TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo da melhoria contínua

Seminário: O objetivo da melhoria contínua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Seminário  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

O livro A Meta um Processo de Melhoria Contínua,escrito na forma de romance, tem mecanismos que facilitam a tomada de decisões. É relativamente voltado a Engenharia de Produção, pois se trata de uma história chão de fábrica, ou seja, conhecimento das técnicas para produção de uma fábrica.

Na história uma fábrica estava indo mal, pedidos estavam sempre atrasados, demissões aconteciam, máquinas quebravam, problemas aconteciam diariamente, até que foi estipulado um prazo de 3 meses para reestruturação da fábrica do contrário seria fechada! Onde estaria o problema se a fábrica tinha,

robôs, computadores e funcionários, e ainda assim a única coisa que acontecia era a perda de dinheiro!?

Alex Rogo o protagonista e gerente da empresa então com 38 anos, deixou a família, para tentar manter a fábrica aberta, teve dificuldades em administrar sua unidade, que estava prestes a entrar em processo de falência, reuniões e reuniões aconteciam. Bill Peach (chefe direto de Alex rogo e vice-presidente da divisão que fazia pressão e acreditava na ideia de que o futuro da empresa dependia da produtividade.

No aeroporto, quando Alex procurava um lugar para sentar, deparou-se com Jonah (físico e morador de Israel), conhecido dos tempos de estudos. Conversaram sobre os robôs e Alex Rogo o gerente, não sabia o que significava produtividade e meta de sua empresa, depois de muito pensar concluiu que ganhar dinheiro através do lucro, aumentando assim o retorno e o fluxo do caixa seria a meta de uma organização de produção, e produzir as coisas é apenas uma maneira de atingir a meta. Alex Rogo é estimulado por um mentor, Alex descobriu procedimentos, para tornar competitiva a fábrica sob sua responsabilidade e percebeu que nem sempre eficiência é sinônimo de lucro!

Sempre com auxilio do mentor Jonah, Alex Rogo é estimulado a conseguir tirar sua fábrica do sufoco. Alex e sua equipe vão descobrindo prioridades e ampliando conhecimentos para vencer os obstáculos que não permitem a empresa gerar lucro.

Identificar as restrições do sistema e aprender como administrar a fabrica de acordo com suas restrições era o objetivo.

No acampamento com seu filho Rogo descobriu que o sucesso dependia de todos os outros que estavam na frente. A chave era enfocar as restrições fortalecer os elos fracos da corrente melhorando assim o fluxo de resultados e aumentando o lucro.

• Gargalos – é aquele recurso cuja capacidade é igual ou menor do que a demanda colocada nele.

• Não gargalos – qualquer outro recurso cuja capacidade é maior que a demanda colocada nele.

O planejamento do fluxo de produção deve ser desenvolvido tendo como foco as restrições existentes no processo produtivo, o que permite a redução do inventário sem perda do ganho ou aumento de despesas operacionais e assim podemos melhorar significativamente seu desempenho no curto prazo. Restrição quer dizer qualquer coisa que limita um melhor desempenho de um sistema.

Com essa definição podemos dizer que todo sistema tem uma restrição, caso contrario seu desempenho, ou seja, a lucratividade seria infinita.

Através da técnica da combinação da produção, formou um ritmo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com