TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação para confecção de artigos científicos

Por:   •  1/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

ORIENTAÇÃO PARA CONFECÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS:
ABNT NBR 6022

Larisse G. R. de Abreu, Alecssander R. Reis, Ademir T. S. Neto

Prof. Gilbert

Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Manaus – AM,Brasil

RESUMO

Este artigo é um modelo, e tem objetivo de orientar alunos na elaboração e formatação de artigos científicos, segunda a norma NBR 6022/2003, da ABNT. De carácter obrigatório, o resumo deve ser escrito com frases sucintas e escopo, não ultrapassando 250 palavras, e deve ser redigido em parágrafo único e sem recuo. Usar fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e alinhamento justificado. Deve ser evitado o uso de citações ou ilustrações como: tabelas, gráficos, equações, fórmulas, estes somente em caso de suma importância. Logo abaixo, segue as palavras-chave. Antecedidas do dito Palavras-chave, destacadas e separadas entre si por ponto e finalizado por ponto.

Palavras-chave: Artigo científico. Obrigatório. NBR 6022/2003.

1 INTRODUÇÃO

Este manual descreve passo-a-passo para composição de um artigo científico, destinado a auxiliar alunos que estejam com dificuldade ou realizando TCC nesta modalidade. Este artigo foi implementado em consonância a NBR 6022 de maio de 2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estipula parâmetros a serem seguidos para apresentação de artigo em publicações periódicas científicas. O autor, porém, ao submeter um artigo científico à aprovação de uma publicação periódica científica deve obedecer as normas editoriais adotadas pela instituição. (FRANÇA et al., 2003, p. 59).

Nesta seção, inicia-se a numeração das seções, a introdução, portanto recebe o número 1. Nesse tópico deve-se atrair o leitor, fazendo com que ele crie interesse em continuar a leitura do documento. A introdução expõe o assunto, delimita o tema e analisa a problemática a ser investigada, com as questões norteadoras e as hipóteses formuladas. Nela devem constar também os objetivos da pesquisa, a justificativa da escolha do tema e a metodologia utilizada deve ser alinhada à esquerda, com um destaque e em caixa alta.

Destarte ao elaborar um artigo científico, apesar da NBR 6022, outras normas que a complementam também devem ser consultadas: NBR6023/2002: Elaboração de referências; NBR6024/2003: Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação; NBR6028/2003: Resumo - Procedimento; NBR10520/2002: Informação e documentação - Citação em documento; NBR14724: Trabalhos acadêmicos - Apresentação.

2 O ARTIGO CIENTÍFICO

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003a,p. 2) descreve: “Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.”

De acordo com Marconi e Lakatos, o artigo consiste em “pequenos estudos que tratam de uma questão verdadeiramente científica, mas não chegam a constituir-se em matéria de um livro”.

Dessa forma, o artigo científico tem como objetivo relatar resultados de pesquisas, debates e ideias de forma sucinta e coesa.

Segundo a ABNT (2003b,p. 2) o artigo pode ser original ou de revisão:

  1. Original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais.
  2. Revisão: Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas.

3 ESTRUTURA DO ARTIGO

        Assim como qualquer outro documento acadêmico o artigo científico segue uma única estrutura, que é composta pelos elementos pré-textuais, os textuais e os pós-textuais.

3.1 Elementos pré-textuais

Os elementos pré-textuais são constituídos de:

a) título, e subtítulo (se houver);

b) nome(s) do(s) autor(es);

c) resumo na língua do texto;

d) palavras-chave na língua do texto.

3.2 Elementos textuais

Os elementos textuais constituem-se de:

a) introdução;

b) desenvolvimento;

c) conclusão.

3.3 Elementos pós-textuais

Os elementos pós-textuais são constituídos de:

a) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira;

b) resumo em língua estrangeira;

c) palavras-chave em língua estrangeira;

d) nota(s) explicativa(s);

e) referências;

f) glossário;

g) apêndice(s);

h) anexo(s).

4 DETALHAMENTO DAS PARTES CONSTITUTIVAS

4.1 Elementos pré-textuais

        Segue-se a ordem de 4.1.1 a 4.1.4.

4.1.1 Título e subtítulo

Na primeira página aparecem o título e o subtítulo, separados por dois pontos (:).

Arquitetar um título, após a ideia de sua redação final. Deverá ser elaborado com exatidão, não deve ser muito longo a ponto de tornar-se confuso. Tendo como opcional o subtítulo, sendo que o mesmo deve complementar o título com informações pertinentes, e incluído quando for para melhorar o discernimento do tema. Outro fato relevante a ser considerado é evitar ponto, vírgula, ponto de exclamação e aspas ou qualquer outro elemento que interfira na sua compreensão, com exceção do ponto de interrogação. O título deve ser centralizado e em caixa alta.

4.1.2 Autor(es)

Nome(s) do(s) autores(es) deve ser acompanhado(s) de um breve currículo. Devendo o nome do autor (aluno), aparecer abaixo do titulo, do meio da página para a direita, e seguido de um asterisco (*). No rodapé colocar a titulação do autor e a Instituição à qual pertence, bem como endereço de e-mail.

4.1.3 Resumo

Elemento obrigatório, constituído de frases concisas e objetivas e não ultrapassando 250 palavras, seguido, logo abaixo, palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.

4.1.4 Palavras-chave

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com