TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atividade lúdica no contexto da Educação Infantil e o processo de ensino e aprendizagem

Por:   •  1/3/2019  •  Monografia  •  9.341 Palavras (38 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 38

SOUZA, Samuel Trindade. A atividade lúdica no contexto da Educação Infantil e o processo de ensino e aprendizagem. 35p. 2018. Monograph (graduation) Montenegro CollegeofEducation - Ibicaraí / BA, 2018.

RESUMO

O presente trabalho tem como finalidade realizar uma análise reflexiva sobre a atividade lúdica na educação infantil fortalecendo assim a utilização de técnicas lúdicas que promoverá na sala de aula um espaço diversificado capaz de favorecer um aprendizado verdadeiro. Este trabalho é de grande relevância para a educação infantil porque irá proporcionar aos educadores que lecionam nesta etapa um conhecimento teórico sobre a contribuição que o lúdico oferece para o processo de ensino aprendizagem, possibilitando desenvolver o convívio social, respeitando a natureza da criança, entre outras que favoreçam a desenvolvimento infantil. Para tanto se realizou uma revisão bibliográfica sobre a temática a fim de reunir dados teóricos que demonstrassem a importância do brincar pra o desenvolvimento da criança nessa etapa escolar. Assim este estudo está pautado em leituras bibliográficas que constitui os encaminhamentos da proposta deste trabalho que permitem afirmar que o exercício do Lúdico em sala de aula como jogos e brincadeiras infantis, se bem aplicados, certamente ajudarão no desenvolvimento e no processo ensino-aprendizagem da criança como um todo.

Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil.Ensino/Aprendizagem.

SOUZA, Samuel Trindade,The play activity in the context of Early Childhood Education and the process of teaching and learning. 35p Monografia (graduação) Faculdade Montenegro de Educação – Ibicarai/BA,2018.

ABSTRACT

The present work has as purpose to carry out a reflexive analysis on the process of application of the lúdico in the infantile education thus strengthening the ludic techniques that will promote in the classroom a diversified space able to favor a true learning. This work is of great relevance for early childhood education because it will provide educators who teach in this stage a theoretical knowledge about the contribution that the playful offers to the teaching learning process, enabling the development of social interaction, respecting the nature of the child, among others that favor child development. For that, a bibliographic review was done on the subject in order to gather theoretical data that demonstrated the importance of playing for the development of the child in this school stage. Thus, this study is based on bibliographical readings that constitute the guidelines of the proposal of this work that allow to affirm that the exercise of play in the classroom as games and children's games, if properly applied, will certainly help in the development and teaching-learning process of the child as a whole.

Keyword: Ludicidade. Infantile Education. Teaching / Learning.

SUMARIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................11

1 EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: BREVE HISTORICO ..............................14

2 A LUDICIDADE: ALGUNS APONTAMENTOS...................................................18

2.1CONTEXTO HISTÓRICO...................................................................................18

2.2 O QUE É LUDICIDADE?...................................................................................19

2.2 CONTEXTUALIZANDO O LÚDICO NA ESCOLA.............................................20

3 A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LUDICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE ENSINO E APRNDIZAGEM................................23

3.1 A VIVÊNCIA LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM..........23

3.2 JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRÁTICA DOCENTE......................................26

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................29

REFERÊNCIAS........................................................................................................31

INTRODUÇÃO

A brincadeira faz parte da vida da criança, sendo elemento importante para o desenvolvimento cognitivo da mesma, e ao ingressar na escola, esse componente tão importante para seu desenvolvimento tem que acompanhá-la, pois e na infância que ela necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter o equilíbrio sendo o lúdico um instrumento essencial para construção do saber, mas muitas vezes não é usado de forma a trazer um aprendizado significante. E para que o lúdico contribua na construção do ensino/aprendizagem faz-se necessário que o educador direcione as atividades e estabeleça os objetivos não perdendo de vista também a espontaneidade das crianças fazendo com que a brincadeira tenha um caráter pedagógico afim de que o resultado seja satisfatório.

O lúdico na Educação Infantil tem por objetivo oportunizar ao educador e educando a compreensão do significado e da importância das suas atividades. Os jogos e as brincadeiras têm especificidade diferente quando ocorrem na escola por serem mediados pelas normas institucionais, portanto, são recursos importantes para a eficácia do processo ensino e aprendizagem.

Ao recorrer ao uso de jogos, o professor pode proporcionar uma atmosfera de motivação que permite aos alunos participar ativamente, assimilando experiências e informações. Sendo que segundo Rizzi; Hayd (1997) “o jogo mobiliza os esquemas mentais de forma a acionar e ativar as funções psiconeurológicas, as operações mentais estimulam o pensamento, que integram as dimensões afetiva, motora e cognitiva da constituição da personalidade.

Nesse sentido por meio do jogar e do brincar a criança aprende a compreender e a lidar com o mundo na qual esta inserida, criando um lugar simbólico; seu faz-de-conta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.1 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com