TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A depressão infantil com reflexo no contexto escolar

Por:   •  4/12/2016  •  Artigo  •  4.873 Palavras (20 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE PATOS DE MINAS

CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

JÉSSICA DA SILVA PEREIRA

A DEPRESSÃO INFANTIL COM REFLEXO NO CONTEXTO ESCOLAR

PATOS DE MINAS

2016

JÉSSICA DA SILVA PEREIRA

A DEPRESSÃO INFANTIL COM REFLEXO NO CONTEXTO ESCOLAR

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Patos de Minas.

Orientador (a): Ms. Rosana Mendes Maciel. .

PATOS DE MINAS

2016

A DEPRESSÃO INFANTIL COM REFLEXO NO CONTEXTO ESCOLAR

Jéssica da Silva Pereira

Rosana Mendes Maciel **

RESUMO

O presente artigo objetivou-se enfatizar a Depressão infantil, fazendo uma análise a respeito de suas causas, sintomas, consequências e possíveis tratamentos no âmbito escolar. O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica buscando fontes como o Scielo e Google acadêmico. A incidência de sintomas depressivos nesta faixa etária está cada vez maior. Existe uma estreita relação entre sintomas depressivos e rendimento escolar, mas permanece ainda a necessidade de se sistematizar conhecimentos sobre a natureza. O professor deve estar alerto a alguns sinais indicativos e pensar na possibilidade de depressão, diante de uma criança que revela alguma mudança de nível comportamental é de extrema relevância. Sendo assim, conclua-se que foi possível constatar que diferentes autores concordam acerca da gravidade da depressão na infância, e que promover contribuições na elaboração de práticas curriculares nas instituições de ensino, visa prevenir os futuros casos de depressão no contexto escolar.

Palavras-chave: Depressão, Professor e Infância.

ABSTRACT

The present article aimed to emphasize the Child Depression, making an analysis about its causes, symptoms, consequences and possible treatments in the school context. The study was carried out by means of a bibliographic review, searching for sources such as Scielo and Google academic. The incidence of depressive symptoms in this age group is increasing. There is a close relationship between depressive symptoms and school performance, but there is still a need to systematize knowledge about nature. The teacher should be alert to some indicative signs and think about the possibility of depression, in front of a child who reveals some change in behavioral level is extremely relevant. Therefore, it was concluded that different authors agree on the severity of depression in childhood, and that to promote contributions in the elaboration of curricular practices in educational institutions, aims to prevent future cases of depression in the school context.

Keywords: Depression, Teacher and Childhood.

1 INTRODUÇÃO

A Depressão infantil tornou-se uma preocupação entre do ministério da saúde, devido suas implicações mediante possíveis sinais e sintomas, que afetam diretamente o desenvolvimento social, comportamental e emocional do individuo (GOMES et al., 2013).

Na maioria dos casos situações traumáticas levam a depressão nessa fase, como: discussão constante entre os pais ou em caso de divórcio, por falta de contato da criança, mudança de escola ou até mesmo na ausência dos pais, por fatores maiores como a morte. Além disso, fatores como maus tratos estão fortemente associados, abusos e violações da criança ou até mesmo por convívio diário com pais dependentes de drogas ou alcoolismo (SOUZA, 2015).

O tema abordado é de suma relevância pela questão desta problemática depressão infantil, dando importância a uma série de fatores que permitem que este transtorno se torne tão comum nos dias atuais, podendo interferir no rendimento escolar (TAVARES, 2010).

O professor deve estar alerto a alguns sinais indicativos para a depressão, e pensar na possibilidade da patologia diante de uma criança que revela uma expressão de tristeza, diminuição no rendimento escolar, ou até mesmo dificuldade em determinadas tarefas (CRUVINEL; BORUCHOVITCH, 2003).

Deste modo, este artigo objetivou-se enfatizar a depressão infantil, fazendo uma análise a respeito de suas causas, sintomas, consequências e tratamento, e enfatizando a importância do papel do professor no âmbito escolar.

O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica de forma exploratória e qualitativa, buscando fontes em artigos científicos, monografias, dissertações, teses e revistas, de tal maneira que foram feitas as buscas em bibliotecas, bancos de dados em sites da internet como o Scielo e Google acadêmico.

Os materiais publicados ou registrados foram, preferencialmente, selecionados do período do ano de 2000 a 2016 e o período de realização da pesquisa foi de fevereiro a novembro de 2016.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A DEPRESSÃO INFANTIL

O significado da palavra depressão em psiquiatria é baseado em um distúrbio psicológico caracterizado por desânimo em menor ou maior grau, ansiedade, muitas vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com