TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação e Projeto

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.079 Palavras (17 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2)

RELATO DE OBSERVAÇÃO + PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UMA AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Natali Terezinha Venturelli Gonfiantini Cambui

R.A: 1757106

São Roque

2018

RELATO DE OBSERVAÇÃO DE AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

           Para início da atividade devemos escolher um ponto de partida para iniciar o trabalho de relato de ambientes escolares e não escolares. A localização escolhida é o endereço da minha residência, Avenida Brasil, 960, Jardim Carambeí, Cep: 18132-305. Estou usando uma distância maior que a pedida, pois não há abrangência de ambientes.

  1. AMBIENTES ESCOLARES
  1. Faculdade São Roque

                         Localizada na Avenida Varanguera, 623, Jardim Bela Vista, CEP 18132-340. A faculdade oferece cursos de Bacharelado em Administração e Direito; cursos em Licenciatura e cursos Tecnológicos. Com uma estrutura moderna e um amplo espaço físico. A faculdade de São Roque apresenta salas de aulas modernas, sala dos professores, sala das coordenações, laboratórios de informática e biblioteca. A faculdade tem um programa solidário, com programas de inclusão pra alunos de baixa renda.

  1. Cooperativa de São Roque

                          Localizada na Avenida Brasil, 922, Jardim Carambeí, CEP 18132-305. A idéia de criar uma escola cooperativa surgiu no ano de 1995, quando um grupo de pais pertencente a uma Associação Agrícola, insatisfeitos com o ensino aplicado à seus filhos, resolveram criar uma escola diferente, surgiu assim a iniciativa de implantar uma escola de qualidade e baixo custo. A escola possui os seguintes cursos: mini maternal; maternal; pré I; pré II; fundamental e ensino médio.  Possui uma extensa área externa, parquinho, laboratórios de informática, salas de aula preparada par ao grande número de alunos, brinquedoteca, área da merenda, quadra poli esportiva e conta também com um enorme currículo de passeios educativos.

  1. Colégio Objetivo de São Roque

                         Localizado na Avenida Tiradentes, 500, Centro. Possui os seguintes cursos: berçário para crianças de 4 meses à 3 anos no período integral; educação infantil para criança de 3 à 5 anos no período da tarde; ensino fundamental I do 1º ao 5º ano no período da tarde; ensino fundamental II do 6º ao 9º ano no período da manhã e ensino médio 1ª, 2ª e 3ª série na parte da manhã com atividades extras no período vespertino. A escola possui uma infraestrutura completa, com laboratórios de ciências e informática, biblioteca atualizada, ginásio poliesportivo coberto, salas para a prática de judô e salas de artes, dança e música, além de contar agora com um laboratório de matemática.

  1. Escola Criarte                  

                         Localizada na Rua José Henrique da Costa, 130, Jardim Bela Vista. A escola possui 2.500 metros de área arborizada, com árvores frutíferas, muito verde, horta e pequenos animais que são evidenciados em nosso cotidiano. Ela apresenta os seguintes cursos: educação infantil; ensino fundamental do 1º ao 5º ano e período integral. Além de apresentar as áreas verdes mencionadas acima, ela apresenta campinho de futebol, playground, área de piquenique, mesas externas para realização de atividades de letramento, sala de artes sala de informática, brinquedoteca e biblioteca.

  1. AMBIENTES NÃO ESCOLARES
  1. São Roque Clube

                         Localizado na Avenida Antônio Dias Bastos, 368, Centro. Às 20:30 hs. Do dia 7 de Junho de 1963, nasceu São Roque Clube fruto da fusão da Sociedade União Literária com São Paulo Clube. Por apresentar um grande espaço, o clube tem várias atrações, festas de carnaval adulto e infantil, matinê kids, o baile de Agosto, shows, festa do queijo e do vinho, entre outras atrações.

            2.2. Praça da República

                         Localizada na Avenida Antônio Dias Bastos, S/N, Centro. A Praça da República em São Roque mantém as principais características de praça de cidade do interior, com chafariz, coreto que por várias vezes serviu também de palco para eventos musicais, diversos bancos espalhados pelo ambiente onde é possível relaxar embaixo das sombras das árvores e muito verde. A praça é também conhecida por muitos sanroquenses como a “Praça da Preguiça”, por muitas vezes ter recebido a visita de um Bicho-Preguiça que circulava pela região. Aos sábados, domingos e feriados a praça recebe a Feira de Artesanato de São Roque, onde artesãos da cidade expõem seus trabalhos para o público prestigiar.

  1. Largo dos Mendes

                          Localizado na Avenida John Kennedy, S/N, Centro, o Largo dos Mendes recebeu esse nome em homenagem a família Mendes, tradicional da cidade de São Roque. Excelente lugar para relaxar com a família. No centro da praça encontra-se um relógio de sol, além de diversos quiosques e bancos para descansar enquanto as crianças brincam no playground. Eventualmente, a praça recebe eventos culturais e esportivos e também uma feira de artesanato.

  1. Centro Educacional e Cultural Brasital

                          Localizado na Avenida Aracaí, 250, Vila Aguiar. Construído em 1890, o conjunto de prédios da Brasital, abrigou uma das primeiras indústrias têxteis do estado de São Paulo. Com uma área total de 10 alqueires e quase 10 mil metros quadrados de área construída, inicialmente a fábrica recebeu o nome de seu construtor, o engenheiro italiano Enrico Dell'Acqua. Sua importância econômica para o município era tanta, que a fábrica chegou a empregar cerca de 80% da mão de obra disponível em São Roque. As atividades industriais da Brasital S/A encerraram-se em 1970. Atualmente o espaço abriga o Centro Educacional e Cultural Brasital, contando com a Biblioteca Pública Municipal Professor Arthur Riedel, oficinas culturais e profissionalizantes e eventos. Para quem busca tranquilidade e ar puro, é um excelente lugar para relaxar, entre os jardins ou na trilha ecológica com mais de 1 km em meio a uma mata com aproximadamente 30 mil metros quadrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (61.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com