TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento de base zero

Relatório de pesquisa: Orçamento de base zero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

Delimitação do tema

A pesquisa tem o intuito de demonstrar o Orçamento Base Zero (OBZ) em empresas privadas brasileiras, visando ser um método orçamentário eficaz e sendo ele anual no controle de despesas.

Problema

Para elaborarmos este sistema orçamentário encontramos a desvantagem com a variável tempo, uma implantação demorada, onde a sistemática OBZ requer uma analise analítica dos valores orçados. Deve-se ter total apoio da diretoria, porque administradores arriscam na sorte de temores e problemas antes de perceberem os benefícios que o sistema de Orçamento Base Zero trás. E Juntamente a ela a implantação da cultura, onde o papel de dono que deve ser seguida a risca.

O foco maior do trabalho é demonstrar que por mais que a quantidade de informações obtidas no processo orçamentário pode ser avassaladora, não podemos gerenciar apenas parte despesas cujo nível seja relevante, o planejamento é fundamental para iniciação dos processos, e este planejamento cabe a discussão de pacotes e quantidade de pacotes, denominação de níveis (CBZ, NBZ e etc), as atividades que serão gerenciadas no processo orçamentário, cronogramas de reuniões e fixação de conceitos e entre outras.

Objetivo Geral

Demonstrar que o método de Orçamento Base Zero é eficiente na alocação de recursos e

benefícios e a partir destes identifica e elimina operações inúteis e obsoletas, é uma forma eficaz de analise de custos, corrige orçamentos inflacionados, aumenta o grau de comunicação entre níveis hierárquicos e identifica a meta e cultura da empresa.

Objetivo específico

O Planejamento Inicial

Obter gestão, planejamento, controle e disciplina de custos e resultados com este método de gerenciamento de custos e despesas. Com ele conseguimos gerir a parcela de despesas operacionais da empresa, com apoio da alta administração, buscando melhorias no resultado operacional

O primeiro passo é definir os pacotes de decisão, neste agrupamento de contas contábeis ira contemplar contas de despesas que se deseja controlar. Após o pacote de decisão definido é necessário atribuí-lo a um dono especifico, que ficara encarregado de orçá-lo e controlá-lo.

Em seqüência das definições de pacotes e donos de pacote, é importante salientar o domínio de entendimento da denominação de contas contábeis, para que cada conta contábil seja atribuída a despesas alocada corretamente, visando melhorar os processos e eficiência de OBZ (Orçamento Base Zero). Verifica-se que as premissas das contas fazem parte do processo inicial de planejamento do orçamento, as regras contábeis neste ponto devem ser

totalmente claras.

O Orçamento e Recursos

Para se obter a estrutura de um Orçamento Base Zero é importante considerar também o conceito básico de qualquer planejamento tradicional. A abertura das despesas de vendas, como comissões, royalties, encargos sobre comissões, despesas com convenções e eventos e entre outros, o orçamento de produção, realizando a abertura de despesas de Mão de Obra Direta, matéria prima, recursos e investimentos, que também faz parte de um processo orçamentário padrão, e nele já se aplica alguns conceitos de OBZ, como definir a partir do ultimo nível de operação do orçamento com quem o pratica no dia a dia a operação, pois o orçamento iniciado tem sobre responsabilidade de controle o próprio nível operacional.

Controle

Faz parte do controle o apoio da alta diretoria, pois entre a alta administração é eleito o Mrs. OBZ, que devera ter total conhecimento da organização para assim efetuar cobranças, indicação de melhorias e revisão de metas se necessário.

O cronograma de encontros de defesa do orçamento, de revisão de metas, encontros para otimização de processos deve ser seguido a risca, para que seja os processos sejam motivadores para os donos de pacotes e seus executores de controles de despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com