TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o planejamento? E quais tipos

Tese: O que é o planejamento? E quais tipos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 8

O que é planejamento? E quais os tipos.

Na nossa vida tudo tem que ser planejado.

Na verdade planejamento lida com o futuro, ninguém deve agir na base da improvisação, depender da sorte ou do acaso. Principalmente uma empresa, onde tudo deve ser cuidadosamente planejado. O planejamento serve de base para as demais funções na parte administrativa. Tudo começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-lo com eficiência e eficácia.

Planejamento se define onde queremos chegar, como e quando queremos chegar.

O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento uma forma de adivinhar, mas reconhecer ,que como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro,que devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvidas .Ou seja combatendo os problemas conforme eles vão aparecendo. O planejamento deve ser contínuo e dinâmico.

O planejamento é retornar, reconsiderar. É revisar o que já foi feito e o que existe analisar com cuidado, examinar com atenção, é antecipar as ações, traçar objetivos estabelecer estratégias. Definir prazos e responsabilidades. É prever recursos humanos e materiais. Planejar é um posicionamento consciente e político, traçar percurso e antecipar o sucesso. Refletir de forma articulada, crítica e rigorosa é filosofar.

Sendo assim planejar é dinamizar a forma de trabalho para aperfeiçoar tempo e recurso para ter um Norte, para saber por onde andar, para não desperdiçar energia e acertar o alvo saber tomar decisões.

.tipos de planejamento.

Há três tipos de planejamentos:

• Planejamento estratégico: é o mais amplo e abrangente e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto (é em longo prazo).

Quando você não sabe o que quer e nem pra onde quer chegar dificilmente se chega á algum lugar. Com o planejamento estratégico conseguimos traçar um rumo onde queremos chegar é claro que dentro da realidade objetiva.

Planos são aquilo que colocamos no papel. Estratégia são as medidas, as ações que devemos tomar de forma racional analisando os fatores.

Primeiro passo:

Analisar o ambiente interno: que é o conjunto de atores que influenciam diretamente na organização. Olhar recursos, pessoas, regras, o que de melhor nós temos. Para avaliar os pontos fracos e fortes.

Segundo passo:

Analisar o ambiente externo: que é o conjunto de atores que influenciam direto e indiretamente a organização, quem são os autores, pessoas organização ou fato que se relacionam por meio externo.

Com analise externa descobrimos ameaças e oportunidades, e descobrimos o que pode afetar direto ou indiretamente tendo sabedoria de lutar contra.

• Planejamento tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização.

Integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. É importante ressaltar a temporalidade deste processo, ele não é em longo prazo, mas deve ir alem do dia á dia tendo uma visão á médio prazo e é necessário analisar a organização como um todo estabelecendo planos para alcançar objetivos estratégicos.

O planejamento tático da segurança empresarial, e tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos. Nele comparam-se os custos versus os benefícios sempre integrando os meios organizacionais com a reformulação ou criação de normas e procedimentos. Tem como foco em unidades ou departamentos que definem objetivos e é voltado ás atividades internas da organização.

• Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. É adotar rotinas e procedimentos de trabalho adequados (execução) onde o planejamento se torna realidade. Onde cada indivíduo tem que executar uma rotina estabelecida e seus procedimentos para a padronização, para ter estabilidade na produção e tudo funcione bem. O plano de ação seve para colocar em prática tudo o que foi planejado, ou seja, executar.

• Toda empresa tem que ter essa estrutura.

1. Planejamento estratégico (presidente, sócio e diretores).

2. Planejamento tático (administradores, gerentes e coordenadores).

3. Plano de ação (técnico executor)

Estratégico

Tático

Operacional

CONCEITOS DE AUTORES SOBRE PLANEJAMENTO.

Conforme já foi mencionado, o momento de planejar é muito importante tendo em vista permitir a fixação de trabalho e evolução de uma organização.

• Peter Drucker(1977), em seu livro introdução á administração em um de seus capítulos define o que é planejamento.Planejamento não é uma caixa mágica nem um amontoado de técnicas ,não é previsão,não opera como decisões futuras, não é uma tentativa de evitar riscos .

De acordo com o conceito defendido por Peter Drucker, existem dois critérios que são indispensáveis para o bom funcionamento das organizações ' a eficacia e a eficiência.

• Fischmann e Almeida (1990) definem planejamento de uma forma mais técnica, lançando algumas questões como: qual a nossa missão? Quais são nossos objetivos? Resumindo, onde , quando , com quem e como a empresa realizará seus negócios?

• Cunha (1998:10) apresenta uma definição bastante similar a de Fischmann e Almeida, ele diz que planejamento consiste na análise sistemática nos pontos fortes e fracos de uma empresa.

• Segundo Magda Ott (apud Vascocellos, 2006) pode apontar três grandes concepções de planejamento, que se manifestam em diferentes momentos, quer que sejam: planejamento como principio pratico, sendo o planejamento estabelecido como roteiro, planejamento instrumental/normativo, o foco está na formalização dos planos e as especificação de todos os componentes mensuráveis e planejamento participativo, esta forma de planejar esta ligada á ideia de transformação e visa à participação integral de todos, através do dialogo.

• Segundo Vascocellos (2006) o termo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com