TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas

Artigo: O processo de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

Treinamento e desenvolvimento

O treinamento é base para a pessoa aprender a desenvolver suas habilidades, o foco é a aprendizagem, ou seja, a teoria visando aumentar a possibilidade do colaborador a desenvolver de uma melhor forma suas atividades.

Enquanto no desenvolvimento a pessoa executa tudo que aprendeu no treinamento, está centralizado nas experiências, não só atuais mais que proporcionam oportunidades futuras ao individuo.

As mudanças tecnológicas, a globalização, fizeram acontecer mudanças também nas empresas que hoje se preocupam em dar a completa carreira de sucessos aos seus colaboradores, sabemos que hoje o colaborador é o bem mais precioso que existe dentro da empresa, o capital intelectual se desenvolve segundo a segundo dando sentido e vitalidade de que a empresa precisa de seus colaboradores.

As organizações modernas e mais atuantes no mercado já chegaram à conclusão de que investir em seus funcionários é a maneira mais eficaz e o caminho mais curto e seguro para alcançar os seus objetivos. Se a organização depende diretamente do comportamento das pessoas que para ela prestam serviços é imprescindível que ela mantenha estas pessoas bem treinadas, bem preparadas e principalmente altamente motivadas para as tarefas que irão realizar.

O programa de treinamento deve estar associado às necessidades estratégicas da organização. Precisam-se avaliar as verdadeiras necessidades da organização e do funcionário para que se possa estabelecer o nível de desempenho almejado. Além destes levantamentos, é necessário que a empresa esteja disposta a dar espaço e oferecer oportunidades para que as pessoas possam aplicar as novas competências.

O processo de treinamento e desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer conhecimento e habilidades para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. Significa proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.

Neste sentido muitas empresas buscam aplicar o treinamento e desenvolvimento organizacional. Aplicando o treinamento de diversas modalidades destacando o in the job, ou seja, um treinamento dentro da empresa, e o out the job a realidade de treinamento fora da empresa, ambos acontecem para ajudar a empresa e seus colaboradores a viver mudança conceituada de empresas voltadas para tecnologia da informação e atendendo que não é mais possível administrar uma empresa como se administrava a 50 anos atrás, da mesma forma nos referimos a administração de pessoas.

O treinamento e desenvolvimento busca dar resultados e vantagens, quando aplicado e avaliado por meio do feedback e também quando existe a necessidade de querer ganhar habilidades, está aberto a mudanças e deixar ser reciclado pelo treinamento e desenvolvimento.Uma diversidade de ações e estratégias podem ser adotadas para treinamento e desenvolvimento, contudo, a escolha deve considerar as lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes por diagnósticos fidedignos, decorrentes de um bem elaborado Levantamento de necessidades de Treinamento(LNT). De acordo com CHIAVENATO (2002) para que um treinamento possa atender ao objetivo de forma adequada e eficaz é necessário enfatizar o conteúdo e os objetivos.

O conteúdo do treinamento deve envolver:

 Transmissão de informações

 Desenvolvimento de aptidões

 Desenvolvimento ou modificação de comportamento e atitudes

 Desenvolvimento de conceitos

Os objetivos do treinamento precisam estar claros e com a finalidade de obter os seguintes resultados:

 Tornar os indivíduos aptos

 Servir de ligação a um contínuo desenvolvimento

 Transformar ações e atitudes

Existem etapas no processo de treinamento, que são necessárias planejar e seguir todas as etapas da forma apresentada abaixo, pois apenas dessa forma, os resultados esperados poderão ser atingidos. As etapas na ordem de execução devem ser:

 Levantamento das necessidades

 Programação de treinamento

 Implementação e Execução

 Avaliação dos resultados

Além desses aspectos, é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com