TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO: Fundamentos da Gestão da Qualidade e Modelos de Gestão

Por:   •  15/3/2019  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

O principal foco da gestão da qualidade é o cliente, com intuito de identificar requisitos e expectativas e oferecer valor ao mercado. Para isso é preciso uma pesquisa no mercado, para analisar estratégia competitiva, pois quando se trata de mercado competitivo, eles também estão em busca dos mesmos objetivos, ou seja, de melhoria do produto/serviço e da boa qualidade.

​Daí surge o método da melhoria continua do produto que é quando o produto está em constante mudança, em busca de melhor qualidade. Com isso, é fundamental a presença de um líder em campo, por seu espirito de comprometimento e boa relação com todos da empresa, que visa também a eficácia da produção, além do trabalho em equipe que visam os mesmos objetivos de melhorar cada vez mais as mercadorias.

​O foco nos clientes, traz à empresa, uma visão de fora para dentro da empresa. Para análise de se os requisitos estão sendo realizados. Com isso, tem-se as seguintes perguntas:

• Quem são os clientes?

• Como identificar requisitos dos clientes e avaliar grau de atendimento desses requisitos?

• Como focar a organização no atendimento dos requisitos?

Considerando também que há vários tipos de clientes, de diferentes vontades e necessidades. Essa ligação, faz com que tenha uma proximidade direta e indireta, do produtor com o consumidor.

Outro ponto muito importante é que o conceito de foco no cliente se estende a outras partes interessadas, os stakeholders. Nos stakeholders se incluem, além dos clientes, os acionistas, funcionários, e em alguns casos agências reguladoras e organismos governamentais. A empresa deve, portanto, focar e procurar atender às expectativas de todos eles.

O processo de uma empresa é visto como um processo de negócios que inclui o processo físico e de informação onde entra as atividades de compras e recebimentos, as atividades de inspeção que inclui desde o avaliar o mercado e cliente até o faturamento e pós-venda.

A melhoria radical de um produto se dá por uma total mudança do produto ou de seu conceito. Já a melhoria contínua, também chamada de processo sistêmico, que segue etapas e padrões de “mudar para melhor” é aquela que se dá pela mudança constante de um produto, ou seja, aquele que está sempre se modificando, todos em busca da perfeição dos produtos, sempre trazendo enriquecimento de qualidades. Podendo também ser visada pelo PDCA, o qual se trata de planejamento, execução, verificação e a ação corretiva que no final, caso não haja o desejado, pode-se acontecer de fazer um novo planejamento. As atividades realizadas por esse processo são definições de metas, verificação dos resultados da execução das tarefas...

Há também diversas premiações em gestão da qualidade, geridos por órgãos governamentais e não governamentais. De modo geral, os prêmios estabelecem uma série de critérios de gestão, com pontuação, compondo um modelo de referência em gestão da qualidade. As empresas que concorrem ao prêmio têm que demonstrar para a equipe avaliadora que suas práticas de gestão estão de acordo com os critérios de excelência em gestão, e claro, que seguem corretamente os critérios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com