TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO E TEORIA ADMINISTRATIVA NA SAÚDE

Resenha: ORGANIZAÇÃO E TEORIA ADMINISTRATIVA NA SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Resenha  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  225 Visualizações

ORGANIZAÇÃO E TEORIA ADMINISTRATIVA NA ÁREA DA SAÚDE

SOB A ÓTICA DA ADMINISTRAÇÃO GERAL

A teoria organizacional tenta explicar o funcionamento das organizações para produzir compreensão e apreciação delas. Ela se baseia em várias áreas de conhecimento e disciplinas. Alguns tipos de teorias organizacionais incluem clássica, neoclássica, de contingência, de sistemas e estrutura organizacional. Essas variações na teoria organizacional partem de várias perspectivas, incluindo as visões moderna e pós-moderna.

Todas as teorias de desenvolvimento organizacional são aplicadas no processo de gestão. Elas vão ajudar a alcançar os objetivos organizacionais com o mínimo de desgaste, tanto dos recursos físicos quanto das relações interpessoais.

As organizações públicas de saúde podem ser caracterizadas como burocracias profissionais, onde os gestores operam suas ações a partir de um arcabouço altamente técnico e são também negociadores políticos. Se constitui em um espaço de articulação de duas lógicas fundamentais: administrativa e política.

Os administradores encontram-se subordinados a uma série de demandas, que vão desde a imposição de normas técnicas, até a ação de determinados grupos de interesses, influenciados, portanto, por valores políticos, pessoais, governamentais, de organização e ideológicos. Eles não são livres para tomar decisões que possam satisfazer sua fantasia. Na verdade, os administradores estão sujeitos a numerosas demandas e a severas coações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com