TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O organograma

Resenha: O organograma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 2

O organograma é uma representação gráfica da estrutura formal de uma organização, seja esta uma empresa, um grupo de pessoas ou uma estrutura hierárquica. Indícios apontam que Daniel C. McCallum, em 1856, foi a primeira pessoa a criar um organograma para fazer uma apresentação e mostrar a aplicação da Administração Sistemática em ferrovias.

Existem diversas formas de representar um organograma, desde a mais comum, conhecida como organograma tradicional, até formas como uma flor. Veremos estes tipos mais abaixo. Veja também: 5 tipos de fluxogramas prontos para download.

Voltando ao Daniel e suas ferrovias, eram elas empreendimentos muito complexos e caros, desta forma exigiam estrutura hierárquica com vários níveis de profissionais. Diante de tal informação ficou registrado com o Sr. McCallum foi o criador do primeiro organograma que se tem notícia.

Leia a seguir:

Como fazer um organograma

Preparando um Macro-Fluxograma

ISO: Instruções de Trabalho em Fluxograma

Fazendo um organograma tradicional:

O primeiro passo é determinar todas as funções e setores que serão apresentadas no organograma, e definir suas posições hierárquicas. Faça uma lista.

Presidente

Diretores (Financeiro, Administr., Operacional, Comercial, etc.)

Gerentes (Financeiro, Administr., Produção, Vendas, etc.)

Seções da Produção, Contabilidade, Depto. Financeiro, Depto. Jurídico, etc.

O organograma tradicional trata a ordem de posições da seguinte forma: quanto maior a autonomia e responsabilidade, maior será a altura da posição usada pelo cargo ou setor. Para definidos as posições e cargos, crie retângulos distribuídos de forma vertical e interligados por linhas que representarão a comunicação e hierarquia dos itens. Não entendi, como isto funciona? No exemplo citado, o Presidente (1) ocupa o maior nível do organograma, sendo assim o primeiro. No segundo nível serão colocados os Diretores (2). Partindo do retângulo do Presidente, sairá uma linha que será dividida para se ligar a todos os Diretores. E de cada Diretor, sairá uma linha que se ligará aos Gerentes (3) que respondam hierarquicamente a ele. Daí em frente o raciocínio é o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com