TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização, Processo E Tomada De Decisão

Artigos Científicos: Organização, Processo E Tomada De Decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE FORMATIVA I – RESPOSTAS

1ª Questão - Partindo do conceito de Organizações, explique por que as organizações precisam ser constantemente reorganizadas.

R= As organizações como entidades socialmente construídas e dirigidas por metas precisam ser constantemente organizadas e reorganizadas para poderem sobreviver e ser bem-sucedidas.

2ª Questão - Caracterize o que significa uma estrutura de base mecanicista e uma estrutura de base orgânica. Finalize fazendo uma reflexão sobre o tipo de estrutura predominante na organização que você trabalha ou uma outra que você pesquise o funcionamento. Lembre-se de justificar sua resposta.

R= Uma estrutura de base mecanicista tem como principais características a acentuada divisão do trabalho, centralização de decisões e hierarquias definidas; Já a estrutura orgânica é caracterizada pela flexibilidade, pouca decisão centralizada e baixa divisão do trabalho. A estrutura predominante na organização onde trabalho é a mecanicista, uma vez que há divisão do trabalho, centralização de grande parte das decisões e hierarquias definidas.

3ª Questão - Disserte a respeito da relação da organização com o seu micro e macro ambiente circundante.

R= As organizações como entidades socialmente construídas e dirigidas por metas, desenhadas como sistemas de atividades, são ligadas aos ambientes micro e macro. O primeiro refere-se a um ambiente mais próximo, como: os clientes, fornecedores, concorrentes. Enquanto o segundo, refere-se a um ambiente mais remoto, como: os órgãos institucionais, econômicos, sociais, demográficos e ecológicos.

4ª Questão - Qual a função do organograma e do layout organizacional? Como você avalia o layout do setor onde você trabalha ou uma outra que você pesquise, em termos de contribuição para o desempenho das atividades e integração entre as unidades? Justifique sua resposta.

R= Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Mostra como estão dispostos os órgãos ou setores, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre eles. Enquanto o Layout é um esboço mostrando a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. Pode também configurar-se como projeto envolvendo diferentes cadeias associativas e técnicas visuais sempre com objetivo e função. O layout do setor onde trabalho pode ser caracterizado como dinâmico e organizado, uma vez que são distribuídas as funções de cada um, bem como seus respectivos objetivos.

5ª Questão - Da leitura feita da Unidade 1, quais as vantagens que você entende do gerenciamento feito por processos ao invés de por funções?

R= A estrutura organizacional orientada por processos vem substituindo a estrutura por funções, ou seja, as organizações estão agrupando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos principais de operação, fazendo com que sua estrutura encontre uma lógica de funcionamento no acompanhamento desses processos, abandonando o raciocínio compartimentado da abordagem funcional.

6ª Questão - Como você avalia a delegação de autoridade na sua organização, ou uma outra que você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com