TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO BASE ZERO

Trabalho Escolar: ORÇAMENTO BASE ZERO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 6

ORÇAMENTO BASE ZERO - MODISMO OU NECESSIDADE.

O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma previsão orçamentária ou um “Budget”, projetado sem levar em consideração o que ocorreu nos anos anteriores, é também usado quando se inicia uma empresa e ela ainda não tem histórico de vendas e despesas ou de receitas e gastos. O OBZ é uma abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969. Foi adotado pelo estado de Geórgia pelo governo Jimmy Carter, com vistas ao ano fiscal de 1973.

Principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

O OBZ é um meio prático de os gestores empresariais não cair na zona de conforto; é uma ferramenta que avalia as reais necessidades ou os excessos nas empresas sem repetir os mesmos números do ano anterior com pequenos acréscimos de 5% ou 10%. Logicamente é muito mais rápido e cômodo fazer o Orçamento Base Histórica (OBH), mas serve para pouca coisa; você estará colocando como previsão de vendas as mesmas do ano anterior sem levar em conta um Planejamento Estratégico para o ano ou sem levar em consideração como anda seus concorrentes ou novos produtos que serão lançados no mercado afetando diretamente suas vendas. Também fazendo OBH você deixará de avaliar se seu nível de gastos irá aumentar ou diminuir. O grupo Pão de Açúcar iniciou um complexo plano de corte de custos que poderá resultar no enxugamento do quadro de funcionários. Conhecida como Orçamento Base Zero (OBZ), a ferramenta de gestão, que vem sendo implementada pelo Pão de Açúcar. È amplamente utilizada pela AmBev, famosa por seu modelo gerencial agressivo e totalmente focado em resultados. Após a implantação da solução Dígitro, a Nova Iguaçu Distribuidora de Bebidas passou a usufruir de benefícios de ordem financeira, com o controle total dos gastos e a estabilidade nas despesas de telefonia - resultado obtido principalmente com a utilização do Rota Econômica e do STAB. Tal redução de custos veio de encontro com as metas estabelecidas no "Centro de Custo OBZ AmBev" - Orçamento Base Zero - indicador utilizado por todas as distribuidoras AmBev. Outros benefícios que vem sendo percebidos são de ordem tecnológica, com a integração perfeita da solução Dígitro, de maneira estável e segura, com o perfil tecnológico da empresa e seguindo o padrão de qualidade exigido pela AmBev. As vantagens de se fazer um Orçamento Base Zero (OBZ) são infindáveis, mensalmente ou anualmente você estará acompanhando e monitoramento seus negócios; vamos citar algumas delas abaixo:

- Poderá avaliar seus clientes fazendo programações de vendas e entregas facilitando assim sua programação de compras e produção.

- Irá identificar seu verdadeiro mercado e se existem oportunidades que ainda não explorou.

- Poderá checar as ameaças que seus produtos poderão sofrer devido às pressões externas, tais como: produtos similares, restrições de matérias primas importadas ou não, mudanças de comportamento do consumidor e outras mais.

- Estará avaliando a competência de seus vendedores ou a força e interesse de seus distribuidores, como também a força de seus concorrentes.

- Avaliará melhor o “Mix” de seus produtos, qual realmente é o carro chefe e qual a rentabilidade de cada um.

- Conhecerá a real necessidade, quantidade e qualidade de seus funcionários por departamento.

- Identificará a verdadeira capacidade produtiva de sua empresa, isto é; a quantidade mensal que sua empresa consegue produzir com carga horária e de funcionários, compatíveis com o maquinário disponível.

- Fará uma melhor avaliação e controle de gastos e despesas.

- Terá a certeza do crescimento sustentável econômico e financeiro de sua empresa.

Para a pequena empresa é muito mais fácil e prático implantar o Orçamento Base Zero, pois os gestores dominam facilmente todas as informações decisórias e gerenciais.

ATENÇÃO: No orçamento Base Zero toda despesa é considerada despesa nova - independentemente de tratar-se de despesa continuada oriunda de período passado ou se tratar de uma despesa inédita/nova.

O Orçamento Base-Zero exige que o administrador justifique, a cada ano, todas as dotações solicitadas em seu orçamento, incluindo alternativas, análise de custo, finalidade, medidas de desempenho, e as consequências da não aprovação do orçamento. A ênfase é na eficiência, e não se preocupa com as classificações orçamentárias, mas com o porquê de se realizar determinada despesa.

O OBZ surgiu para combater o aumento dos gastos e a ineficiência na utilização/ alocação dos recursos. Sua filosofia é romper com o passado: ele deixa de lado os dados históricos de receitas e despesas e exige nova análise e justificativa para os gastos de forma a não perpetuar erros históricos.

O OBZ proporciona informações detalhadas quanto aos recursos necessários para atingir os fins desejados, além de identificar os gastos excessivos e as duplicidades: permite selecionar as melhores alternativas, estabelecer uma hierarquia de prioridades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com