TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Reduzir o açúcar?

Seminário: O que é Reduzir o açúcar?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Seminário  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

O que é um açúcar redutor?

Qualquer açúcar que forme um aldeído ou cetona na presença de uma solução alcalina é um açúcar redutor. Os tipos de açúcares redutores incluem a glucose, frutose, gliceraldeído, lactose, arabinose e maltose. Sacarose e trealose não são açúcares redutores. Em palavras resumidas, um açúcar desse tipo é aquele que reduz certas químicas por meio da reação de oxidação.

Teste de Benedict

Para testar a presença de açúcar redutor, uma amostra de comida é dissolvida em água fervente. Em seguida, uma pequena quantidade do reagente de Benedict é adicionada e a solução começa a esfriar. Durante os próximos 4 a 10 minutos, a solução muda de cor. Se ela for azul, então a glucose não está presente. Se há uma grande concentração de glucose, a cor se modifica para verde, amarelo, laranja e então vermelho-escuro ou marrom.

Como funciona o teste de Benedict

O reagente do teste de Benedict é feito de anidro de carbonato de sódio, citrato de sódio e cobre (II) de sulfato pentahidrato. Uma vez que ele for adicionado à solução, o redutor de açúcares reduz o azul do sulfato de cobre da solução de Benedict para o marrom avermelhado do sulfeto de cobre que precipita, o responsável pela mudança de cor. Os não redutores de açúcar não podem fazer isso. Esse teste em particular somente mostra a presença do açúcar redutor.

Teste de Fehling

Para realizar o teste de Fehling, a solução é diluída em água e amornada até que esteja totalmente dissolvida. Em seguida, é adicionada a solução de Fehling enquanto continua-se mexendo. Se os açúcares redutores estiverem presentes, a solução começará a mudar para a cor ferrugem ou vermelha, enquanto precipitações começam a ser formadas. Se os açúcares redutores não estiverem presentes, a solução se manterá azul ou verde.

Como o teste de Fehling funciona

A solução de Fehling é feita por duas subsoluções. A solução A é feita de pentahidrato de sulfato de cobre dissolvido em água, e a solução B contém tartarato de potássio de sódio tetrahidrato (sal de Rochelle) e hidróxido de sódio em água. As duas soluções são misturadas em partes iguais para se ter a solução final. O teste tem por objetivo detectar a presença de monossacarídeos, especialmente de aldoses e cetoses. Eles são detectados quando o aldeído oxida em ácido e forma um óxido cuproso. Em contato com o grupo de aldeídos, há a redução de íons cuproso, que forma uma precipitação vermelha e indica a presença de redutores de açúcar.

Aplicação prática

Os testes de redução de açúcar, como o de Benedict e o de Fehling, podem ser usados para determinar se açúcares estão presente na urina, sendo o indicativo de diabetes mellitus. E também podem ser usados de forma qualitativa, como em uma titulação experimental para determinar a quantidade de açúcares redutores na solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com