TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RECURSOS HUMANOS

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.782 Palavras (12 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Economia e Modelo de Gestão        

2.1.1 Relações Interpessoais.......................................................................................5

2.1.1.1 Tecnologia e Desenvolvimento Humano......................................................... 7

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS.........................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade falar sobre trabalhadores que ganham com horário flexível.  Tendo esse tema como base, abordarei assuntos relacionados à: Economia e Modelo de Gestão, Relações Interpessoais e Tecnologia e Desenvolvimento Humano.

Em Economia e Modelo de Gestão falarei das vantagens tanto para a empresa quanto para trabalhador, em poder trabalhar com a flexibilidade de horário. Também falarei sobre a Era da Informação na qual vivemos. Em Relações Interpessoais falarei sobre elementos do processo de grupo, mostrarei a diferença entre grupos Formais e Informais; explicarei como as equipes se desenvolvem e mostrarei a diferença entre grupo e equipe. Já em Tecnologia e Desenvolvimento Humano, falarei sobre a Sociedade da Informação e suas principais características, sobre Tecnologia da Informação e a FlexiPlace utilizada pela empresa IBM.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 ECONOMIA E MODELO DE GESTÃO

Cláudio Dedecca, economista da Unicamp, afirma:

“a flexibilização é mais vantajosa para aqueles que ocupam cargo de alta qualificação.” “Esses profissionais têm mais autonomia na realização das tarefas e por isso se adéquam melhor ao horário flexível”.

                         As empresas que contratam com autonomia de horário ganham e lucram mais, pois o funcionário está bem mais disposto já que tem um horário flexível. A empresa não tem problemas com relação à falta, pois com horário flexível o funcionário pode resolver problemas e compensar essas horas ou até mesmo um dia de trabalho em outros dias, trabalhando a mais.  

                         Já os funcionários que são contratados com horários flexíveis têm um comprometimento maior com a empresa, pois sabem que podem contar com a mesma, caso precisem resolver problemas pessoais. Caso o funcionário more longe teria um tempo a mais para chegar à empresa, ou no caso de uma mãe de família ela teria tempo para cuidar de seus afazeres domésticos na parte da manhã e na parte da tarde trabalharia na empresa. O funcionário que é contratado com a flexibilidade de horário trabalha no horário em que rende mais, pois ele tem autonomia na realização de tarefas e por isso se dá melhor com o horário flexível.

                         Um artigo feito pelo jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” (28-02-2013) - Caderno “Economia & Negócios” fala sobre a decisão da Yahoo em acabar com o trabalho em casa. As previsões em 2007 eram de que os trabalhadores e empresas que trabalhavam com horários flexíveis ganhavam mais, pois os funcionários tinham a escolha de trabalhar em casa ou em horários flexíveis. Eles não eram cobrados por horas de trabalho e sim pela qualidade de seu serviço. Já de acordo com a realidade em 2013 e com a opinião de Joseph M. Pastore, professor da Escola de Administração de Empresas da Pace University, é quase impossível substituir o elemento da comunicação que é falar cara a cara pelo trabalho individual que seria feito em casa. “Trabalhar em casa nem sempre funciona de maneira tão eficiente como imaginamos”.

                         Mas isso é a opinião de um professor e da empresa Yahoo, ainda existem empresas como o Google que acham que o trabalho em casa é um meio de fazer o funcionário trabalhar com mais qualidade, já que em casa o funcionário tem mais conforto ao realizar o seu trabalho e precisa ser mais responsável.

                          A sociedade pós-industrial nasceu com a Segunda Guerra Mundial, a partir do aumento da comunicação entre os povos, com a difusão de novas tecnologias e com a mudança da base econômica. Um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola, nem a indústria, mas na produção de informação, de serviços, símbolos e estética.

                          A sociedade pós-industrial provém de um conjunto de situações provocadas pela chegada da indústria, tais como o aumento da vida media da população, o desenvolvimento tecnológico, a difusão da escolarização e difusão da mídia. A era pós-industrial também é conhecida como a era da informação e do conhecimento.

                           Vivemos na era pós-industrial, um novo mundo onde o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental pelos computadores. Nele cabe ao homem uma tarefa a qual é insubstituível ser criativo, ter ideias.

  1. RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Flávio Balestrin, diretor de relações humanas da TOTVS S.A, afirma que: ”Temos hoje lideranças e equipes mais maduras que sabem seus limites e se auto gerenciam. Notou-se o aumento da responsabilidade.”

Os elementos do processo de grupo são: Produção, Satisfação dos membros e Capacidade para cooperação contínua. Na produção o resultado de trabalho do grupo deve atender e, se possível superar os padrões de quantidade e qualidade determinados pela organização.

Satisfação dos membros é a filiação do grupo que deve proporcionar satisfação às pessoas em curto prazo e facilitar seu desenvolvimento em longo prazo. E por fim Capacidade para cooperação contínua onde os processos interpessoais que o grupo utiliza para concluir uma tarefa devem manter ou ampliar a capacidade dos membros de trabalharem em conjunto. Grupos que não cooperam não conseguem sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com