TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dons e Ministérios

Por:   •  27/11/2018  •  Abstract  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Este trabalho tem por finalidade apresentar qual a importância dos dons e ministérios dentro da igreja, quais as formas que eles atuam e porque Deus ordenou que os mesmos fossem buscados, para expansão do seu Reino, para edificação da sua igreja e para sua gloria. Veremos que os dons Espirituais são recursos extraordinários que o Senhor mediante o Espirito Santo colocou para a igreja como o objetivo de ampliar o conhecimento e poder da proclamação do povo de Deus, chamar a atenção dos incrédulos a realidade divina e aperfeiçoar os cristãos a santidade. É muito importante que tenhamos a capacidade de conhecer os dons e assim identificar os dons dos outros irmãos, para poder orienta-los como líder, contar com ajuda gratificante de cada um deles e também poderá discernir as manifestações espirituais a fim de ser um instrumento de governo e uso dos dons na igreja, protegendo também o rebanho contra falsas manifestações espirituais.        

Palavras Chave: Dons, Deus, Espirito Santo, Ministério        


INTRODUÇÃO

Um Dom do grego: xapioyata: charismata, é uma capacidade espiritual, sobrenatural e uma habilidade especial, não natural, concebida pelo Espirito Santo dado a cada membro do Corpo de Cristo.

Um dom, é uma concessão, uma benção, uma capacitação espontânea da parte de Deus. O Espirito Santo concede os dons a quem ele quer e conforme a ocasião recomenda, a partir de uma necessidade, urgência ou emergência. Estas manifestações não são exclusivas nos cultos coletivos, mas preferencialmente são para a igreja, que se reúne e é ministrada pelo Senhor.

A ausência de manifestações dos dons espirituais na igreja, deve ser considerada como trágica, pois a igreja está perdendo um aspecto importante da graça de Deus e do ministério do Espirito Santo. A falta de conhecimento sobre os dons pessoais também dificulta o pastor da igreja local para que o mesmo não identifique corretamente os dons em seus membros e faz com que ele acabe colocando pessoas erradas em lugares errados, gerando incompetência, ineficiência e falta de resultados ou frutos.

Os dons não são dados por Deus como recompensa ou mérito devido a nossa firmeza de caráter ou maturidade espiritual. Ele simplesmente oferece em favor imerecido e por serem necessários para o tempo da Igreja.

Eles são para o período de agora, da igreja, pois no céu não serão mais necessários, e a manifestação é dada a cada um para o que for útil, para beneficio da igreja. Portanto o propósito dos dons são para edificar a igreja de Deus por meio da instrução dos crentes e para ganhar novos convertidos.

Os dons do Espirito Santo são manifestações espirituais que ocorrem entre o povo de Deus ou a partir de um servo de Deus ungido, que esteja ministrando sobre o povo, e todas elas requerem julgamento intimo e congregacional quando ocorrem, pois, a fonte originária da mesma pode ser divina, humana ou demoníaca. É, portanto, uma grande responsabilidade lidar com dons espirituais.

Algumas pessoas que usam mal os dons espirituais entendem que uma vez usadas em alguns dos dons, passam a ser donas dos dons, porem a própria Palavra nos diz que os dons são do Espirito Santo, e que ele opera todas estas manifestações. Estas pessoas acabam usando de uma forma incorreta e não aprendem a usar e governar seus dons que são uma grande bênção para igreja.

Os dons espirituais ministeriais começaram a ser distribuídos a partir do momento da ascensão do Cristo vencedor, salvador, e Senhor da igreja. Imediatamente ao ascender o Senhor Jesus, deu inicio ao seu projeto de ampliar o serviço da Igreja, o serviço de espalhar as boas novas e de edificar a sua igreja. O Senhor Jesus poderia fazer toda a obra sozinho, mas escolheu chamar homens e dota-los de dons. Para ele este é o seu método funcional de trabalho.

Dons ministeriais tem como fonte originaria, e modelo, o próprio Senhor Jesus Cristo e são modelados por ele. Aprendendo sobre os dons nós teremos maiores condições de coloca-los em pratica, em nosso viver diário, e alcançaremos com mais facilidade uma vida cristã vitoriosa e frutífera. Seremos cristãos mais fortes, e consequentemente a igreja se fortalecerá.

Dons ministeriais são cinco e são interdependentes e complementares. É Cristo quem distribui uma parte dos seus dons ao vocacionado, porque ele é o dom perfeito e completo, ministro perfeito e completo, portanto é um privilegio ser um servo e um ministro de Cristo.

Dons pessoais são funções que os crentes em Cristo Jesus exercem no Corpo de Cristo uns para com outros, independente de cargos oficiais na igreja. Um dom pessoal é uma função que Deus da a cada um de nós, individualmente no momento em que nascemos de novo, no momento que aceitamos a Cristo como Salvador e Senhor e esta função é motivacional, é aquela tarefa que nos motiva, que mais nos da alegria e satisfação em realizarmos a qual esta adequada a nossa maneira de ser, agir, e pensar, esta de acordo com nosso temperamento, a nossa personalidade e nosso caráter, é a nossa maneira natural de ser na Igreja de Cristo entre irmãos.

Pedro nos ensina que nossos dons são para outros, e não para nós mesmos, nossos irmãos precisam desfrutar nossos dons, precisam ser servidos por eles. Paulo também nos ensina que o Senhor não se arrepende ao nos dar algum dom e nem quando nos vocaciona, pois não é por nosso merecimento, mas sim pela pura, plena, gloriosa e profunda graça divina que somos escolhidos. Mediante essas considerações podemos apreciar a relevância e a importância dos dons na Igreja, pois são os meios divinos para que Deus alcance os seus mais íntimos e elevados propósitos na sua Igreja.

Deus faz tudo de maneira completa e perfeita cada um de nós tem pelo menos um dom pessoal. Não somos independentes uns dos outros, somos interdependentes e com isto vemos que eu preciso de você, dos seus dons, e você precisa de mim, dos meus dons. A igreja deve ser funcional, o corpo deve se mover, deve crescer harmoniosamente e sem a operação dos dons de cada um de nós e da justa operação e cooperação, da nossa parte individual, isto não é possível, não de maneira harmoniosa e saudável.

Talentos são habilidades naturais, natas, quer sejam capacidades físicas, intelectuais, artísticas ou espirituais, bem como são habilidades que podem ser aprendidas a partir do interesse do indivíduo. O alvo dos talentos é a produtividade, tanto no sentido de aquisição de virtudes cristãs, regeneração e transformação de caráter, como de trabalho para o Senhor Jesus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (748 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com