TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Benefícios Dos Investimentos Na área De Sustentabilidade E Responsabilidade Social

Artigo: Os Benefícios Dos Investimentos Na área De Sustentabilidade E Responsabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  3.038 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

Com as reações climáticas ocorridas no decorrer dos anos em várias partes do mundo, a população vem se despertando sobre a importância de se cuidar do nosso planeta e como é fundamental sua mudança de comportamento gerando novas atitudes. A população passa a ter uma visão sustentável importante para essa nova situação. Com essa nova ideia, as organizações vêm investindo em ações de sustentabilidade e projetos de responsabilidade social agregando a sua historia ao seu novo papel no mercado, e conscientizando seus consumidores da importância para o mundo. Alguns dos investimentos das organizações para essa mudança são promover cuidados com a natureza, interação entre comunidade, funcionários e empresas, promover regras (ou normas) que expliquem e ajudem nas atitudes que devem ser tomadas já que fazem parte dessa mesma sociedade. O objetivo deste artigo é entender o porquê as empresas investem em Sustentabilidade e Responsabilidade Social, mostrando os benefícios desse investimento para a empresa e para a sociedade. Em pesquisas realizadas em livros, sites relacionados ao tema de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, conclui-se que as organizações devem estar atentas a esse tema e que esses investimentos trazem reconhecimento de mercado.

Palavras - chave: Sustentabilidade; Responsabilidade Social; investimento, benefícios.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente o mercado está cada vez mais exigente, e um tema importante no comportamento das organizações é a Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Esse assunto gera iniciativas que exigem mudanças econômicas e ambientais, o que define os papéis e ações no mercado, buscando nova ética empresarial.

Surge uma nova forma de investimento que é considerada um grande modelo de gestão de negócio que a cada dia afeta mais as empresas, propiciando melhores formas de investimentos.

Neste trabalho, buscou-se apresentar como os investimentos em sustentabilidade e responsabilidade social trazem benefícios para a empresa e para a sociedade.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Sustentabilidade

Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.

Segundo VALLE(2010,p,45.):

Desenvolvimento sustentável significa atender as necessidades da geração atual sem comprometer o direito de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades

Diante dos efeitos naturais que estão ocorrendo no mundo, à sociedade está se conscientizando da necessidade de mudar o comportamento em relação ao meio ambiente, e isso está refletindo nas empresas.

A busca de um caminho sustentável exige que as organizações se preocupem com questões sociais, e procurem uma forma de conscientizar a sociedade, fazendo com que seus clientes utilizem adequadamente seus produtos e os serviços para:

 Preservação de áreas verdes;

 Exploração dos recursos vegetais de florestas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário;

 Exploração de recursos minerais de forma controlada;

 Diminuição dos desperdícios de matéria-prima e desenvolvimentos de produtos com baixo consumo de energia.

Quando as empresas adotam ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta com boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, promovendo os recursos necessários para as próximas gerações com uma boa qualidade.

2.2. Responsabilidade Social

Responsabilidade Social é uma ação voluntária das empresas para contribuir com causas sociais a serem reconhecidas no mercado, com o desenvolvimento, com o bem – estar e com a melhoria da qualidade de vida de seus empregados, suas famílias e a comunidade em geral. Começa com o respeito aos que trabalham nas organizações, em seus valores, nas culturas e crenças.

Hoje os consumidores estão mais influenciados na escolha dos produtos das empresas que buscam a preservação do meio ambiente. A responsabilidade social é um compromisso da empresa com a sociedade, promovendo a melhoria na qualidade de vida dos que ali convivem, divulgando sua missão e seus valores.

Segundo Tinoco (2001):

[...] o conceito de responsabilidade social corporativa deve enfatizar o impacto das atividades das empresas para os agentes com as quais interagem (stakeholders): empregados, fornecedores, clientes, consumidores, colaboradores, investidores, competidores, governos e comunidade. Esse conceito deve expressar compromisso com a adoção e a difusão de valores, conduta e procedimentos que induzam e estimulem o contínuo aperfeiçoamento dos processos empresariais, para que também resultem em preservação e melhoria da qualidade de vida da sociedade do ponto de vista ético, social e ambiental. (TINOCO, apud TACHIZAWA, 2009, p.45).

Ações de Responsabilidade Social se definem como atividades promovidas para o desenvolvimento da responsabilidade social na organização, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia e atividade locais, essas ações aperfeiçoam ou criam programas sociais, trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.

2.3 Sustentabilidade e Responsabilidade Social

De acordo com Bellen (2006, p, 37).

A sustentabilidade social refere-se a um processo de desenvolvimento que leve a um crescimento estável com distribuição equitativa de renda, gerando com isso a diminuição das atuais diferenças entre os diversos níveis na sociedade e a melhoria das condições de vida da população.

A Sustentabilidade e Responsabilidade Social estão ligados e são estratégicos para o crescimento da empresa. Pois a sustentabilidade social visa mais à abordagem de negócios, para agregar mais valor à empresa, a seus produtos e a sua marca, do outro lado está à responsabilidade social que visa o comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, missão, valores e estratégia.

Juntas têm um importante papel na construção de uma sociedade humanitária,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com