TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ÁCIDOS E BASES

Por:   •  20/5/2018  •  Ensaio  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO EDUCACIONAL BITTENCOURT

CEB

LARA NUNES BATISTA

ÁCIDOS E BASES

CAMAÇARI,

22 DE AGOSTO DE 2017

LARA NUNES BATISTA

ÁCIDOS E BASES

Trabalho apresentado ao 1º ano, do Centro Educacional Bittencourt-CEB, como parte dos requisitos necessários à obtenção de nota para matéria de Química.

Orientador: Prof. Matheus

CAMAÇARI,

22 DE AGOSTO DE 2017

SUMÁRIO

Introdução        5

OBJETIVO        6

METODOLOGIA        6

DISCUSSÃO        6

Experimento        6

CONCLUSÃO        7

REFERENCIAS        8



Resumo

A reação ácido-base é uma reação química que ocorre entre um ácido e uma base. Existem diversos conceitos que fornecem significados alternativos para os meios de reações envolvidos e suas aplicações em solucionar problemas relacionados. Embora existam diversas similaridades nas definições, sua importância torna-se aparente como métodos de análise diferentes quando aplicadas às reações do ácido-base para espécies gasosas ou líquidas ou quando o tipo do ácido ou da base puder ser um pouco mais ou um pouco menos aparente.

O primeiro destes conceitos científicos dos ácidos e as bases foram fornecidos pelo químico francês Antoine Lavoisier, em torno de 1776. E assim seguiu-se sendo conceituado por Liebig, Arrhenius, Brønsted-Lowry e Lewis. Também surgiram outras teorias ácido-base por Usanovich, Lux-Flood e Pearson.

Introdução

Os ácidos e as bases são duas funções químicas que são consideradas opostas, isso porque as suas propriedades costumam ser inversas. Podemos apresentar como exemplo, os alimentos presentes em nosso cotidiano que são ácidos, se considerarmos, veremos que o gosto deles, no geral, é azedo, como ocorre com o limão. Entretanto, alimentos que são básicos possuem gosto adstringente (que “amarra” a boca), como o de uma banana verde.

No entanto, identificar uma substância como ácida ou básica apenas pelo gosto, além de ser um método que tem muitas chances de falhar, também é altamente perigoso, pois existem muitos ácidos e bases que são fortes, tóxicos e podem até matar, tais como o ácido sulfúrico (H2SO4), usado nas baterias dos automóveis, e o hidróxido de sódio (NaOH), conhecido comercialmente como soda cáustica. De tal modo, as propriedades organolépticas (propriedades que dizem respeito aos nossos sentidos, tais como o paladar e o olfato) não são as utilizadas para identificar ácidos e bases. 

As bases também conduzem corrente elétrica em solução, pois as iônicas sofrem dissociação (liberam os íons já existentes na fórmula) e as moleculares sofrem ionização, reagindo com a água e liberando íons. As bases de metais alcalinos também conduzem corrente elétricas quando estão no estado líquido (fundidas).

OBJETIVO

O objetivo desta experiência é identificar como ocorre a reação Ácidos-base e demonstrar seus resultados com base em suas características.

METODOLOGIA         

Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico. Existem indicadores sintéticos, como a Fenolftaleína, o azul de Bromotimol, o papel de Tornassol e o alaranjado de Metila. No entanto, existem também algumas substâncias presentes em vegetais que funcionam como indicadores ácido-base naturais.

Geralmente, essas substâncias estão presentes em frutas, verduras, folhas e flores bem coloridas. Alguns exemplos são a beterraba, jabuticaba, uva, amoras, folhas vermelhas, entre outras. Foi proposto em sala de aula, que os alunos utilizassem repolho roxo, transformando-o em um suco, para realizar um experimento e identificar as reações ácido-base.

DISCUSSÃO

A acidez ou basicidade das soluções é determinada com base na escala de pH. A escala de pH está relacionada com a concentração de íons hidrogênio presentes na solução, ou seja, um ácido é uma substância que torna a concentração do H+ maior que a concentração do OH-. Reciprocamente, uma base torna a concentração do OH maior que a concentração do H+ e essa escala de pH varia de 0 a 14, embora algumas soluções possam apresentar valores fora dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com