TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação de uma criança

Por:   •  9/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como ênfase apresentar o desenvolver de crianças de 2 a 6 anos. Destacar os avanços nas funções corporais, satisfazer suas próprias necessidades e as primeiras noções da comunicação.

Mostraremos que todos os aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social continuam inter-relacionados.

Objetivos

Observar os fenômenos do desenvolvimento de uma criança (2 a 6 anos) e articular teoria e prática.

Observação:

Nome: P. H. S

Idade: 3 anos

Sexo: Masculino

A observação foi realizada no dia: 14 de abril de 2015 na EMEI. ANA MARIA TIM CEZARO na cidade de Guzolândia.

De acordo com as propostas do trabalho, analisamos a criança, citado P.H.

Que tem cabelos e olhos pretos, moreno, estatura dentro do esperado para a idade dele. No começo P.H se incomodou com a nossa presença, fingindo uma postura que ao longo da observação pude perceber que não era dele. Pois no início se mostrou quieto, mas logo se adaptou com a nossa presença e se soltou. Começou a pular e a dançar intensamente, cheio de artimanhas, querendo a atenção para si, após isso começou a cutucar seus amigos que estavam deitados.

Foi iniciada uma atividade em grupo, dança. Então P.H começou a fazer, mas se incomodou que dois amigos entrassem na roda que foi proposta pela professora. Em seguida a cuidadora chamou-lhe a atenção, ele demonstrou não gostar, então fingiu não ouvir chamar seu nome. Nisso fez birra e se escondeu no quartinho.

P.H é uma criança muito esperta e tenta sempre liderar a sala.

Nos 20 minutos propostos para fins de observação, foram as características que conseguimos obter.

INTRODUÇÃO

Nesta fase surge o segundo estágio de desenvolvimento da criança considerado por Piaget é o estágio pré-operatório, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os seis anos. Neste período, as características mais importantes são: inteligência simbólica, o pensamento egocêntrico e mágico, a confusão entre aparência e realidade, a característica do animismo (vida a seres inanimados). Neste estágio, há alguns aspectos importantes de pensamento:

Egocentrismo: são incapazes de compreender as coisas de outro ponto de vista que não seja o seu, tem tendência de tomar o seu ponto de vista como único.

Dificuldades de Transformação: são incapazes de compreender os processos que implicam mudança seu pensamento é estático, estão sempre no momento presente.

Reversibilidade: seu pensamento é irreversível.

Centralização: incapacidade para se entrar em mais de um aspecto da situação.

Não Conservação: não são capazes de compreender que a quantidade pode permanecer embora mude seu aspecto ou aparência. Assim, neste estágio, embora a acriança apresente a capacidade de atuar de forma lógica e coerente (em função da aquisição de esquemas sensoriais-motoras na fase anterior) ela apresentará, paradoxalmente, um entendimento da realidade desequilibrado (em função de esquemas conceituais).

Aspectos Físicos: possui equilíbrio corporal, pula, dança durante o DVD de músicas colocadas.

Aspectos Cognitivos: P.H apresentou uma linguagem típica de sua idade, porém muita facilidade se comunica bem com a cuidadora. O pensamento da criança neste período é caracterizado pelo pensamento egocêntrico, ou seja, o menino não gosta de dividir brinquedos com os demais.

Aspectos Emocionais: Demonstra bastante carinho com a cuidadora, e em determinados momentos se mostra muito carente por afeto. Mas em relação às outras crianças se mostra agressivo, analisando o contato com os colegas de sala. Quando quer algo ou se vê em situação que não tem o controle fica com raiva e faz birra.

Aspectos Sociais: processo de desenvolvimento de hábitos, habilidades, de valores, motivos. A autorregulamentação, controle de comportamento independente da criança para se conforma às expectativas sociais compreendidas, é a base da socialização, unindo todas as áreas de desenvolvimento: Físico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com