TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 3 Dilemas éticos

Monografias: Os 3 Dilemas éticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  4.650 Palavras (19 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Este trabalho é sobre ética empresarial ,onde será abordados alguns pontos que eu achei importante, a diferença entre ética e moral e muito mais.

O objetivo do tabalho é mostrar o conceito de Ética Empresarial, mostrar alguns dilemas éticos,decisões a serem tomadas, varios tipos de morais,e tambem que muitas vezes a falta de ética dentro das empresas levam até mesmo ao prejuizo. Será abordado também, os desafios éticos de uma liderança, e alguns pontos de integridade dos administradores.

Ética empresarial

A ética e as morais

A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. Aprópria etimologia destes termos gera confusão, sendo que

Ética vem do grego“ethos” que significa modo de ser, e moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”,significando costumes. A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. Aprópria etimologia destes termos gera confusão.Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem emsociedade, e estas normas explicava Moral como a“ciência dos costumes”, sendo algoanterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.Já a palavra ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam ocomportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive,garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja,ética é a forma que o homemdeve se comportar no seu meio social.

A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza,seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. Eesses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas,voluntariamente.Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida".

A ética é a parte da Filosofia que estuda os juízos deapreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista dobem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. Aética, portanto, é o estudo dos valores que regem a conduta humana subjetiva e social.É o parâmetro que temos para julgar as ações que beneficiam ou prejudicam a vidahumana neste mundo e nesta sociedade.

Por que ética nos negócios?

As decisões empresarias não são onfesiva ou insenta de consequências : elas carregam um enorme poder de irradiação pelos efeitos que provocam.Em termos práticos ,afetam os agentes que matêm vínculos com dada organização,isto é, os partícipes ou as partes interessada:

Na frente interna, temos os trabalhadores ,gestores e proprietários;

Na frente externa, temosos clientes, fornecedores, prestadores de serviços, autoridades governamentais, bancos,credores, concorrentes, mídia, comunidade local e entidades da sociedade civil- sindicatos,associações profissionais, movimentos sociais, clubes de serviços e igrejas.

As decisões empresarias afetam os ambientes interno e externo ,pelo fato dos agentes socias serem vulneravéis.

Muitas pessoas pelo fato de estarem ganhando dinheiro ,deixam a ética e a moral de lado, e com toda ganância elas passam por cima do que estão a sua frente ,muitas da vez passando por cima daquilo que é etico e moral ,tudo pelo dinheiro. Muítos lideres empresariais têm se tornado eloquentes daquilo que está dentro dos padrões éticos. Muitas empresas tem encorajado a conduta ética entre seus empregados.

A falta de ética nas empresas levam aos administradores muitos prejuizos e a degradaçao de sua reputação,embora alguns seguem os padrões eticos ,outros não estão ligando para isso, pelo fato, de acharem que isso não tem nenhum valor para a economia,eles acham que a moralidade é uma questão de carater pessoal.

Os desafios no mercado de hoje e as sérias falhas éticas que ocorrem em quase todos os setores empresariais exige uma abordagem masi sofisticada dos dilemas éticos, algo mais do que sisplimente fazer um jogo ou cedera sentimentos pessoais a respeito de si mesmo. Nenhum administrador pode se dar o luxo de manter sua moral é um compartimento fechado e usar só em momentos óbvios e oportunos ,a pratica da ética e da moral deve ser feita a todo instante.

A idéia de que a conduta ética nos negócios é uma noção bastante óbvia é, à primeira vista é, convicente. Pode se dizer que maior parte dos valores, se não todos, compreendidos pela conduta ética nos negócios é parte conhecida da formação da maioria do administradores, entrentanto esses são valores vem sofrendo uma queda no mecardo. Os esncândalos empresariais muitas vezes ,vistos na mídia são provas de que os administradores das empresas assim como o resta da humanidade nem sempre consegue ter uma boa ética ou uma boa moral nos negócios.

Todo administrador enfrenta regularmente decisões problemáticas do ponto de vista moral, e sobre as quais ele ou ela não tem controle total: decisões em que pessoas serão

inevitavelmente magoadas ;em que devem ser feitas barganhas entre valores e grupos de indivíduos igualmente desejavéis; em que os compromissos da organização e os objetivos de desempenho de um administrador confrotam-se com as necessidades individuais de determinados empregados ou clientes. nessas ocasiões, pode não ser legitimo comprometer os padrões profissionais,mas,com certeza, o comprometimento inevitável de valores morais que acompanha tais decisões deve ser visto como algo verdadeiramente problématico.Um bom lider não pode acreditar que, simplismente ligando uma tomada em pessoa decente, as luzes morais brilharão como faroís em as atividades da empresa.

Alcançar e sustentar a integridade dos negócios é mais duro e menos automatico do que isso.Mais ainda todo adiministrador tem a responsabilidade não apenas de estar acima de qualquer critica, mas de perceber que está acima de qualquer crítica, e ter a expectativa de que os mesmos padrões sejam seguidos pelos demais executores da polítca da empresa. Caso contrario,o administrador bem-intencionado e pessoalmente correto torna-se um contribuinte acindental para um clima de "olhe para o outro lado" que convida a abusos éticos. Assim, do ponto de vista de se administrar a grande organização, um executivo não é mais uma entidade moral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com