TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O investimento estrangeiro na carteira de ações afeta o mercado de ações brasileiro

Por:   •  9/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

1 RESUMO:

Este artigo trata da capacidade que o investimento estrangeiro em carteira de ações tem de influenciar o mercado acionário brasileiro, representado através do Índice Bovespa. Período no qual o mundo passou por um forte crescimento econômico e de liquidez, e internamente o Brasil se mostrou pronto para aproveitar este momento positivo vivido na economia mundial, com uma situação macroeconômica estabilizada e pronto para acompanhar o ritmo de crescimento mundial.

Apesar da forte expansão econômica mundial no período, em 2008 ocorreu a crise do Subprime nos Estados Unidos, que influenciou as economias em escala global, e diminuiu a liquidez no mundo, fato este que afetou as bolsas de valores do mundo inteiro, e

conseqüentemente a BM&FBovespa. Neste contexto, este artigo visa elucidar a influência que os investimentos estrangeiros em carteiras de ações exerceram no Ibovespa dentro deste período.

2 INTRODUÇÃO:

Nesse contexto, os países buscam cada vez mais ter solidez econômica, visando ser atrativos a investimentos estrangeiros para alavancar o seu crescimento e desenvolvimento econômico.

3 DESENVOLVIMENTO:

A globalização atua cada vez mais na diminuição das fronteiras políticas e

econômicas, aproximando cada vez mais até as partes mais distantes do globo. “A

globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo

capitalista” , portanto, cada vez mais os eventos distintos que acontecem internamente nos países passam a afetar o jogo da economia internacional. No Brasil o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, durante o seu mandato

antecipou a liquidação da dívida externa brasileira junto ao FMI, fato que gerou fortes críticas ao ex-presidente, porém de acordo com Paulo da Silva Bastos (2010) melhorou substancialmente a visão que os investidores estrangeiros tinham sobre o Brasil e cada vez mais atraiu investimentos estrangeiros para o país. É de suma importância abordar os investimentos estrangeiros realizados no Brasil nos últimos anos, visto que cada vez mais vem se intensificando a imagem positiva do Brasil frente aos investidores do mundo inteiro, dado o momento positivo qual vive a economia brasileira.

Tendo em vista o cenário de amadurecimento econômico interno dos países com a intenção de atrair os investimentos estrangeiros, este artigo tratará dos investimentos estrangeiros em carteira de ações na bolsa brasileira durante o mandato do ex-residente Lula, analisando o comportamento do Índice Bovespa em reação à entrada e saída de capital estrangeiro na Bm&fBovespa, através da relação do saldo do investimento estrangeiro em carteiras de ações. Para dar conta do objetivo proposto, a vertente de pesquisa adotada foi qualitativa e quantitativa, por se tratar de um estudo que tem como objetivo mensurar a relação que o ingresso e saída de capital estrangeiro exerce no Índice Bovespa.

Foi realizada uma regressão linear e uma regressão logarítmica para verificar a influência que o capital estrangeiro exerceu no Ibovespa no período. As principais

técnicas de coletas de dados deram-se a partir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com