TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS COM ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE SORO ENTRE AS FILIAIS DE UMA UNIDADE HOSPITALAR

Por:   •  30/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.253 Palavras (22 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 22

OTIMIZAÇÃO DOS CUSTOS COM ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE SORO ENTRE AS FILIAIS DE UMA UNIDADE HOSPITALAR

Projeto integrador, apresentado ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus São Gonçalo do Amarante, como requisito para obtenção de conclusão da disciplina Projeto integrador.

Discente:

Ana Maria da Silva

Djakson da Silva Profirio

Joao Paulo Marques Gomes de Souza

Joseane Pinheiro de Lima

Mário Sergio Ferreira da Silva

NATAL/RN

2017

RESUMO

Um dos fatores que mais aumenta o custo nos processos, tantos industriais como de serviços, é o transporte. Muitas vezes o acréscimo devido a esse fator chega aos 45% do valor do serviço. Dessa forma, este projeto propõe realizar a otimização do armazenamento e distribuição de Soro Fisiológico, entre três filiais de uma Unidade Hospitalar, situadas na capital do estado do Rio Grande do Norte. Para tal, será considerado os indicadores econômicos de custos, quantidade de veículos e rotas disponíveis, recursos de pessoal, plano de manutenção veicular, além de propor reformulação do arranjo físico para o armazenamento, levando em consideração as classificações ABC, o cálculo da previsão de demanda, lote econômico de compra e do estoque de segurança, para que se consiga otimização de tempo na realização das tarefas e redução de custos operacionais inerentes ao processo.

Palavras chave: transportes, armazenamento, arranjo físico, redução de custos, hospital.

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com a constituição de 1988 e a posterior criação do Sistema Único de Saúde no início da década de 90, a saúde tomou novos rumos de atuação, principalmente no que diz respeito ao atendimento à população. Na capital do estado do Rio Grande do Norte, uma Entidade hospitalar filantrópica, que tem 70% do seu atendimento direcionado a pacientes do SUS com foco no tratamento oncológico, dispõe de três unidades situadas em bairros distintos, cada uma com característica operacional diferentes e que necessitam constantemente do provisionamento de Soro Fisiológico.

O elevado aumento dos insumos, aliado a falta de estrutura física para correta armazenagem e distribuição desse material, necessários a execução dessas atividades, faz com que se busquem formas alternativas e eficientes para a redução dos gastos com o processo de armazenar, distribuir e transportar, levando em consideração a legislação vigente para atender as exigências da vigilância sanitária.

O objetivo dessa pesquisa é coletar dados referentes ao processo de armazenamento e distribuição de soro fisiológico, entre as filiais dessa Entidade Hospitalar, levantando as condições atuais de entrada, armazenamento e saída desse material, analisando a demanda atual do consumo para previsão futura, cálculo do estoque de segurança e lote econômico de compras, mapeando a quantidade e categoria de veículos disponível, verificando o custo com os processos da forma atual e após aplicação de técnicas para redução de custos, fazendo uma nova análise, levando em consideração a legislação vigente, com finalidade de sugerir soluções que possam otimizar os processos, para elevar o nível de serviços prestados, além de minimizar os impactos provocados ao meio ambiente.

Para tal, foi realizado um estudo de caso, com pesquisa quantitativa e qualitativa para relacionar a quantidade de veículos disponíveis, a mensuração da distância entre as unidades, bem como o desígnio do veículo mais adequado para transportar o material e a quantidade de viagens necessária, calculando o custo de cada quilômetro percorrido, para que sirvam de parâmetros comparativo pós otimização.

Do ponto de vista acadêmico, esta base de pesquisa, poderá servir de referencial para outros trabalhos futuros. No contexto profissional, visa auxiliar os gestores da empresa na tomada de decisões, podendo mudar a forma como são realizadas as atividades, de acordo com os resultados encontrados.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 – Transportes

O transporte, segundo Ballou (2006), representa entre um e dois terços dos custos logísticos totais nas grandes empresas. Por esse motivo, aumentar a eficiência por meio da máxima utilização dos recursos (materiais e pessoal) é uma das maiores preocupações desse setor. É um desafio constante conseguir otimizar esses serviços, traçando rotas que reduzam o custo operacional, que minimizem os gastos com manutenção e também os impactos ambientais.

Segundo Sousa (2011), entre os anos 1950 e 1960, a logística se “estende da eficiência dos processos de redução dos custos”, dando origem ao termo de logística empresarial incluindo a satisfação do cliente. Para empresas que dependem do sistema de transportes para distribuição de seus produtos e serviços, devem tratar com atenção o quanto esta atividade afeta a sua receita.

Ballou (2006), ressalta que, uma vez que, transporte juntamente com produção, vendas e distribuição, resultam no custo agregado total de produção. E um eficiente sistema de transporte contribui para aumentar a competição do mercado, ou seja, o transporte mais barato dá oportunidade de concorrência direta, garantindo economia de escala na produção e consumo. Isso gerando liberdade para a escolha de localização industrial mais adequada para ter as vantagens geográficas, além de reduzir os custos das mercadorias.

Para ter um sistema de transporte eficiente é necessário planejamento, sendo preciso que se conheça: os fluxos nas diversas ligações da rede; o nível de serviço atual; o nível de serviço desejado; as características ou parâmetros sobre a carga; os tipos de equipamentos disponíveis e suas características (capacidade, fabricante etc).

As vantagens do modal rodoviario, aplicado a este estudo, estão na possibilidade de transporte integrado porta a porta e de adequação aos tempos de pedidos, assim como frequência e disponibilidade dos serviços.

2.2 – Gestão de Estoque

Os estoque são os materiais e suprimentos que uma empresa utiliza para produção de seu produto ou suprir a necessidade da própria empresa. Segundo (Gonçalves, 1979), nos estoques é possível muitas vezes encontrar matérias primas, suprimentos, componentes, materiais em processo ou produtos acabados, que geralmente são feitos, a rigor, um controle dando de processo como de disponibilidades dos itens. A administração deste locais nem sempre é uma tarefa fácil. O administrador de estoques lida com inúmeros problemas, na qual o mesmo, utiliza varias ferramentas que auxiliar a chegar em uma solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (460.6 Kb)   docx (368.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com