TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordem imprudente analise de texto

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

Cornélio Procópio

2014

OTÁVIO NASCIMENTO TERROSSI

VALDIR VITORINO GONÇALVES

FALTA OS OUTROS ALUNOS

PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE A MATÉRIA “ESTRESSE NO TRABALHO: Quando a Pressão Ultrapassa o Cansaço”

Trabalho apresentado ao Curso Superior em Segurança no Trabalho da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Modelos de gestão e relações interpessoais; Introdução a tecnologia em segurança no trabalho; Ergonomia industrial; Metodologia Cientifica.

[pic 8]

Cornélio Procópio

2014


INTRODUÇÃO

        A industrialização trouxe grandes avanços tanto nos meios de comunicação, quanto nos meios tecnológicos, com isso o conforto das pessoas também aumentou. Analisa-se então que processo de desenvolvimento contemporâneo acarretou também sérias implicações nos indivíduos, principalmente nos sedentários, ou seja, que não praticam nenhum tipo de atividade física, limitando, assim, a capacidade para agir contra as doenças contemporâneas que apareceram, passando a ser chamado de estresse.

        O trabalho tem por objetivo: apresentar medida para melhorar o convívio no ambiente de trabalho; entender como a comunicação influencia nas relações interpessoais; observação das condições ergonômicas; conhecer as consequências das doenças e acidentes do trabalho.

DESENVOLVIMENTO

        A qualidade de vida do trabalhador é um tema muito desenvolvido na área de recursos humanos que normalmente procura abordar o conceito de programas de qualidade, nos quais o contentamento do trabalhador é um meio para se atingir elevada operosidade; mas também é crescente a procura de superação desse paradigma na acepção de atender, de modo mais humano, os indivíduos que estão envolvidos nos procedimentos de produtividades (NAHAS, 2003).

        De acordo com o teor do case apresentado pode-se chegar em 3 medidas que podem promover a convivência no espaço do trabalho elas são:
Cordialidade com todos os colegas, evitando conversas muito pessoais. A vida pessoal de cada indivíduo deve ficar fora do ambiente do trabalho. Por que quanto mais se conhece a vida pessoal de alguma pessoa, mais familiaridade se adquire. Logo, a interferência em campos não profissionais, ou seja, evitando interferir na vida pessoal.

        Ao precisar se defender de alguma denúncia, tenha firmeza nas palavras, não perca a calma, domine a raiva e arquitete argumentos para sua defesa. Caso tenha cometido o erro, diga a verdade e empenha-se a corrigir a falha. Não é desonra errar, mas é ausência de ética e de competência mentir ou jogar a culpa em outros indivíduos, logo fale sempre a verdade.

        Nunca aponte o que o colega deixou de fazer. Procure ocupar-se com sua tarefa. Cada pessoa é responsável pela sua atividade e responde pelo que faz isso instituíra um melhor entendimento entre os colegas.

        Dejours (1992), assinala que a instituição do trabalho tem uma função essencial para a saúde do trabalhador. Esta instituição compreende não só a divisão das ocupações entre os operantes, os compassos atribuídos e os modos trabalhadores prescritos, mas, especialmente a divisão dos indivíduos para avalizar esta divisão de tarefas, concebida pelas categorias, as classificações de responsabilidade e os sistemas de controle. Contudo, quando essa organização entra em subversão com o funcionamento psíquico dos indivíduos, e não há mais probabilidade de ajustamento surgindo, então uma angústia patogênica que vai precisar a criação de outras táticas de proteção. Portanto, é importante salientar que a ansiedade nem sempre é patogênica e pode ser criativa sendo que o trabalho também é responsável por prazer e efetivação pessoal. Importante salientar que de qualquer modo o trabalho nunca é imparcial em relação à saúde, beneficiando a doença ou a saúde.

           Entre os determinantes da saúde do trabalhador estão abarcados os condicionantes sociais, tecnológicos, econômicos e organizacionais, sendo responsáveis pelas condições de vida e os fatores de risco ocupacionais, biológicos, físicos, ergonômicos, químicos, psicossociais e de incidentes mecânicos e aqueles que ocorrem na realização labora, presentes nos métodos de trabalho. Assim, as atuações referentes a ordem de saúde do trabalhador têm como enfoque as transformações nos métodos de trabalho que observem as relações saúde-trabalho em toda a sua complexidade, através da atuação multiprofissional, interdisciplinar e intersetorial (BRASIL, 2001).

        A comunicação é o modo como os indivíduos se relacionam entre si, dividindo e trocando ideias, experiências, informações, sentimentos, transformando reciprocamente a sociedade onde estão inseridas. As maneiras de mensagens podem ser: palavras, olhares, gestos, movimentos do corpo. Convívio é a representação de uma realidade. Serve para compartilhar anseio, sentimento, informação.

        Existe um conjunto de impedimentos que, de diferentes formas, podem evitar o entendimento das mensagens, e que levam o emissor a constituir uma posição de alerta e cuidado, ao tentar conduzir sua mensagem uma delas e a linguagem não percebida, ou conduzida em um nível que não se entenda e também os significados não absorvidos, formas não entendidas de compreensão.

        A comunicação interna é o modo pelo qual a empresa, na pessoa dos gestores, pode edificar os relacionamentos com os colaboradores. Dessa maneira, percebe-se que a comunicação interna possui o papel de ser instrumento estratégico capaz de compatibilizar os interesses do funcionário na organização.

        Segundo Angeloni (2010), o desenvolvimento de um aspecto compartilhado e essencial para o sucesso de uma empresa e consiste no estabelecimento de comunicação entre os indivíduos e  suas equipes a fim de dirigir seus integrantes para um ponto comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (763.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com