TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenho da água da nossa água diária

Projeto de pesquisa: O desenho da água da nossa água diária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto água nossa agua de cada dia

INTRODUÇÃO

A água nossa de cada dia é um tema de extrema importância para que seja elaborado e questionado. É um bem precioso na vida de todos os seres vivos, um patrimônio de todos que devem reconhecer o seu valor.

Cada um de nós, tem o dever de economizar e de utilizar com cuidado. Ela é fundamental para a vida em nosso planeta.

A água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição dos rios, dos oceanos, dos mares e dos lagos podem ocasionar em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.

Já estamos tão acostumados com o uso da água no dia a dia que as vezes esquecemos de sua tamanha importância. E só nos lembramos disso diante da falta dela. E com simples mudanças de hábito como :

.Diminuir o tempo do banho

. Fechar a torneira ao escovar os dentes

.Usar balde (e não a mangueira) para lavar o carro,quintais e calçadas

Fazem a diferença e ajudam a economizar.

Para entender melhor a importância da água em nossas vidas vamos entender melhor a sua origem.

A terra é o único planeta do sistema solar onde existe água na forma líquida. Praticamente todas as formas de vida conhecidas dependem da água, o que explica o fato de ser encontrado organismos apenas na terra.

A água é um bem de domínio publico, alem de um recurso limitado e dotado de um valor. Essa definição é a base da política nacional de recursos hídricos, instituído pela Lei Federal nº 9.433 de 08 de janeiro de 1997. Esta lei trata dentre outros pontos, da concessão de direitos de uso de recursos hídricos naturais para a realização de atividades econômicas.

A maior parte da água (cerca de 97% de toda a água) que existe no planeta está nos oceanos e mares. Conhecemos esta água como água salgada, porque contem substâncias chamadas sais. A água também está presente em rios e lagos, porém em menor quantidade que nos oceanos. A água de rios e lagos, é conhecida como água doce, porque não possui enorme quantidade de sal que tem a água do mar.

A maneira pela qual a água se movimenta no nosso planeta, as características de cada local e outros fenômenos podem ser explicados como o ciclo. O ciclo hidrológico compreende uma serie de transformações nos estados físicos da água. Em cada etapa do ciclo a água é transformada e não é possível determinar onde termina ou inicia o ciclo, mas sim o que acontece em seguida de cada etapa.

Devido às diferentes e particulares condições climáticas, em nosso planeta a água pode ser encontrada em seus vários estados: sólido, liquido e gasoso.

Chamamos de ciclo hidrológico, ou ciclo da água, à constante mudança de estado da água na natureza.

Em seu incessante movimento na atmosfera e nas camadas mais superficiais da crosta, a água pode percorrer dede o mais simples até mais complexo dos caminhos.

Quando uma chuva cai, uma parte da água se infiltra através dos espaços que se encontra no solo e nas rochas. Pela ação da força da gravidade esta água vai se infiltrando até encontrar mais espaços, começando então a se movimentar horizontalmente em direção às áreas de baixa pressão.

A única força que se opõe a este movimento é a força de adesão das moléculas d’água às superfícies dos grãos ou das rochas por onde penetra.

A água da chuva que não se infiltra, escorre sobre a superfície em direção às áreas mais baixas, indo alimentar diretamente os riachos, rios, mares, oceanos e lagos.

As principais causas de deteriorização dos rios, lagos, e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

Na maioria das cidades brasileiras não há tratamentos de esgoto, sendo os resíduos lançados diretamente nos corpos d’água como rios ou no mar, contaminando assim estes ambientes. Em grandes cidades a quantidade de esgoto lançada é tão grande que os rios tornam-se poluídos e praticamente sem vida.

Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um numero maios de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde deste países.

A água é um recurso essencial para a vida. Por isso é necessário preservá-la. Essa é a questão. A vida só se tornou perceptível após o aparecimento da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com