TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de aprender a nadar

Ensaio: O processo de aprender a nadar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Ensaio  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

1) Pode se dizer que desde a Pré História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio liquido. Nesse sentindo que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa justificação?

R: Desde os primórdios, os indivíduos já utilizavam com muita freqüência esse ambiente, seja para recolher um alimento, seja para fugir de um perigo, atirando-se na água e nela se deslocando. Estava constituído ali o ato de nadar, ou seja, de mover-se na água ou sustentar-se sobre ela, usando recurso do próprio corpo. Presente no inconsciente, a água exerce um fascínio, uma inexplicável, a ponto de o relacionamento do ser humano com o meio liquido se assemelhar a busca do elo perdido de sua existência inicial aquática, o que pode culminar no encontro de uma realização prazerosa, quando estamos na água. A água é um agente gerador e mantenedor da vida, promoter de limpeza, conector das diferentes dimensões humanas, espaço aberta para relações intra e interpessoais, ambiente para aprendizagens, alta descobertas, superação de limites e ampliação da consciência corporal e de si. Ela está presente no cotidiano das pessoas, podendo assumir diferentes funções e relações.

2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito

da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da pratica destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

R: As atividades físicas aquáticas provaram ser eficaz no desenvolvimento e manutenção das potencialidades físicas e também orgânicas. Especialistas afirmam que começar a praticá-la ainda quando bebe, ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias. Alem disso, trata-se de um esporte completo, pois mexe com toda musculatura do corpo, melhora a respiração e a coordenação motora, relaxa a mente e ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro. Os exercícios aquáticos são os mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes, cômodos e seguros. Nos idosos a pratica de atividade física ajuda a manter e melhorar a densidade mineral óssea, o que é de extrema importância para a prevenção e tratamento da osteoporose, também provoca melhorias ao nível da força muscular, flexibilidade articular e do equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e como conseqüência o risco de fraturas. As atividades também se mostram extremamente eficaz no combate ao stress, alem de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos. Os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a pratica de atividades por maiores períodos de tempo. São inúmeros os benefícios das atividades aquáticas, em diferentes faixas etárias e respeitando melhorias em diversos níveis, são eles. Físico e motores: a possibilidade de realizar movimentos sem causar impactos as articulações e tendões, estimulação de toda musculatura e manutenção do tônus muscular, efeitos benéficos sobre o sistema respiratório e cardiovascular, recuperação de enfermidades e outros.

Psicológico: tendência a elevação da auto- estima, alivio dos níveis de stress, maior disposição para enfrentar as atividades cotidianas. Social: E perceptível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com