TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel do pedagogo na escola inclusiva

Por:   •  28/11/2016  •  Artigo  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO COTEMAR

ALESSANDRA RAQUEL DE FREITAS LOBATO

A INSPEÇÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA:

A IMPORTÂNCIA DO INSPETOR ESCOLAR NO CONTEXTO ATUAL

ITAÚNA – MG

2015

INSTITUTO COTEMAR

ALESSANDRA RAQUEL DE FREITAS LOBATO

A INSPEÇÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA:

A IMPORTÂNCIA DO INSPETOR ESCOLAR NO CONTEXTO ATUAL

Trabalho de conclusão de curso – Artigo Científico, apresentado ao Programa de Pós Graduação  Latu Sensu do Curso de Especialização em Inspeção Escolar do Instituto COTEMAR, em cumprimento às exigências para a obtenção do título de Especialista.

ITAÚNA – MG

2015

RESUMO

Este estudo tem por objetivo provar a importância do inspetor escolar como mediador no sucesso da Escola, e se faz de extrema relevância, devido à necessidade permanente de melhoria de qualidade e produtividade faz com que as instituições tenham que estar em processo contínuo de mudança, inovação e aprendizagem. As necessidades de educação e treinamento estão relacionadas aos resultados do trabalho e seus impactos na produtividade/qualidade. Algumas são viabilizadas com os programas convencionais como cursos, seminários, palestras e outras ações que implicam a dinamização e potencialização de conhecimentos, habilidades e atitudes. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica.

Palavra-chave: escola, qualidade, aprendizagem.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................................

04

O INSPETOR ESCOLAR E AS RELAÇÕES HUMANAS: UM MEDIADOR PARA O SUCESSO DA ESCOLA ..............................................................................................

05

1 A Inspeção na Gestão Democrática................................................................................

06

2 Prática da Inspeção.........................................................................................................

07

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................................................

09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................

10


INTRODUÇÃO

O final do milênio traz mudanças incontestes em todos os segmentos sociais tais como a saúde, política, educação, etc. Não haveria de ser diferente nas organizações de trabalho onde se inserem todos estes segmentos.

São vários os campos de atuação de um pedagogo, profissional este pode atuar em diversas áreas tais como: coordenação pedagógica, administração escolar, gestão de sistemas e como docente em classes especiais e normais, o mesmo deve ter uma compreensão ampla da realidade em que se encontra possibilitando assim a formação de cidadãos responsáveis socialmente propiciando o trabalho coletivo, o qual é importante para o exercício da cidadania.

Um dos maiores desafios do Educador é motivar as pessoas; fazê-las decididas, confiantes e comprometidas intimamente a alcançar os objetivos propostos; energiza-las e estimulá-las o suficiente para que sejam bem sucedidas através do seu trabalho na organização. O conhecimento da motivação humana é indispensável para que o administrador possa realmente contar com a elaboração irrestrita das pessoas. A integração e a produtividade são desafios difíceis e até impossíveis de serem obtidos na conjuntura atual, em que o conflito entre o capital e o trabalho aumentou de maneira assustadora em todas as partes do mundo. A motivação é um estado de espírito positivo que permite ao indivíduo e a realização d tarefas, do cargo e ao seu pleno potencial.

As organizações estão à procura de pessoas íntegras, criativas, motivadas, eficientes e compreensivas. Pessoas estas, portadoras de habilidades interpessoais, com coragem para lidar com desafios e com as constantes e progressivas mudanças do mundo moderno globalizado.

Cabe ao Inspetor Escolar ser o mediador da Direção Pedagógica quanto à metodologia do ensino, proporcionando assessoria didático-pedagógica aos docentes, pois estamos vivendo em um mundo que está passando por grandes transformações, principalmente tecnológicas que são um desafio para os educadores, que tem como papel fundamental em nortear o aluno para uma sociedade mais culta, justa e consciente de seus direitos e deveres.

O INSPETOR ESCOLAR E AS RELAÇÕES HUMANAS:

UM MEDIADOR PARA O SUCESSO DA ESCOLA

A superação dos problemas de nosso país não é tarefa de uma única instituição social, mas da Nação como um todo. Isto poderá se dar através da definição de um projeto político, econômico e social que vise a melhoria das condições de vida da população e seu acesso aos bens socialmente produzidos, incluindo o conhecimento elaborado.

A escola tem limites claros, não é a única responsável. Ela não existe isoladamente, mas faz parte de um sistema político que tem a responsabilidade de lhe dar sustentação para que possa cumprir sua função.

A escola só pode cumprir seu papel de forma competente se tiver autonomia.

Pouco se discute no interior das escolas a sua função social, o papel dos professores enquanto grupo e enquanto pessoas condutoras do processo pedagógico. Para tal é preciso refletir, discutir e questionar. Refletir sobre nossa prática é o começo da possibilidade de mudanças. Refletindo, verificamos que as ações sociais mais amplas se sustentam nas ações individuais.

A escola atual tem que garantir o desenvolvimento das capacidades cognitivas, operativas, sociais e morais no desenvolvimento dos processos do pensar, na formação da cidadania participativa e na formação ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com