TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PCN

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 6

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. V. 3. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF. P. 48/56

RESUMO

OS CONCEITOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Seleção de conteúdos

Nos dias de hoje, há uma concordância de que os currículos de Matemática para o ensino fundamental devam contemplar o estudo dos números e das operações (no campo da Aritmética e da Álgebra), o estudo do espaço e das formas (no campo da Geometria) e o estudo das grandezas e das medidas (que permite interligações entre os campos da Aritmética, da Álgebra, e da Geometria e de outros campos do conhecimento).

 Contudo, há uma necessidade de agregar a esses conteúdos aqueles que permitam ao cidadão tratar as informações que recebe no dia-a-dia, aprendendo a lidar com dados estatísticos, tabelas e gráficos, a pensar utilizando ideias relativas à probabilidade e à combinatória.

Apresenta-se um desafio, que é o de identificar, dentro de cada um desses amplos campos que conceitos, procedimentos e atitudes são socialmente relevantes. Além de apontar em que medida os conteúdos contribuem para o desenvolvimento intelectual do aluno, isto é, para a construção e coordenação do pensamento lógico-matemático, para o desenvolvimento da criatividade, da intuição, da capacidade de análise e de crítica, que constituem esquemas lógicos de referência para interpretar fatos e fenômenos.

A seleção de conteúdos a serem trabalhados pode se dar numa perspectiva mais vasta, ao procurar identificá-los como formas e saberes cultural cuja assimilação

[1] Acadêmica do 5°período de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES

é essencial para a produção de novos conhecimentos. Sendo assim, podem-se levar em conta que os conteúdos envolvem explicações, formas de raciocínio, linguagens, formas de raciocínio, sentimentos, valores, interesses e condutas.

Números e Operações

No decorrer do ensino fundamental o conhecimento sobre os números é construído e assimilado pelo aluno num processo em que tais números aparecem como mecanismo eficaz para solucionar determinados problemas, e também como objeto de estudo em si mesmos, considerando-se, nesta dimensão, suas propriedades, suas inter-relações e o modo como historicamente foram criados.

 O aluno perceberá nesse processo a existência de diversos tipos de números (números naturais, negativos, racionais e irracionais) bem como de seus diferentes significados, à medida que deparar com situações-problema envolvendo operações ou medidas de grandezas, como também ao estudar algumas das questões que compõem a história do desenvolvimento do conhecimento matemático.

Em relação às operações, o trabalho a ser realizado se concentrará na compreensão dos distintos significados de cada uma delas, nas relações existentes entre elas e no estudo do cálculo, contemplando diferentes tipos exato e aproximado, mental e escrito.

Espaço e Forma

O trabalho com espaço e forma presume que o professor de Matemática explore situações em que sejam necessárias algumas construções geométricas com régua e compasso, como visualização e aplicação de propriedades das figuras, além da construção de outras relações.

Deve ressaltar nesse trabalho também, a importância das transformações geométricas (isometrias, homotetias), de modo que possibilita o desenvolvimento de habilidades de percepção espacial e como recurso para induzir de forma experimental a descoberta, por exemplo, das condições para que duas figuras sejam congruentes ou semelhantes. Ademais, é fundamental que os estudos do espaço e forma sejam explorados a partir de objetos do mundo físico, de obras de arte, desenhos, pinturas, esculturas e artesanato, para que o aluno estabeleça conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.

Grandezas e medidas

Neste bloco serão tratadas distintas grandezas (comprimento, massa, tempo, capacidade, temperatura etc.) incluindo as que são determinadas pela razão ou produto de duas outras (velocidade, energia elétrica, densidade demográfica etc.). Será explorada a utilização os instrumentos que são adequados para medi-las, iniciando também uma discussão a respeito de algarismo duvidoso, algarismo significativo e arredondamento. Outro conteúdo quem tem destaque neste bloco é a obtenção de algumas medidas não diretamente acessíveis, que envolvem, por exemplo, conceitos e procedimentos da Geometria e da Física.

Tratamento da Informação

 Este bloco integra estudos relativos a noções de Estatística e de probabilidade, além dos problemas de contagem que envolvem o princípio multiplicativo. Está claro que, o que se pretende não é o desenvolvimento de um trabalho baseado na definição de termos ou de fórmulas envolvendo tais assuntos.

Em relação à Estatística, o propósito é fazer com que o aluno venha a construir procedimentos para coletar, organizar, comunicar dados, utilizando tabelas, gráficos e representações que aparecem de forma constante no cotidiano. Para mais, calcular algumas medidas estatísticas como média, mediana e moda com a finalidade de fornecer novos elementos para interpretar dados estatísticos.

Em relação à probabilidade, o principal objetivo é o de que o aluno compreenda que muitos dos acontecimentos do cotidiano são de natureza aleatória e que se podem identificar possíveis resultados desses acontecimentos e até estimar o grau da possibilidade acerca do resultado de um deles. As noções de acaso e incerteza, que se manifestam intuitivamente, podem ser exploradas na escola, em situações em que o aluno realiza experimentos e observa eventos (em espaços equiprováveis).

Relativamente aos problemas de contagem, a finalidade é levar o aluno a lidar com situações que envolvam diferentes tipos de agrupamentos que possibilitem o desenvolvimento do raciocínio combinatório e a compreensão do princípio multiplicativo para sua aplicação no cálculo de probabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com