TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS DA LIDERANÇA

Artigos Científicos: OS DESAFIOS DA LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

TEMA: OS DESFIOS DA LIDERANÇA

ASSIS

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

TEMA: OS DESFIOS DA LIDERANÇA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos – 1° e 2° Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas :Fundamentos de Administração, Economia no Setor Público, Metodologia Científica e Ética e Sociedade.

Professores: Elizete Zampronio, Regina Malassise, Marcia Bastos e Rodrigo Trigueiro

Tutor Eletronico: Nilcéia de Fátima Vertuan e Anderson Rossi Bianchinit

ASSIS

2013

1- INTRODUÇÃO

No presente trabalho cujo nome O desafio da Liderança, será proposto através de um estudo de caso sobre “Gentileza ou Assédio: Conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho” retirado da Casoteca Gestão Pública ENAP- Escola Nacional de Administração Pública. Esse tema nos sugere um conflito bastante comum, no ambiente de trabalho, esta situação se refere especificamente ao assedio moral em si e as causas que o levaram a existir.

Com informações diversas é possível explorar um conflito de todos os ângulos possíveis a partir da identificação dos fatos que nos leva a refletir quanto às possíveis causas que originaram o conflito, proporcionando-nos analisá-lo de diferentes pontos de vista.

O objetivo é observar e analisar a postura dos envolvidos, suas diferentes formas de agir, reagir e lidar com os problemas e conflitos, principalmente, nos casos em que os próprios líderes estão incluídos. Quem vai gerenciar uma situação de conflito, se não é parte do problema tem uma forma de orientação, agora se estiver como um envolvido será uma nova atitude, o fato é que independente da forma que o gerenciador estiver conduzindo o conflito, sempre terá que optar por uma maneira ética e profissional, procurando minimizar os transtornos causados às partes e ao clima organizacional.

As ocorrências de conflitos em um ambiente de trabalho não ajudam no desenvolvimento dos trabalhos, no meio organizacional as ações e as reações devem ser ponderadas, isso faz com que evite consequências seja ela boa ou ruim, precisamos arcar com a responsabilidade de nossos atos. Todos esses fatores podem ser irrelevantes, a exemplo dos problemas com as estruturas físicas da organização, ou podem ter alcançar grandes proporções, e assim desestabilizar uma equipe inteira, interferindo no seu rendimento, no convívio, nos relacionamentos interpessoais e principalmente na qualidade do serviço.

2- DESENVOLVIMENTO

.O texto retrata um conflito no ambiente de trabalho em uma repartição pública, após o chefe titular precisar sair de licença médica, passando o comando a sua sucessora, sendo esta escolhida por sua qualificação profissional, tempo de casa, além de sua competência técnica e capacidade de gerir eventuais problemas.

Num dado momento, a chefa substituta, precisando de ajuda na conclusão dos relatórios, propõe ampliação das horas de trabalho com um rodízio entre os servidores. Mas um deles, o último a integrar a equipe, se dispõe ao trabalho em tempo integral anulando a possibilidade do rodízio. Porém esse servidor, durantes estes períodos extras de trabalho, não mede esforços para tentar seduzir a chefe, com bajulações, convites, olhares e presentes.

Diante da indiferença da chefa, o servidor a beija a força e percebendo que não era recíproca, o mesmo, como forma de vingança, passa a difamá-la para os colegas, indispondo-a com toda a equipe, causando desconforto e dificultando a relação dela com os demais, tornando o ambiente hostil no que se refere á atual chefia e consequentemente causando efeitos negativos ao seu rendimento profissional.

O conflito passa a existir a partir do momento em que a intenção do servidor não é profissional, ele visa apenas suas satisfações pessoais seduzindo a chefe. Talvez por se tratar de uma mulher, considerada vulnerável, e achando a situação propícia e suscetível para tal.

Há vários fatores que podem ser considerados causadores ou apenas influenciadores ao surgimento desse conflito. O Fator liderança: os estilos adotados para atuação por Paolo, chefe titular, Georgina, chefe substituta. Fator diversidade da força de trabalho: Georgina, do gênero feminino e negro, integrante de um grupo minoritário. Fator Ético: a postura e atitude de Ken, o servidor “assediador”. Fator cultura e clima organizacional: considerando o ambiente deixado por Deidre que ele encontra após sua volta, além dos inúmeros fatores que influenciam e afetam o clima organizacional. E por fim, e não menos importante, o Fator mulher e economia: a sua inserção e participação no mercado de trabalho.

A liderança tem um conceito geral e simplificado, podemos dizer que Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. (Flávio Souza - 2012).

Para José Roberto Marques (2003), vários tipos de liderança se destacam no ambiente organizacional, algumas para o bem, outras nem tanto, mas é certo que a figura do líder é fundamental no processo de gestão de pessoas e no alcance dos resultados.

É dentre esses vários modelos existentes e as diversas formas de liderar que serão destacadas as abordadas pelos líderes desse caso.

Paolo, chefe titular, exerce um estilo de liderança transformacional, pois guia seus esforços e de seus servidores na direção das metas. É um líder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com