TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivo Da Contabilidade

Trabalho Universitário: Objetivo Da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

A contabilidade é uma ciência que estuda, e registra e controla o patrimônio de uma entidade, onde mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre a sua composição e suas variações, bem como sobre o resultado econômico da gestão da riqueza patrimonial aos seus titulares (proprietários do patrimônio).

O objetivo da contabilidade é prestar informações aos usuários, para que possam tomar conhecimento da situação da organização a todo o momento o conteúdo e o nível de detalhes das demonstrações contábeis. Para que os mesmos sejam considerados relevantes, confiáveis, comparáveis, e úteis no auxilio na tomada de decisões.

Desta forma o objetivo da contabilidade, é então, o controle financeiro sobre o patrimônio.

A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial. A contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancarias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais.

A contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do calculo de custos (com as suas correspondentes classes de custos, etc.

O patrimônio de uma organização é composto por uma parte positiva, chamada de ATIVO, que é composta pelos bens e os direitos; e uma parte negativa chamada de PASSIVO, é composta pelas obrigações e deveres das organizações com terceiros.

Já o PATRIMONIO LIQUIDO engloba os dois (bens, direitos, e obrigações).

A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de:

• Deficiências na estrutura do modelo informativo;

• Limitações do próprio usuário;

• Baixa credibilidade por parte dos usuários;

• Linguagem inadequada nas demonstrações contábeis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com