TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Cultura

Dissertações: Origem Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 3

IDÉIA SOBRE A ORIGEM DA CULTURA

É possível notar grande preocupação da parte dos estudiosos em relação à origem da cultura.

De acordo com a história da evolução humana o homem, ainda primata, passou pela fase de “vida arborícola”, logo, evoluiu, tendo o privilegio – diferente dos outros tipos de mamíferos – de poder examinar objetos, suas formas, cores e etc. tendo assim uma diferente percepção de mundo; grande parte dessa dávida deve-se a visão estereoscópica.

Junto das necessidades corporais do homem, o cérebro humano também evoluiu.

Outra característica exclusiva dos primatas, apontada por David Pilbeam, é bipedismo; o mesmo afirma que somente os primatas possuem a capacidade de se colocar em duas patas. Porém, de acordo com a teoria de Kenneth P. Oakley, o ser humano, conforme a necessidade de alcançar um objeto desejado trabalhou o cérebro e o desenvolveu, de forma que pudesse se posicionar de forma ereta. Os fatores mencionados por esses estudiosos são considerados parte da inicialização da cultura. No entanto, Claude Lévi- Strauss, destacada antropólogo, afirma que a cultura surgiu a partir do momento em que o homem criou uma regra. Para este, a primeira regra seria a relação sexual do homem com mulheres que compartilhassem o mesmo sangue em primeiro grau – mães, filhas, irmãs –, os chamados incestos. Já Leslie White acredita que a cultura se desenvolveu assim que o homem deixou de ser animal – o que de acordo com sua teoria só acontece devido o homem ter sido capaz de criar símbolos e se comunicar através deles.

Para White os símbolos são o grande foco da cultura. A simbologia é grande parte da utilização na comunicação humana, e serve até mesmo para diferenciar modos de agir, cores usadas por um propósito em países diferentes – devido a grande variação de cultura.

Sua teoria afirma também que uma criança torna-se apenas ‘humana’ apenas quando se relaciona com os símbolos, assim envolvendo-se com a cultura, tornando-se “racional” e deixando de ser animal.

Prova-se isso com o fato de que um animal é incapaz de captar a simbologia padronizada nas civilizações.

As teorias sobre a origem da cultura são muitas! Algumas afirmam que a implantação da cultura ocorreu de uma hora para a outra na sociedade, em um determinado momento. Alfred Kroeber alegava que parte dos primatas sofreu uma alteração orgânica, tornando-se capaz de “exprimir-se, aprender, ensinar e de fazer generalizações a partir da infinita cadeia de sensações e objetivos isolados”.

Até mesmo teorias relacionados a religião são levadas em considerações, já que alguns católicos, preocupados com a com a conciliação entre a doutrina e a ciência, dizia que o homem teve acesso a cultura depois que seu corpo evoluiu o suficiente para receber de seu Criador uma alma imortal.

No entanto, em estudos atuais Clifford Geertz mostra que a transição para a humanidade foi muita lenta; o corpo humano demorou-se a formar. Pela lógica, o cérebro também evoluiria aos poucos, e sucessivamente a cultura.

Então podemos afirmar que desde o inicio da evolução do primata para o homem atual, a cultura esteve presente, já que a mesma encontra-se no próprio equipamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com