TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONFLITOS ENTRE GERAÇÕES

Por:   •  13/10/2018  •  Artigo  •  4.641 Palavras (19 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 19

CONFLITOS ENTRE GERAÇÕES E OS IMPACTOS[a] NAS ORGANIZAÇÕES

SPOLAOR, Rogério[1][b]

                                                                                              NASCIMENTO, Lucimara²

RESUMO[c]

A definição de geração engloba o agrupamento de cidadãos nascidos em uma mesma época, motivados por uma arquitetura histórica, que explica o comportamento[d], permitindo colisão direta no progresso da sociedade e, sobretudo, no ambiente de trabalho. Essa doutrina[e] teve como finalidade de investigar os conflitos diários realizados[f] pelas diversas gerações dentro de uma organização, apresentando os motivos e as desigualdades na forma de considerar e proceder[g]. As organizações buscam qualidade e motivação e determinação para atingir metas e alcançar os frutos desejados[h]. É provável constatar que diversas gerações que operam juntas em um mesmo ambiente[i]. O tema foi escolhido por ser atual e relevante para as empresas e seus respectivos gestores. Para analisar os conflitos diários[j] gerados pelas diferentes gerações dentro das organizações, apontando as causas e as diferenças na forma de pensar e proceder. Desta maneira, verificou-se com este estudo a impossibilidade de definir indivíduos e suas características apenas em relação as suas gerações, ou seja, suas respectivas idades, e que os conflitos de uma organização podem surgir diante de diversos aspectos e não somente pelas divergências entre ideias e conceitos pessoais[k].

Palavras-chave: Gerações, Conflitos, Gestão de Pessoas, Diversidade no trabalho[l].

1. INTRODUÇÃO        

Os conflitos na gestão atingidos pelo encontro das gerações que existem desde o início da humanidade e formam parte do processo do desenvolvimento dos seres humanos e são fundamentais para a evolução e a expansão de cada sistema familiar, social, político e organizacional.

É significativo que os supervisores das organizações dominem suas equipes, já que as diversas gerações trabalham no mesmo ambiente e, pois cada uma conduz seu contexto histórico e, dessa forma, agregando a possibilidade de conflitos.

Segundo Robbins (2010), “[...] conflito é um processo que tem início quando alguém percebe que outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante”. Constata-se uma grande variedade de conflitos das quais as varias gerações podem entrar nas organizações, como, desacordo de metas, diferenças visões dos fatos, desentendimentos apoiados em possibilidades comportamentais, e outros.

A finalidade deste artigo é distinguir os diferentes conceitos das gerações, assim como suas vantagens e desvantagens, gerenciando os conflitos e as melhores condutas de conseguir harmonizarem-se todas as gerações num mesmo ambiente de trabalho.

2. História das gerações

O estudo das gerações começou nos Estados Unidos, em que se constatou que, a cada vinte anos o comportamento da população mudava em relação aos seus conceitos de vida e expectativas, e essas mudanças de comportamento sobreviviam ligadas a uma mudança mundial.

A população está entre grandes grupos de gerações que surgiram no século XX, gerações estes hoje que estão atribuídos em nossas vidas. Ocorre um consenso entre os entendedores que essas gerações de caso são normas em nossas vidas, mesmo que as pessoas preservem comportamentos e características, todos conduzidos por uma postura histórica e cultural igual para todo mundo em um determinado momento.

Segundo Kullock (2010), presidente do Grupo Foco e pesquisadora renomada das tendências das organizações e dos comportamentos, o conceito de gerações engloba o conjunto de indivíduos nascidos em uma mesma época, influenciados por um contexto histórico, determinando comportamentos e causando impacto direto na evolução da sociedade.

2.1. Geração tradicional ou veterana

A primeira geração batiza-se Geração Tradicional ou Geração dos Veteranos e referem-se aos nascidos entre 1920 e 1945, anteriores à Segunda Guerra Mundial estes veteranos cresceram entre duas grandes guerras mundiais, o que moldou suas personalidades para a dedicação, o sacrifício, a obediência e o respeito por autoridades; geração dos Veteranos ou Tradicionais é constituída por indivíduos que nasceram entre 1925 e 1945. Viveram na época da 2º Guerra Mundial e foram marcados pelas grandes crises econômicas. São mais rígidos e por causa das dificuldades que viveram, não tem problemas em respeitar regras (Kullock, 2010). Seus principais valores são à família, trabalho e a moral.

 A primeira geração é denominada, Geração Tradicional ou Geração dos Veteranos e retrata aos nascidos entre 1920 e 1945, anteriores à Segunda Guerra Mundial. De acordo com os termos americanos, de onde chegaram à maioria dos estudos sobre as gerações, os veteranos são aqueles que nasceram até 1945 e viram o mundo transformar de um jeito sucessivo na primeira metade do século XX. Essa geração fortaleceu vendo o mundo imerso em depressão econômica com famílias migrando em busca de trabalho ou em busca politica (kullock, 2010).  

Essa geração faz parte do grupo que diz preservar a tradição e a cautela, e marcar contatos extras organizacionais. No clima de trabalho eles enfatizam por serem uns funcionários bastante formal e executor de regras, além de conduzir todo o processo desde as colocações até as revisões de desempenho.

Zemke (2008, p. 51) explica que os veteranos “eram representados pelas pessoas nascidas entre 1922 a 1943 e/ou antes, e durante a Grande Depressão e a II Guerra Mundial”.

 Pekala (2001, p 30-38) esclarece que a geração de veteranos experimentou circunstâncias complexas, bem como se envolver substantivamente com a experiência do sacrifício e prosperidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (249.2 Kb)   docx (343.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com