TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BENEFICIOS DA MASSAGEM CLÁSSICA ASSOCIADA A OUTROS TIPOS DE TERAPIAS

Por:   •  13/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP SUP. TEC. EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

DAYANE DE FARIAS BATISTA VITAL GEOVANA DE OLIVEIRA CASTRO JOSIANE ALVES PEREIRA          LUIZA RONCOLATO VIEIRA LIMA

OS BENEFICIOS DA MASSAGEM CLÁSSICA ASSOCIADA A OUTROS TIPOS DE TERAPIAS

Ribeirão Preto 2022

DAYANE DE FARIAS BATISTA VITAL

GEOVANA DE OLIVEIRA CASTRO

JOSIANE ALVES PEREIRA

LUIZA RONCOLATO VIEIRA LIMA

OS BENEFICIOS DA MASSAGEM CLÁSSICA ASSOCIADA A OUTROS TIPOS DE TERAPIAS

Trabalho apresentado ao curso superior tecnólogo em Estética e Cosmética da universidade paulista - UNIP, como critério básico para aprovação no Projeto Integrado Multidisciplinar I.

Orientador: Prof M.e Paulo Ferreira dos Santos Coorientador(a): Sabrina Corral Mulato

Ribeirão Preto Junho/2022

DAYANE DE FARIAS BATISTA VITAL

GEOVANA DE OLIVEIRA CASTRO

JOSIANE ALVES PEREIRA

LUIZA RONCOLATO VIEIRA LIMA

OS BENEFICIOS DA MASSAGEM CLÁSSICA ASSOCIADA A OUTROS TIPOS DE TERAPIAS

Aprovadas em:        /        /         

BANCA EXAMINADORA

[pic 1]

Prof. M.e Paulo Ferreira dos Santos Universidade Paulista - UNIP

[pic 2]

Prof. Sabrina Corral Mulato Universidade Paulista - UNIP

[pic 3]

Prof.

Universidade Paulista - UNIP

RESUMO

O sistema tegumentar, mais especificamente a pele, confere proteção ao corpo e isolamento térmico, ainda, seus demais componentes, como pelos e unhas, auxiliam na aparência. A pele é dividia em 2 camadas, sendo a derme e a epiderme (parte mais externa), a qual na área da estética, se tem maior atuação. O objetivo desse trabalho foi compor uma revisão da literatura sobre o sistema tegumentar e seus anexos, para isso, foi feito um levantamento bibliográfico com base, principalmente, em livros de anatomia e fisiologia humana disponíveis na biblioteca da universidade paulista – UNIP. Fica evidenciado que a pele e seus anexos dependem de nutrição e cuidados constantes para manter a saúde e embelezamento.

Palavras-chave: Massagem clássica, cromoterapia, óleos essenciais, alongamento

  1. INTRODUÇÃO.        10
  2. OBJETIVO.        11
  3. MÉTODO.        12
  4. DESENVOLVIMENTO        13
  1. Massagem clássica        13
  2. Alongamento        13
  3. Aromaterapia        16
  4. Cromoterapia        17
  1. CONCLUSÃO        21

REFERÊNCIAS        22

  1. INTRODUÇÃO

A anatomia humana é a ciência que estuda, macroscopicamente e microscopicamente a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados, essa disciplina da ênfase a importância da ciência para a saúde e a vida (ZIERI, R., 2014, p.42).

O profissional da área da saúde que estuda estética deve adquirir conhecimentos sobre anatomia humana para adquirir conhecimentos, para que conheçam os inúmeros distúrbios que existem no corpo humano (Referência?). O Sistema tegumentar é formado pela pele e por seus anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importante funções, sendo a principal a agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de micro- organismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo, garante também a proteção contra a radiação ultravioleta e também está relacionado com a termo regulação e a secreção de substâncias como o sebo

ou o suor (Referência?).

O tegumento é composto por camadas a mais externa, a epiderme é formada por tecido epitelial, a camada subjacente de tecido conjuntivo é a derme, seguida por um tecido subcutâneo, a hipoderme, a também uma cobertura impermeável, a cutícula (Referência?).

  1. OBJETIVO

O presente estudo teve como enfoque a utilização de outras terapias e tratamentos, como as terapias holísticas (aromaterapia e cromoterapia) e o alongamento associadas a massagem clássica, para um melhor resultado do tratamento para o paciente.

  1. MÉTODOS

O presente trabalho foi uma revisão de literatura exploratória e descritiva sobre o sistema tegumentar e sua importância para a área da estética e cosmética. Realizamos um levantamento bibliográfico por meio de livros disponíveis, em língua portuguesa, na biblioteca da universidade paulista – UNIP, onde usamos as seguintes palavras-chave: sistema tegumentar; pele, anexos da pele.

Foram incluídos apenas livros de anatomia e fisiologia humana que compreendiam o tema, sendo que livros que abordavam o tema de forma inespecífica, bem como, revistas e periódicos que não abordavam o tema de forma completa, foram excluídos de nossa busca.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Massagem clássica

A pele é o maior órgão do corpo humano, reveste todo nosso corpo,

  1. Alongamento

Cada dia mais nossa rotina vem sendo mais sobrecarregada, como por exemplo, trabalho, faculdade, cuidados da casa, entre outros. A correria do dia a dia afeta direta e indiretamente nosso corpo, na parte emocional pode gerar estresse, ansiedade, já na fisica pode causar dores pela má postura ou até mesmo pela falta de exercicios fisicos.

A massagem relaxante pode ser uma forte aliada para evitar ou pelo menos amenizar esses sintomas, ela revigora e traz bem estar fisico e emocional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com