TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Epistemologia

Artigo: O que é Epistemologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Epistemologia:

Epistemologia significa ciência, conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. É uma palavra que vem do grego.

A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência. É uma das principais áreas da filosofia, compreende a possibilidade do conhecimento, ou seja, se é possível o ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, e da origem do conhecimento.

A epistemologia também pode ser vista como a filosofia da ciência. A epistemologia trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas, com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano.

A epistemologia surgiu com Platão, onde ele se opunha à crença ou opinião ao conhecimento. A crença é um ponto de vista subjetivo e o conhecimento é crença verdadeira e justificada. A teoria de Platão diz que conhecimento é o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia.

A epistemologia provoca duas posições, uma empirista que diz que o conhecimento deve ser baseado na experiência, ou seja, no que for apreendido durante a vida, e a posição racionalista, que prega que a fonte do conhecimento se encontra na razão, e não na experiência.

O que é Epistemologia : Epistemologia significa ciência , conhecimento , é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento , sua natureza e limitações . É uma palavra que vem do grego . A epistemologia estuda a origem , a estrutura , os métodos e a validade do conhecimento , e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica , a lógica e a filosofia da ciência . É uma das principais áreas da filosofia , compreende a possibilidade do conhecimento , ou seja , se é possível o ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno , e da origem do conhecimento . A epistemologia também pode ser vista como a filosofia da ciência . A epistemologia trata da natureza , da origem e validade do conhecimento , e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas , com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano . A epistemologia surgiu com Platão , onde ele se opunha à crença ou opinião ao conhecimento . A crença é um ponto de vista subjetivo e o conhecimento é crença verdadeira e justificada . A teoria de Platão diz que conhecimento é o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos redeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com