TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Casos: OBJETIVO DA CONTABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo da contabilidade

A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.As informações de natureza econômica e financeira, ainda assim, constituem o núcleo central da Contabilidade. O sistema de informação, porem, deveria ser capaz de, com mínimo custo, suprir as dimensões físicas e de produtividade. Na evidenciação principal, demonstrações contábeis publicadas. Entretanto, as dimensões físicas e de produtividade consideram-se acessórias.

O objetivo principal da Contabilidade, consequentemente, é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, ainda sim, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais elevado e crescer a importância da demonstração contábil.

Uma forma prática de verificar se a Contabilidade está alcançando seus objetivos, é pesquisar, periodicamente, qual o grau de utilização de demonstrações contábeis por parte de grupos de usuários para os quais, se credita que as demonstrações contábeis devem ser de grande utilidade. Por exemplo: analistas de investimentos, para aconselhamentos, sobre compras ou não de ações de determinadas companhias. O fato de determinado grupo, porem, utiliza em um de menor grau de intensidade de informação contábil pode ter vários significados, ha saber como: deficiências estruturais do modelo informativo contábil para tal tipo de decisão; restrições ou limitações do próprio usuário;ambiente decisório em que a profissão contábil está laureada por baixo status de credibilidade, influenciando a não utilização por parte de grupos sofisticados de usuários, mesmo que a informação objetiva tenha alguma ou bastante significância; falhas de comunicação e evidenciação decorrentes de problemas de linguagem inadequada por parte das demonstrações contábeis.

Os conceitos chave tratados para fixamos melhor são: A contabilidade, o sistema de informação, a informação econômica e financeira, o usuário da informação contábil, o modelo informativo, o modelo decisório, o objetivos, a evidenciação e a essência sobre a forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com