TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações de Terminais e Armazenagem

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.786 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

ATPS – OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZENAGEM

3º / 4º Semestre Logística

Jacareí – SP

2015

SUMÁRIO

2. ETAPA 1 - PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DA ARMAZENAGEM        

2.1 - Histórico da empresa        

2.2 - Teoria e pratica dos princípios básicos e elementos das operações de armazenagem na Salvador Logística.        

3. ETAPA 2 - EMBALAGEM DE MATERIAIS.        

3.1 - Embalagem de materiais, funções e valores da logística.        

3.2 - Diagrama do processo de movimentação de materiais empregados na Salvador Logística.        

4. ETAPA 3 - GESTÃO DA ARMAZENAGEM        

4.1 -  O Processo de Gestão de Armazenagem        

4.2 - Conteinerização de Carga        

4.3 - Procedimentos para recebimento e entrega        

5. ETAPA 4 - PLANEJAMENTO DE ARMAZENAGEM        

5.1 - Sistemas de Gerenciamento de Armazenagem.        

5.2 - A necessidade das empresas dos portos e terminais alfandegados Brasileiros.        

REFERENCIAS        


2. ETAPA 1 - PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DA ARMAZENAGEM

2.1 - Histórico da empresa

A sociedade empresarial denominada Salvador Logística e transportes Ltda., com sede na cidade de Guararema-SP, Lambari, é uma empresa de capital fechado, que iniciou as atividades em 2001, passando a operar em uma área de 5.000 m2  localizada em Jacareí, contando com serviços de mecânica, elétrica, borracharia e lavagem de veículos. Ainda neste ano, Fernando Salvador retorna a empresa e tem inicio os serviços de Milk Run para Volkswagen, agregando caminhões junto a Binotto. O crescimento sustentado, baseado na qualidade, trabalho, pontualidade, valorização das pessoas e uma extrema dedicação ao cliente, são alavancados por novos contratos que levaram a empresa a uma frota de 52 veículos em 2004. Desde então  a Salvador logística esta estrategicamente localizada no km 176,5 da Rodovia Presidente Dutra (eixo São Paulo – Rio de Janeiro) na cidade de Guararema – SP, distante 40 km da cidade de São Paulo, com rotas de saída para as principais rodovias do país, em uma área de 100.000 m2. Em 2006, já como Salvador Logística e Transportes Ltda., amplia o portfólio de negócios com serviços em novos clientes e com um armazém moderno de 3.400 m2, inaugura a atuação em armazenagem. Em 2007, a área da empresa somava 100.000 m2 e novos armazéns construídos dentro de padrões internacionais de armazenagem, altamente modernizados e seguros, foram ano a ano sendo construídos. Atualmente a área soma 300.000 m2 e conta com 9 armazéns, mais de 70 mil posições palletes, interface com ERP, SAP, dotados de sistemas WMS e Drive In, incluindo a Certificação na ISO 14.001.

-Nome da Empresa: Salvador Logística e Transportes Ltda.

-Localização: R: José Beraldo nº 1000 – Bairro Lambari, Município: Guararema / SP.

-Setor de Atuação: Logística e Transporte

-Tamanho: Médio

-Missão e Valores: Alcançar a excelência no atendimento e na qualidade de seus serviços, atendendo as necessidades e as expectativas de nossos clientes e colaboradores, baseado na melhoria continua e buscando a satisfação total de nossos clientes.

-Produtos comercializados: Não aplicado na empresa apresentada.

-Insumos utilizados: Não aplicado na empresa apresentada.

-Publico alvo: Empresas que não possuem logística integrada, espaço para armazenagem de produtos ou insumo.

-Contato da Empresa: Mayton Silva, Líder Operacional.

-Linha de segmento: Armazenagem e Transporte.

2.2 - Teoria e pratica dos princípios básicos e elementos das operações de armazenagem na Salvador Logística.

 A empresa no qual escolhemos trata-se de uma empresa que terceiriza a mão de obra de empresas no qual não dispõem de uma logística integrada.

A relação com o produto final dos clientes começa desde o transporte da fabrica ate o momento de armazenagem em um galpão localizado na região Guararema, onde são tomados os devidos cuidados para que o produto seja armazenado da melhor forma possível. O produto vem com nota de origem feita pelo cliente, a partir deste momento é feita uma conferencia a cega e depois confrontada com a nota de origem, assim temos certeza que o produto que recebemos se trata do mesmo e da mesma quantia. Após, é dado então à entrada do produto no sistema que é utilizado para uma melhor gestão de estoque que é o WMS, dele é emitido uma etiqueta inteligente que destina o produto a um endereço de armazenagem. O produto só é retirado do endereço de origem, a partir de um pedido gerado pelo cliente final, então ele é separado, conferido, carregado e transportado ate seu destino final.

-Planejamento: Avaliar as condições físicas e técnicas antes de contratar um determinado cliente.

A Salvador Logística controla, avalia e planeja todo o seu espaço físico antes de fechar qualquer contratação para o armazenamento do insumo ou produto de seus clientes.

-Flexibilidade Operacional: Ser flexível na adaptação de espaço para armazenagem (docas, equipamentos) a fim de facilitar o recebimento de produtos com diferentes tipos de movimentação.

A Salvador Logística aperfeiçoa seus espaços no estoque e nas áreas de trânsitos de produtos. Dispõem se de equipamentos que facilitam o manuseio dos mesmos.

-Otimização do espaço físico: Possibilita a fácil movimentação da maior quantidade possível de mercadorias em uma única área.

A Salvador Logística possui estruturas porta pallets, a fim de aperfeiçoar o espaço e manter o estoque organizador.

-Verticalização: Aproveitamento de espaços verticais, sem perder a segurança das movimentações.

A Salvador Logística também utiliza das paleteiras elétricas para uma melhor movimentação e agilidade na estocagem dos produtos. Essa técnica permite maior numero de produtos armazenados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (629 Kb)   docx (506 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com