TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organograma

Dissertações: Organograma. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 5

Organograma

Em 1856, Daniel C. McCallum, um superintendente da York and Erie Railroad Company (EUA), usou organogramas para mostrar a aplicação da Administração Sistemática em ferrovias. As ferrovias eram empreendimentos complexos e muito caros, assim exigiam uma estrutura hierárquica com vários níveis profissionais. Portanto conforme os registros históricos, McCallum foi o criador do primeiro organograma de que se tem notícia.

Gráfico que representa a estrutura formal da organização num determinado momento, ou seja, a disposição e hierarquia dos órgãos.

Deve ser usado como um instrumento de trabalho.

Requisitos:

- Fácil leitura

- Permitir boa interpretação dos componentes da organização

- Fazer parte de um processo organizacional de representação estrutural

- Ser flexível

O organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.

Como já foi descrito, o organograma surgiu com McCallum quando implantou organogramas para apresentar o sistema de uma ferrovia. Desde então o organograma se tornou uma ferramenta fundamental para as organizações, pois além de facilitar a todos conhecer como funcionam as relações da empresa e sua estrutura, permite inclusive, identificar alguns problemas ou, oportunidades de melhorias, através de sua análise.

O organograma apresenta cinco grandes aspectos da estrutura de uma organização. Com isso, também dá algumas informações sobre os elementos da estrutura descrita acima.

1 - A divisão do trabalho. Cada retângulo representa um indivíduo ou uma sub unidade responsável por determinada parte da carga de trabalho da organização.

2 - Administradores e subordinados. A linha cheia indica a cadeia de comando (quem está subordinado a quem).

3 - O tipo de trabalho feito. Os títulos ou descrições dos retângulos indicam as diferentes tarefas ou áreas de responsabilidade da organização.

4 - O grupamento dos segmentos de trabalho. Todo o organograma indica em que base as atividades da organização foram divididas – por exemplo, em base funcionais ou regionais.

5 - Os níveis de administração. Um organograma indica não só cada administrador e seus subordinados, mas também toda a hierarquia administrativa. Todas as pessoas subordinadas ao mesmo indivíduo estão no mesmo nível administrativo, independentemente de onde possam aparecer no organograma.

Tipos de Organograma:

Há um grande número de técnicas de representação: Estrutural, circular ou radial, funcional, estrutural funcional, matricial...

Organograma clássico ou vertical:

Este tipo é bem simplificado e procurar deixar bem claros os níveis de hierarquia. É bastante utilizado em instituições tradicionais, onde a visão é fato preponderante.

Organograma circular:

Pouco utilizado, suaviza a apresentação da estrutura, economiza espaço, a autoridade é representada do centro para a periferia.

As linhas de autoridade ficam difíceis de serem identificada (reduz conflitos entre superiores e subordinados), representação de estruturas mais complexas torna-se difícil, representação de níveis hierárquicos também se torna mais difícil, algumas organizações geralmente usam esse tipo de organograma são: Universidades, hospitais.

Organograma radial distribuído conforme planejamento:

Organograma horizontal:

É um organograma em que as instâncias de poder mais alto da empresa estão próximas aos níveis mais operacionais da empresa, num organograma horizontal a quantidade de chefes por funcionários é pequena, é piramidal, pois a hierarquia é apresentada da esquerda para direita.

Organograma distribuído por atividades:

Organograma radial ou solar:

Usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo.

Organograma Funcional Tipo 1:

O funcionário não tem um chefe hierárquico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com