TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INOVADORES

Casos: OS INOVADORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

Isolamento social

"Isolamento social" é a falta de comunicação na sociedade. O indivíduo fica isolado, não se comunica com ninguém, na maioria das vezes tem vergonha de se expor. Os fatores que podem levar o indivíduo ao isolamento social podem ser a timidez, o preconceito e a desconfiança, entre outras. Isso porque o tímido tem bastante dificuldade de se comunicar com o outro, de estabelecer relações de convivência e afinidade, o que de certo modo, o deixa "excluído" da sociedade. (Lorena Fernandes Rocha Dias – n° 19)

Isolamento social

O grande fator agravante do isolamento são as atitudes de certos grupos sociais que envolvem vários tipos de preconceito (racial, religioso etc.). Pode ser causada também pela timidez, a pessoa não se sente segura para conversar e se relacionar com outras pessoas.

“As formas de convívio social são muito diversificadas, pois cada cultura, cada povo, tem suas regras particulares de convivência humana. ’’ ( João Victor Silva - nº 16)

O Isolamento Social

O isolamento social é a falta, a carência de contatos sociais. Este pode ocorrer tanto com indivíduos quanto com grupos.

O isolamento de um grupo, por exemplo, pode ser criado por fatores da natureza: barreiras naturais como montanhas, desertos e mares podem isolar certo grupo dos demais grupos, da sociedade. Outras causas do isolamento social são os vários tipos de preconceito (racial, religioso, de pele, etc.), que excluem as pessoas consideradas “diferentes” ou “anormais” da sociedade. Além do preconceito, a timidez também faz com que o indivíduo se isole, o tímido tem dificuldade de se comunicar com as demais pessoas. A principal conseqüência do isolamento social é o individualismo. (Isadora Maria - nº 13).

Isolamento social

O isolamento social é a ausência de contatos sociais. Ele pode ser causado pelo preconceito, as pessoas rejeitam outras por causa da raça, do pensamento, entre outros motivos. Pode ser causada também pela timidez, a pessoa não se sente segura para conversar e se relacionar com outras pessoas. O isolamento na infância leva a criança a ter dificuldades para se relacionar no futuro. O convívio social pode mudar comportamentos e idéias, e as relações de afeto contribuem para a autoestima do indivíduo. (Larissa Areal – n° 17).

O isolamento social (Patrícia de Paula da Silva – n° 25)

O isolamento social quer dizer ausência de contatos sociais. Uma das piores formas de isolamento de um grupo de pessoas é pela discriminação social ou racial. Essa situação de isolamento via-se claramente na África do Sul, quando a maioria dos negros foram isolados do convívio com os brancos pelo sistema de apartheid, que era uma política de Estado controlado pelos brancos (minoria). Outro exemplo de isolamento social é o anti-semitismo (contra os judeus). Essa atitude tomada pelos alemães foi muito violenta ao longo da Idade Média, onde cerca de 6 milhões de judeus foram exterminados. As formas de convívio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com