TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORCAMENTO BASE ZERO

Monografias: ORCAMENTO BASE ZERO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 7

OBZ – ORÇAMENTO BASE ZERO

Surgimento Orçamento Base Zero

O OBZ- Orçamento Base Zero sua origeu no Estado Unidos do Norte pela Taxa Instruments Inc, durante o ano de 1969. Foi adotado pelo estado da Georgia pelo governo Jimmy Carte, com vista ao ano fiscal de 1973. As principais características são: analise revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente. (Audisa Auditores).

O que é Orçamento Base Zero

O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma previsão orçamentária ou um “Budget, projetado sem levar em consideração o que ocorreu nos anos anteriores, é também usado quando se inicia uma empresa e ela ainda não tem histórico de vendas e despesas ou de receitas e gastos.

O OBZ é um meio prático de os gestores empresariais não cair na zona de conforto; é uma ferramenta que avalia as reais necessidades ou os excessos nas empresas sem repetir os mesmos números do ano anterior com pequenos acréscimos de 5% ou 10%. Logicamente é muito mais rápido e cômodo fazer o Orçamento Base Histórica (OBH), mas serve para pouca coisa; você estará colocando como previsão de vendas as mesmas do ano anterior sem levar em conta um Planejamento Estratégico para o ano ou sem levar em consideração como anda seus concorrentes ou novos produtos que serão lançados no mercado afetando diretamente suas vendas. Também fazendo OBH você deixará de avaliar se seu nível de gastos irá aumentar ou diminuir. As vantagens de se fazer um Orçamento Base Zero (OBZ) são infindáveis, mensalmente ou anualmente você estará acompanhando e monitoramento seus negócios; vamos citar algumas delas abaixo: - Poderá avaliar seus clientes fazendo programações de vendas e entregas facilitando assim sua programação de compras e produção. - Irá identificar seu verdadeiro mercado e se existem oportunidades que ainda não explorou. - Poderá checar as ameaças que seus produtos poderão sofrer devido às pressões externas, tais como: produtos similares, restrições de matérias primas importadas ou não, mudanças de comportamento do consumidor e outras mais. - Estará avaliando a competência de seus vendedores ou a força e interesse de seus distribuidores, como também a força de seus concorrentes. - Avaliará melhor o “Mix” de seus produtos, qual realmente é o carro chefe e qual a rentabilidade de cada um. - Conhecerá a real necessidade, quantidade e qualidade de seus funcionários por departamento. - Identificará a verdadeira capacidade produtiva de sua empresa, isto é; a quantidade mensal que sua empresa consegue produzir com carga horária e de funcionários, compatíveis com o maquinário disponível. - Fará uma melhor avaliação e controle de gastos e despesas. - Terá a certeza do crescimento sustentável econômico e financeiro de sua empresa. Para a pequena empresa é muito mais fácil e prático implantar o Orçamento Base Zero, pois os gestores dominam facilmente todas as informações decisórias e gerenciais.(Administradores).

Orçamento Tradicional x Orçamento Base Zero

Orçamento Tradicional x Orçamento Base Zero

Orçamento Tradicional Orçamento Base Zero

Perios anteriores servem como base a revisão orçamentaria e feita a partir de reajustes do anterior em relação e fatores como inflação ou variação cambial Processo parte do zero, ou seja, do nova.

Gastos desnecessarios podem ser ocultados pela historico Gastos desnecessario ficam visiveis Porque o processo inclui a justificativa de cada recurso

Como o processo e decima para baixo, gestores podem ser sentir menos comprometidos Gestores de cada unidade de decisão passam a ter maior responsabilidade, associando de maneira clara seu objetivos aos recursos necessarios para atingi-los

A orientação e contabil, focada em variação de gastos e associada a despesas e centros de custo O processo e orintado as decisões de negocio, com foco em resultados.

(pt.scribd)

Vantagens e desvantagem do Orçamento Base Zero

Desvantagem

A principal desvantagem do OBZ é o Tempo de Elaboração. Nesse sentido, o OBZ pode ser bastante burocrático, com muitos papéis e inúmeros controles. O OBZ leva muito mais tempo para ser elaborado do que os orçamentos tradicionais, em virtude de que os gastos devem ser justificados e aprovados.

Vantagens:

- força os gestores a refletir sobre as operações e procurar oportunidades de melhorias;

- fornece informações detalhadas relativas a recursos necessários para se realizarem os fins necessários;

- chama atenção para os excessos e duplicidades entre as atividades ou departamentos

- concentra-se nas reais atividade e não nas variações do ano anterior

O orçamento tradicional cuida de extrapolar o passado acrescentando um aumento de porcentagem ao custo atual. Esta relação preserva o status quo, quando os custos e benefícios são raramente questionados. A idéia principal do OBZ é envolver todos os empregados da unidade de negócio, buscando empenho e comprometimento com o resultado da unidade. (Paulo Dantas).

Etapas implementar Orçamento Base Zero

1° Passo: Modelo de Gestão Financeira

O primeiro ponto importante detectado para viabilizar a implantação do OBZ está relacionado à existência de um modelo denominado “Sistema de Gestão Financeira” criado para atender as necessidades da empresa. Por meio desse modelo é possível acompanhar o fluxo das informações úteis para a elaboração do OBZ. Tal modelo é apresentado por meio de um fluxograma capaz de explicar os passos e os Controles Básicos Financeiros, interligados entre si, capaz de resultar em uma DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) Financeira e a implantação do projeto orçamentário. Na empresa, este modelo é alimentado das informações do “Diário de caixa”, do “Diário de banco”, dos registros do “Contas a Receber” e do “Contas a pagar”, bem como do “Fluxo de caixa” obtido pelo demonstrativo em que todas as informações relacionadas às entradas e saídas de caixa são integradas. Tais informações, relacionadas com os demonstrativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com