TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  21/5/2021  •  Seminário  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD

Aluno: Amanda Fendeler Klein  

Matrícula: 19112080353

 Polo: Nova Friburgo        

3⸰ Seminário de Práticas Educativas

MATERIAL CONCRETO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Item I –

O material concreto influencia na aprendizagem dos alunos desde a educação infantil até os anos iniciais, estimulando o desenvolvimento da criança, o conhecimento de forma concreta, muda o conceito de que a matemática é um bicho de sete cabeças.

Como vimos nos vídeos e no nosso material há diversas formas de ensinar a matemática de um modo que todos os alunos consigam aprender, acontece que quando só ensinado de forma tradicional, o aluno até aprende, mas não é um aprendizado duradouro, na verdade não consegue entender e acaba decorando fórmulas matemáticas e não sabe onde e como utilizá-las, portanto, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização. Os jogos educativos passaram a ser um meio facilitador e se torna um recurso para o educador utilizar no seu cotidiano.  Eles favorecem a prática pedagógica do professor e a construção do conhecimento do aluno. O lúdico facilita a ação educativa e possibilita que a informação seja apresentada por meio de diferentes linguagens, abordagens ou entendimentos. Também o uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem tem o objetivo de fazer com que o aluno goste de aprender. É através da prática dos jogos que os alunos desenvolvem saberes, conhecimentos e apreensão do mundo e o interesse pela aprendizagem. O ensino deveria formar o raciocínio, conduzindo à compreensão e não è memorização, desenvolvendo um espírito criativo e não repetitivo. Nos dias atuais é imprescindível o uso do material concreto na formação dos conceitos matemáticos, os educadores não podem só se basear nos livros tradicionais, como era feito antigamente. Segundo o texto sugerido é necessário que o professor seja o mediador nessa nova metodologia de aprendizagem da matemática, porem há alguns desafios a serem superados, existem alguns educadores que se opõem a usar novos materiais, talvez por comodidade, ou por falta de conhecimento, podendo ser também insegurança (medo do novo). O professor deveria criar situações que levem o aluno a encontrar a solução correta, de acordo com seu nível de desenvolvimento, através de trabalhos práticos.

Os jogos educativos passaram a ser um meio facilitador e se torna um recurso para o educador utilizar no seu cotidiano. Nesta percepção os jogos matemáticos didáticos, favorecem a prática pedagógica do professor e a construção do conhecimento do aluno. O lúdico facilita a ação educativa e possibilita que a informação seja apresentada por meio de diferentes linguagens, abordagens ou entendimentos. Também o uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem tem o objetivo de fazer com que o aluno goste de aprender. É através da prática dos jogos que os alunos desenvolvem saberes, conhecimentos e apreensão do mundo e o interesse pela aprendizagem.

“Para Rosa Neto (1992, p. 45), “A aprendizagem deve processar-se do concreto para o

abstrato. Toda atividade feita com material pode ser repetida, de diversas formas

graficamente. É o primeiro processo de abstração”.”

Item 2

Os professores têm como responsabilidade ensinar a matemática como algo prazeroso, até por que ela precisa perder essa visão de que é muito difícil de aprender, usando cada vez mais esses materiais concretos, mostrando ao aluno na sala de aula, para que e de que forma utilizará a matemática. São grandes os benefícios especialmente no que diz respeito à interação dos alunos com o professor criando um clima afetivo na sala de aula além, é claro, de desenvolver no aluno maior capacidade de concentração, intuição e criatividade frente aos desafios dos jogos que devem ser muito bem pensados para que estimulem todas essas habilidades. Temos que ressaltar que as atividades farão com que o aluno busque a solução do problema proposto havendo uma maior interação com seus colegas, promovendo assim à cooperação e o diálogo, ou seja, os alunos juntamente com o intermédio do professor serão ativos no processo de ensino aprendizagem. É preciso formar pessoas capazes de resolver situações problemas em seu cotidiano. Esses materiais facilitam a vida do professor e do aluno, deixando o material didático como apoio para a explicação e exercícios de fixação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (564.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com