TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFÍCIOS DO ENSINO ATRAVÉS DO SISTEMA AVALIATIVO

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.171 Palavras (33 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


[pic 11]


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, que sempre me guiou dando-me forças para alcançar os objetivos e ultrapassar as barreiras que surgiram no decorrer do caminho e esteve ao meu lado me abençoando e permitindo que realizasse o grande sonho de concluir a graduação.

A minha inesquecível irmã, Aparecida e minha amada mãe Nair (em memória), exemplo de mãe e amiga, figuras de grande importância em minha formação e de quem sinto muitas saudades.

A toda minha família, por estarem sempre me apoiando.

Ao meu filho Fellipe e meu esposo Rogério que me inspiram para realizar todos os ideais em minha vida.

À minha Tutora: Renata Abritta, por toda paciência, comprometimento e delicadeza dispensada a mim.

À turma, do período noturno do Curso de Pedagogia, com a qual pudemos compartilhar momentos de trocas de experiência e de saberes durante os últimos quatro anos.

Vieira Procaci, Rita de Cássia. Avaliação Escolar. 2017. 36. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Pitágoras Unopar, Cataguases,2017.

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo de discorrer sobre o tema Avaliação da Aprendizagem Escolar, através de pesquisa bibliográfica em livros de vários autores, para melhor compreender o mesmo. A avaliação da aprendizagem, apesar de ser regularmente discutida ainda se apresenta problemática em nossas escolas. Deste modo, a avaliação é um processo que deve ser avaliado, isto é, deve ser considerado o que está sendo feito em detrimento do que já foi realizado, o que se pode bem como o que não deve ser feito para melhorar a sua aplicação no meio escolar. Essa avaliação possibilita verificar com melhor eficiência o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Torna-se necessário ter um pouco de informação do processo histórico do planejamento e da avaliação no Brasil para que haja um desenvolvimento satisfatório deste trabalho despertando o interesse pelo assunto dentro do meio acadêmico e científico. Devem-se analisar os principais tipos de avaliação, os processos utilizados atualmente como métodos de avaliação nas escolas, assim como a prática avaliativa diante do fracasso escolar e da evasão de alunos. Por fim, menciona-se a importância do erro para a construção do conhecimento e a real importância da avaliação para a aprendizagem escolar.

Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Histórico. Processos de avaliação.

Vieira Procaci, Rita de Cássia. Avaliação Escolar. 2017. 36. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Pitágoras Unopar, Cataguases,2017.

ABSTRACT

The present work has the objective of discussing the School Learning, through bibliographic research in books by several authors, to better understand the same. The evaluation of learning, despite being regularly discussed is still problematic in our schools. Of this In this way, evaluation is a process that must be evaluated, that is, considered what is being done to the detriment of what has already been done, which as well as what should not be done to improve its application in the medium

school. This evaluation makes it possible to verify with better of student learning. It becomes necessary to have some information from the historical process of planning and evaluation in Brazil so that there is a satisfactory development of this work, arousing interest in the subject within the academic and scientific milieu. The main types of evaluation, the processes currently used as schools, as well as the evaluation practice in the face of school failure and the avoidance of students. Finally, we mention the importance of the error for the construction of the knowledge and the real importance of evaluation for school learning.

        

Keywords: Evaluation. Learning. Historic. Evaluation processes. Evaluation practice.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        13

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA……………………………………………………………14

2.1 A APRENDIZAGEM…………………………………………………………………...14

2.2 A AVALIAÇÃO ESCOLAR…………………………………………………………....17

3 AVALIAÇÃO ESCOLAR E AFETIVIDADE…………………………………………....20

3.1 OS BENEFÍCIOS DO ENSINO ATRAVÉS DO SISTEMA AVALIATIVO………...21

3.2 AS VANTAGENS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR………………………………….....24

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO…………………………………………………….…..27

5 CONCLUSÃO…………………………………………………………………………….30

6 REFERÊNCIAS



  1. INTRODUÇÃO

        Avaliar é visualizar através da correção o conhecimento do aluno. A avaliação é um instrumento pedagógico que apesar das críticas auxilia os professores a conhecerem os seus alunos. Pela correção da prova é possível identificar as dificuldades e conquistas do discente, dessa forma o educador direcionará as suas aulas com o intuito de promover um processo de ensino-aprendizagem mais eficiente e qualitativo.        

        O presente trabalho tem o objetivo de mostrar que a avaliação é útil e necessária para avaliar o conhecimento do aluno, apesar do método ser envolto em sentimentos de medo e nervosismo, o mesmo é eficaz e ajuda aos professores a identificarem as dificuldades de aprendizagem que envolvem seus discentes. Através da análise das provas e de outras atividades realizadas dentro de sala, assim como a convivência com o estudante é possível aos professores saberem em que os seus alunos têm dificuldade para que possam futuramente trabalhar tais dificuldades de aprendizagem solucionando-os e avaliando-os novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)   pdf (299.3 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com