TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos Ambientais

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.627 Palavras (15 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

Héliton Silva Freire

José Ribamar Silva dos Santos

Leiliane Ribeiro dos Santos

Nedely

Nímio José Rodrigues da Frota

Rômulo Mascarenhas Romano

Solange Alves Lopes da Silva

OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EMPRESA DE CERÂMICA TERRA VERDE E AS PROPOSTAS PARA PRÁTICA DE GESTÃO AMBIENTAL.

Rio Branco – AC

Maio 2014

Héliton Silva Freire

José Ribamar Silva dos Santos

Leiliane Ribeiro dos Santos

Nedely

Nímio José Rodrigues da Frota

Rômulo Mascarenhas Romano

Solange Alves Lopes da Silva

OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA EMPRESA DE CERÂMICA TERRA VERDE E AS PROPOSTAS PARA PRÁTICA DE GESTÃO AMBIENTAL.

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial de avaliação das disciplinas: Economia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Sistemas de Gestão e Auditoria Ambiental; Recursos Naturais e Fontes de Energia; Seminário.

Orientadores: Cristina Célia Krawulski, Kenia Zanetti Molinari, Rosimeire Suzuki Lima, Thiago

Augusto Domingos.

Rio Branco – AC

Maio 2014

SUMÁRIO

 

  1. – INTRODUÇÃO .......................................................................................04
  2. -  APRESENTAÇÃO DA EMPRESA DE CERAMICA TERRA VERDE.....05
  3. – IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS.........06  
  4. – DESCRIÇÃO DAS SOLUÇÕES TECNOLOGICAS PARA OS PROBLEMAS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS..........................................08
  5. – PROPOSTAS DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL.................09
  6. - A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EMPRESA.........10
  7. – CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................12
  8. - REFERENCIAS


INTRODUÇÃO

Os impactos de origem antrópica vêm degradando o meio ambiente de forma intensiva a cada ano, salientando o papel desempenhado por algumas indústrias que agridem com maior veemência. Neste contexto se insere a indústria de cerâmica, pelo fato da mesma ser uma atividade altamente degradante em todas as etapas do seu processo produtivo.                                Nesse processo, são utilizados constantemente insumos energéticos degradantes como o uso da lenha na queima do produto.  A indústria ceramista apesar de ter incorporadas novas técnicas na produção, como as máquinas, ainda não conseguiu modificar em todo seu processo, continuando assim, com um procedimento arcaico e degradante, que apesar de não melhorar a qualidade e o rendimento ainda continua sendo usado. (FELIPE, 2002).                         Sabe-se que para o funcionamento desse setor industrial, faz-se necessário o processo de extração de barro para a obtenção da matéria-prima, a mistura, a moldagem, a secagem, a queima do produto e seu destino final. Vemos que nessa produção ainda é utilizado à lenha para queima dos produtos, em que esse arcaico procedimento vem sendo apontado como um dos principais fatores que contribuem para a ocorrência do fenômeno de desgaste do solo e, consequentemente, a desertificação. (SILVA, 2007).                O presente trabalho apresenta o funcionamento da Empresa de Cerâmica Terra Verde, etapas do memorial descritivo e os impactos ambientais, e temos como objetivos desse trabalho identificar os aspectos e impactos ambientais, e propor soluções que visem a uma economia financeira, racionalização dos recursos naturais e economia de energia, e a implantação de um programa de educação ambiental.                                                         

.        

2.0 - APRESENTAÇÃO DA EMPRESA DE CERÂMICA TERRA VERDE. 

Nome da Empresa: Cerâmica Terra Verde

Endereço: Rua Alameda dos Anjos, nº 45, Bairro: Distrito Industrial, Rio Branco – Acre.

Atividade desenvolvida: Fabricação de tijolos

MEMORIAL DESCRITIVO

No processo produtivo, a argila é extraída por uma retroescavadeira, e o carregamento é realizado por um caminhão basculante. O caminhão leva ao depósito (caixa de alimentação), onde é realizada a mistura dos tipos de argila.
Da caixa de alimentação, o material é carregado manualmente à transportadora automática, que o conduzirá até o misturador.
No misturador é controlada a umidade, efetuando-se a mistura das argilas. Do misturador, a argila desce por gravidade ao laminador, que tem por objetivo reduzir a argila pastosa em lâminas finas, fazendo-a passar entre dois cilindros de ferro fundido que, além de triturarem por esmagamento todas as pedrinhas ou torrões ainda não desfeitos, produzem mais uma mistura.                        O material laminado é transportado por uma esteira automática até a maromba (máquina de fabricar tijolos) a vácuo, onde calcadores/alimentadores forçam-no a passar através das grelhas, fragmentando-o em pequenas porções nas quais se processa a desaeração, reduzindo, ao mínimo, o ar contido ou incluído na massa cerâmica pela ação das misturas e da água agregada da qual é proveniente de poço e a energia da maior parte dos equipamentos é elétrica. Caindo no parafuso-sem-fim, a argila é impelida para frente, passa através da câmara de vácuo e depois através dos orifícios da boquilha, que é o molde dos tijolos. O bloco de argila extrusada (já em forma), saindo da boquilha, corre sobre os rolos da máquina cortadora e é automaticamente cortado em tamanhos pré-fixados, que correspondem ao comprimento dos tijolos furados. Os tijolos cortados são classificados fazendo-se retornar à maromba as peças refugadas. As demais peças são transportadas por esteira rolante às estantes de secagem, carregadas manualmente. Nelas, permanecerão para secagem natural por um período médio de 07 dias. Após a secagem, as peças são manualmente transportadas até os fornos e empilhadas a fim de que a queima se processe de forma homogênea em todas as peças. Após o cozimento, as peças deverão descansar até que adquiram a temperatura ambiente, e posteriormente para a expedição e consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (187.2 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com