TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Da Liderança

Pesquisas Acadêmicas: Os Desafios Da Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

MARINILDA SIMAS LIMA

OS DESAFIOS DA LIDERANÇA

PARINTINS

2014

MARINILDA SIMAS LIMA

OS DESAFIOS DA LIDERANÇA

Trabalho apresentado ao Curso ( superior de tecnologia em Gestão Pública) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos de Administração; Economia no Setor Público; Metodologia Cientifica; Ética Politica e Sociedade ].

Profs. Elisete Zampronio; Regina Malassise; Rodrigo Trigueiro; Marcia Basto

PARINTINS

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 O ESTUDO DE CASO 4

2.1.1 PERSONAGENS 4

2.1.2 O PROJETO DE PAOLO 4

2.1.3 O CONFLITO 5

2.1.4 CONFLITOS IDENTIFICADOS NO ESTUDO DE CASO 5

2.2 DISCUTINDO OS TEMAS PROPOSTOS 6

2.2.1 LÍDER X CHEFE 6

2.2.2 O PAPEL DO LÍDER E O QUE FALTOU EM PAOLO 6

2.2.3 O FUNCIONÁRIO PROBLEMA 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia, as empresas, sejam do setor privado ou público, já perceberam que o clima organizacional e a equipe de trabalho são fatores determinantes para o sucesso da organização e que a motivação, o trabalho em equipe e a criatividade dos seus colaboradores torna a empresa ainda mais forte e competitiva no mercado.

Pensando nisso, as empresas de sucesso, investem em seus líderes, para que estes tenham a sagacidade para levar toda a equipe a aflorar as características acima citadas de uma empresa de sucesso. Neste estudo de caso, veremos os desafios de um líder, e o uso de suas habilidades na criação do clima organizacional, valorização das competências individuais, gestão de conflitos e feedback assertivo. O desafio de um líder em transformar sua equipe e a si mesmo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O ESTUDO DE CASO

2.1.1 PERSONAGENS

Este estudo de caso fala de Paolo Rodrigues, 32 anos, diretor recém-nomeado da Unidade de Políticas Ambientais (UPA) do Setor de Politicas Públicas do Departamento de Recursos Naturais (DRN) da Província de Contentamento. Ele trabalhou em vários setores, antes da UPA, e por esse motivo é pouco conhecido de sua equipe de 24 funcionários, apesar de ter chegado com a reputação de dinâmico, positivo e bom colega entre seus pares terá a frente um grande desafio com sua nova equipe de trabalho.

Paolo foi nomeado por Georgina, secretária-executiva adjunta para políticas, que por estar muito insatisfeita com essa importante área para província por não se envolverem de fato com as preocupações públicas em relação ao meio ambiente e por não ser apoiada pela equipe nestas questões, vê em Paolo, um elo para mudança da cultura da unidade e que suas mensagens ao restante dos setores fossem mais claras e objetivas.

O então novo Diretor, conta com dois supervisores Ken e Deidre que possuem vasto conhecimento técnico, principalmente em relação às questões ambientais, porém os dois não se sentem ouvidos e reconhecidos pela secretária-executiva Georgina. Deidre, extremamente eficiente e entusiasmada em seu trabalho, foi escolhida por Paolo para cuidar das relações dentro departamento. Ken por sua vez, cuidaria das análises de políticas públicas que era sua especialidade técnica.

2.1.2 O PROJETO DE PAOLO

Paolo vê em sua promoção uma chance de mostrar a si mesmo do que é capaz, e sabe que seu desempenho será importante em sua carreira. Ele visa uma nova estruturação da equipe e para isso, amplia as funções no departamento, já que não possui verba para novas contratações. Tirando seus funcionários da zona de conforto e designando-os a uma série de comissões no departamento. Para isso designa Deidre a tratar das relações interpessoais e Ken a cuidar dos projetos, porém ao ser orientado por Paolo que suas análises substantivas deveriam ser tão importantes quanto as comunicações eficazes, não interpreta tal orientação de maneira positiva, e isso passa a ser um dos conflitos a serem geridos por Paolo.

2.1.3 O CONFLITO

DEFINIÇÃO DE CONFLITO

“O processo de tomar consciência da divergência existente entre as partes, traduzida em algum grau de oposição ou incompatibilidade entre os objetivos das partes, ou da ameaça de interesses de uma das partes”. (Neves & Ferreira, 2001, pág.511)

2.1.4 CONFLITOS IDENTIFICADOS NO ESTUDO DE CASO

Os conflitos estão claros quando o Diretor sugere mudanças, sinergia e atribuições de novas funções. A maioria dos colaboradores se torna céticos e fechados a novas tarefas e desafios. O líder tem pensamentos e intenções corretas, mas não consegue exercer uma liderança transformacional em sua equipe apática, com grande conhecimento técnico, porém não dispostos a quebrarem paradigmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com