação tecnológica: GPS

1.3 Justificativa: A temática surgiu da observação e questionamentos da turma sobre a localização da África, onde as crianças, demonstraram interesse em relação ao sistema de localização e orientação tecnológica, levantando hipóteses quanto às possibilidades de uso e funcionamento do GPS, para nos auxiliar quanto a localização de lugares conhecidos ou que gostaríamos de conhecer.

Ao longo das conversas sobre o tema, surgiram muitas suposições, algumas crianças relataram que seus pais usavam GPS no celular, houve relatos de que embora tenham celular não tem GPS, ainda, que o equipamento necessita de internet ou sinal de WI-FI para funcionar, também, como pode-se chegar em determinado local sem usar o equipamento.

Diante disso, passamos a investigar sobre o sistema de localização e orientação, no intuito de responder aos questionamentos que surgiram durante nossas conversas e brincadeiras; partimos da curiosidade que é inata nas crianças e deve ser cuidada, estimulada e potencializada desde o seu nascimento, pois é ela o primeiro passo para novas descobertas e para o seu aprendizado.

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades. (BRASIL, 2018, p. 14)

Nessa perspectiva, entende-se que a escola, como instituição voltada para a democratização do conhecimento e formação de cidadãos, onde, diante de uma sociedade globalizada, deve propiciar às crianças, oportunidades de aprendizagens, usando as tecnologias como instrumento de uma educação comprometida com o desenvolvimento da autonomia intelectual da criança.

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BRASIL, 2018, p. 9)

Esse conhecimento a respeito de como podemos conhecer e visitar locais utilizando o recurso de navegação, possibilita exercitar e ampliar a curiosidade, aperfeiçoando a capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolvendo posturas mais colaborativas e sistematizando as primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico.

1.4 Problema: Partindo das conversas das crianças e das observações em  relação as nossas brincadeiras, chegou-se ao questionamento: Como o GPS, indica a localização dos lugares?

1.5 Hipóteses: Como possíveis hipóteses, surgiram, as  seguintes falas dos alunos, a partir da pergunta/problema:

  • “O computador é um GPS?”
  • “Meu pai usa o celular de GPS.”
  • “O GPS precisa de internet.”
  • “Não, precisa de Wi-Fi.”
  • “Como meu pai foi pra Santa Catarina sem GPS?”

1.6 Objeto: Navegar através dos recursos de localização, conhecendo e descobrindo lugares.

1.7 Objetivos:

1.7.1 Objetivo geral: Compreender a forma de utilização e funcionalidade do GPS, além de vivenciar experiências que ampliem seus conhecimentos sobre a maneira que podemos nos localizar.

1.7.2 Objetivos específicos:

  • Conhecer os elementos característicos do dia e da noite.
  • Registrar a observação sobre o sol.
  • Estimular a curiosidade pelo Universo.
  • Identificar elementos do espaço.
  • Utilizar instruções de posição para se posicionar.
  • Ampliar a construção de relações espaciais.
  • Desenvolver noções de referência espacial.
  • Conhecer os conceitos de noções de posição.
  • Reconhecer e localizar as diferentes posições utilizando-se como ponto de referência.
  • Reconhecer e localizar a escola e sua casa utilizando o recurso do google maps.
  • Perceber e identificar rota de deslocamento de um ponto a outro utilizando o recurso do GPS.

2. DESENVOLVIMENTO:

2.1 Metodologia:

O presente projeto desenvolver-se-á entre os meses de Abril a Junho de  2022, na turma do Pré 1 B, composta por quinze alunos, na Escola de Educação Infantil Casa da Criança, da rede municipal de Campo Bom – RS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (193.3 Kb)   docx (122.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com