TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OHOMEM E CULTURA

Exames: OHOMEM E CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  9.884 Palavras (40 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 40

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................... 06

DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 07

1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS.................................................................................08

Critério de rateios dos custos indiretos......................................................................08

Custeio por absorção................................................................................................ 10

Produtos em processo.............................................................................................. 11

Produtos acabados ................................................................................................. 19

2 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO.................................................... 26

3 FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA....................................................................29

Com base nos custos................................................................................................29

Com base no mercado...............................................................................................31

4 ANALISE/CUSTO/VOLUME/LUCRO .....................................................................35

Margem de contribuição.............................................................................................56

Ponto de equilibrio......................................................................................................35

5 IMPORTANCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO P GERAR INFORMAÇÕES.......59

6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS..........................................................................65 CONCLUSÃO............................................................................................................68 REFERÊNCIAS..........................................................................................................69

INTRODUÇÃO

Veremos à importância do critério de rateio está intimamente ligada à manutenção ou uniformidade em sua aplicação. Devemos lembrar que a simples mudança de um critério de rateio afeta o curso de produção e consequentemente afetará o resultado da empresa.

No sistema por absorção esse sistema foi desenvolvido para valorizar os estoques e os custos das vendas e assim atender as necessidades dos relatórios financeiros.

Já em produtos em processos é utilizado nas empresas que fabricam muitas unidades de um mesmo produto que flui de modo uniforme e continuo pelo processo de fabricação.

Na formação de preço de venda traz vários benefícios citados, a decisão qual será o preço de um produtos deve levar em contas também os demais componentes do composto mercadológico – produto, promoção e distribuição.

Qualquer empresa deve gerar lucro operacional antes das despesas financeiras e dos impostos, a nível suficiente para remunerar o capital empregado, isto é, remunerar o acionista.

Caso isto não esteja ocorrendo o analista da área de custo deverá ter em mãos os números que expliquem se o problema advém da receita, dos custos ou das despesas. Conhecer bem do negócio da empresa, ter uma ferramenta adequada de apuração de custos, certamente irá ajudar a tomada de decisão.

A Contabilidade de Custos é o ramo das Ciências Contábeis que estuda os gastos ocorridos para aquisição de produtos ligados diretamente à atividade operacional da empresa. Sendo assim, não possui, de forma alguma, o objetivo de salientar ao Fisco as informações da entidade, e sim demonstrá-las, através da escrituração dos custos e de relatórios periódicos à administração da empresa.

A Contabilidade de Custos auxilia o administrador, fazendo- o saber qual é e será o ponto de equilíbrio, margem de contribuição, margem de segurança entre a produção e as vendas. Logo, possuindo tais informações, a administração pode, de forma concreta e objetiva, definir suas metas de vendas, suas despesas e o resultado esperado ao fim do período.

DESENVOLVIMENTO

Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente a natureza dos custos indiretos para essa análise da natureza dos custos indiretos envolvidos na fabricação dos produtos dos produtos.

No controle dos custos e a sua utilização como ferramenta para a fixação de preços. Aborda conceitos e apresenta aspectos que mostram que as empresas que fixam seus preços, levando como base apenas os custos de produção, podem ter problemas.

As empresas precisam estar sintonizadas com o que está acontecendo com o mercado no que diz respeito à concorrência, consumidores e fornecedores, para que seus produtos tenham um menor custo e que não só ganhem como também mantenham o mercado já conquistado. Para isso, têm como grande aliado o controle de custos.

A competitividade tem exigido das empresas a busca contínua em aprimorar a qualidade em todos os processos e atividades que executam, buscando obter a aceitação dos seus produtos e/ou serviços e alcançar não apenas a permanência no mercado que atuam, mas também, outros objetivos desejados.

Alguns dos aspectos que impactam fortemente a obtenção desses objetivos são aqueles que dizem respeito à análise dos custos e suas influências nas decisões que impactam a formação do preço de venda.

O processo de formação de preços é naturalmente abrangente e complexo e, por isso, bastante desafiador. A não aceitação desse fato conduz habitualmente a decisões erradas. Em muitos casos, as consequências de decisões erradas de preço não se fazem sentir de imediato. É exatamente nesse ponto onde a precificação incorreta pode ser mais danosa para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com